Questões de Concurso Público SEAP-DF 2013 para Professor - Atividades

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Atividades |
Q466419 Pedagogia
Considerando a base teórica e metodológica do Projeto Político Pedagógico (PPP) Professor Carlos Mota - SEDF, este que figura uma ferramenta de planejamento, orientação e construção de diretrizes para a rede pública de ensino do Distrito Federal e, como tal, requer que as políticas e ações propostas sejam referência para o trabalho desenvolvido para todas as instâncias, julgue as afirmativas a seguir:

I. As inovações que são apresentadas pelo PPP Professor Carlos Mota partem de alguns pressupostos, que são, para a rede publica de distrito Federal, linhas referenciais para o desenvolvimento da ação: valorizar e dar visibilidade às iniciativas das escolas e das Coordenações Regionais de Ensino; reforçar a autonomia e a liberdade das escolas na elaboração dos seus Projetos Políticos-Pedagógicos, em consonância com o PPP da rede; incorporar a elaboração e a implantação das inovações como espaço/tempo de aprendizagens coletivas, a partir de experiências piloto, referentes a cada uma das etapas e modalidades.

II. A Secretaria de Educação do Distrito Federal anuncia proposições que têm origem em discussões coletivas, plenárias, seminários, fóruns e dialogam com o contexto institucional das Coordenadorias Regionais da Educação e Escolas. São iniciativas que pretendem ter o impacto positivo no cotidiano escolar, reverberando na vida dos que dela participarem.

III. A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) elenca e apresenta políticas públicas a partir do envolvimento governamental em dois grandes blocos: Políticas Públicas Intersetoriais - quando envolvem outras instâncias do govemo, dos movimentos sociais e da sociedade civil; e Políticas Públicas Intrassetoriais, quando exige o envolvimento de diversos setores da SEDF. É exemplo a Política Pública Intrassetorial a Política de ampliação do ensino médio integrado e regular noturno.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Atividades |
Q466439 Pedagogia

Considerando o papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar, e de acordo com seus conhecimentos sobre essa temática, julgue os itens a seguir:


I. O projeto político-pedagógico contribui na sistematização e organicidade da prática reflexiva dos sujeitos, estes que são múltiplos e convergem para ações autônomas e compromissadas com a construção do projeto, voltado para crítica, intervenção social e formação de sujeitos reflexivos.

II. O projeto político-pedagógico pode ser definido como um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas, sendo construído e encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas da escola.

III. A construção de um projeto político-pedagógico deve considerar as singularidades e a participação de todos os sujeitos da escola, potencializando a criatividade e a capacidade reflexiva. Essa perspectiva remete à compreensão das relações entre os sujeitos que interagem no contexto do pesquisar, ensinar, aprender, de modo a ser coletiva a construção do projeto em questão.

IV. O processo político-pedagógico, embora constituído em processo democrático, não aborda a eliminação de relações competitivas e corporativas, reiterando a rotina do mando racionalizado da burocracia, aumentando efeitos fragmentários da divisão do trabalho que acaba por hierarquizar os poderes de decisão.

É correto o que se afirma nas sentenças:

Alternativas
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Atividades |
Q466450 Pedagogia
Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir. Sobre essa questão, julgue os itens a seguir:

I. Existem diferentes abordagens sobre o assunto. Tais abordagens se diferenciam pela forma como tratam a temática, todavia se afinam quantos aos seus elementos constitutivos. Assim considerado, pode-se afirmar que o planejamento do ensino significa pensar a ação docente refletindo sobre os objetivos, os conteúdos, os procedimentos metodológicos, a avaliação do aluno e do professor. O que diferencia é o tratamento que cada abordagem explica o processo a partir de vários fatores: o político, o técnico, o social, o cultural e o educacional. Tais abordagens são definidas no Parecer CNB/ CEB 7/2010 do Ministério da Educação.

II. O Planejamento é a principal ferramenta de trabalho do professor, é o fio condutor da ação educativa. As concepções do planejamento são funcionalistas ou dialéticas. A concepção funcionalista tem no planejamento a práxis que surge da realidade, e nele são congregados aspectos históricos, políticos, sociais e econômicos. Já a concepção dialética é a tradicional no ensino, sendo um instrumento de poder e focada na atuação do profissional em sala de aula.

III. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n°. 9394/96 prevê dimensões de planos para a área educacional que se repartem conforme sua abrangência, em: Plano Político Pedagógico, Plano de Ensino, Plano de aula. O Plano Político pedagógico diz respeito aos pressupostos filosóficos, sociológicos e políticos que norteiam a instituição. Deve ser construído coletivamente, envolvendo todos do universo educativo: diretores, especialistas, professores, alunos e pais. Deve estimular o processo de autoconhecimento da realidade escolar, possibilitando o envolvimento de toda a comunidade na definição do Projeto Político Pedagógico - PPP e no Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE. O Plano Político pedagógico se caracteriza como trabalho coletivo, isto é, trabalho com e não trabalho para os envolvidos no processo educativo. O enfrentamento de saberes e práticas de todos os componentes do grupo acaba dando margem à instauração de um sistema de trocas que resulta na essência desse projeto e no seu caráter crítico-pedagógico.

São corretas as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A