Questões de Concurso Público Prefeitura de Linhares - ES 2020 para Técnico Pedagógico

Foram encontradas 7 questões

Q1179857 Pedagogia
Algumas correntes pedagógicas consideram o erro como o “não certo”. Outras, acreditam que o erro faz parte do processo de ensino-aprendizagem, sendo caracterizado como uma etapa da aprendizagem sistemática. É preciso que se compreenda que os erros são naturais e entender que existem tipos de erros diferentes. Se, por exemplo, o aluno abriu o livro na página errada, o professor simplesmente mostra qual é a correta. Numa perspectiva de construção do conhecimento, se o aluno está se esforçando com uma ideia mais profunda, e se deparando com erros, a abordagem deve ser no sentido de:
Alternativas
Q1179862 Pedagogia
O afeto teve papel central na obra de pensadores que lançaram os fundamentos da pedagogia moderna. Um deles, em particular, foi o suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827).

Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, que só surgiria na virada do século 19 para o 20, Pestalozzi afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas.
Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, o pensador suíço não concordava totalmente com a prevalência da razão humana. Para ele, só o amor tinha força salvadora, capaz de levar o homem à plena realização moral. Havia uma forte corrente, na época, que acreditava que a função do ensino era preencher os alunos com informação.
A criança, na visão de Pestalozzi, se desenvolve:
Alternativas
Q1179865 Pedagogia
“O processo de aprendizagem não responde necessariamente ao processo de ensino, como tantos imaginam. Ou seja, não existe um processo único de ‘ensino-aprendizagem’, como muitas vezes se diz, mas dois processos distintos: o de aprendizagem, desenvolvido pelo aluno, e o de ensino, pelo professor. São dois processos que se comunicam, mas não se confundem: o sujeito do processo de ensino é o professor, enquanto o do processo de aprendizagem é o aluno. É equivocada a expectativa de que o aluno poderá receber qualquer ensinamento que o professor lhe transmita exatamente como ele lhe transmite.
O professor é quem precisa compreender o caminho de aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído.” (Telma Weisz, in: O Diálogo Entre o Ensino e a Aprendizagem)
Ou seja, para a autora, o processo de ensino:
Alternativas
Q1179868 Pedagogia
O conhecimento sobre as didáticas específicas - verdadeira matéria-prima do trabalho do professor - existe e começa a ser incorporado às escolas. Hoje, sabe-se que os alunos sempre têm alguma, ou muita, informação sobre o objeto de ensino que será trabalhado em classe. Portanto, é preciso levar isso em conta na hora de planejar e propor atividades - em vez de ficar simplesmente reproduzindo um mesmo método como se a turma fosse 100% homogênea, tanto em termos de conhecimentos prévios, como na capacidade de avançar.
Ou seja, há didáticas específicas porque não apenas o jeito de ensinar Geografia é diferente do de ensinar História, por exemplo, mas porque:
Alternativas
Q1179871 Pedagogia
Ao inserir a utilização de ferramentas digitais ao planejamento e, consequentemente, às aulas, o professor pode e deve propor ações para que os alunos possam despertar para o protagonismo, como, por exemplo, realizar um vídeo, documentário ou mesmo um curta metragem.
Essas são ações que podem ser realizadas pelo celular e que trazem novos significados à aprendizagem.
Ao permitir que os alunos se envolvam de forma significativa nesse tipo de atividade, algumas questões de fundamental importância serão desencadeadas, tais como:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: E
5: B