Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2018 para Professor, 1º ao 5º Ano

Foram encontradas 8 questões

Q1337545 Pedagogia
A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, do momento histórico em que se situa. Sobre o tema, leia as afirmativas.


I. As relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois polos independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia tecida no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados.
II. A cultura, como forma de penetração social, é o único elemento que pode ser estudado como variável sem importância, secundária ou dependente em relação ao que faz o mundo se mover, não devendo, portanto, ser vista como algo fundamental, constitutivo, que determina a forma, o caráter e a vida interior do movimento cultural.
III. A escola é uma instituição construída historicamente no contexto da modernidade, considerada como mediação privilegiada para desenvolver uma função social fundamental: transmitir cultura, oferecer às novas gerações o que de mais significativo culturalmente produziu a humanidade.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Q1337548 Pedagogia
A nítida ampliação das referências à educação especial na perspectiva inclusiva nos textos de políticas públicas desse gênero, remetem a um olhar para possível compreensão da implementação e do impacto no âmbito escolar. Assim, um documento essencial influência à formulação das políticas públicas de educação inclusiva, a Declaração de Salamanca, quando se refere aos princípios, políticas e práticas na área das necessidades educacionais especiais, demanda que os Estados assegurem que a educação de pessoas com deficiências seja parte integrante do sistema educacional. Além disso congrega todos os governos e demanda que eles:


1. estabeleçam mecanismos participatórios e centralizados para planejamento, revisão e avaliação de provisão educacional para crianças e adultos com necessidades educacionais especiais.
2. atribuam a mais alta prioridade política e financeira ao aprimoramento de seus sistemas educacionais no sentido de se tornarem aptos a incluírem todas as crianças, independentemente de suas diferenças ou dificuldades individuais.
3. desenvolvam projetos de demonstração e encorajem intercâmbios em países que possuam experiências de escolarização inclusiva.
4. garantam que, no contexto de uma mudança sistêmica, programas de treinamento de professores, tanto em serviço como durante a formação, incluam a provisão de educação especial dentro das escolas inclusivas.

Estão corretos apenas os itens:
Alternativas
Q1337551 Pedagogia
De acordo com a legislação vigente, cabe aos sistemas de ensino regulamentar a gestão democrática por meio de instrumentos fundamentais ao incremento da participação indicados a seguir:

I. Projeto Político-Pedagógico da escola, elaborado por profissionais da educação.
II. Conselhos escolares que incluam membros da comunidade escolar e local.
III. Diretrizes, objetivos e metas a serem implementadas nas diversas etapas e modalidades da educação básica e superior.


Está correto apenas o que se indica em:
Alternativas
Q1337552 Pedagogia

A formação de educadores e professores assenta nos seguintes princípios:



1. formação que, em referência à realidade social, estimule uma atitude simultaneamente crítica e atuante.


2. formação que favoreça e estimule a inovação e a investigação, nomeadamente em relação com a atividade educativa.


3. formação participada que conduza a prática reflexiva e continuada de informação e aprendizagem acadêmicas.


4. aquisição de competências relativas à especialização exigida pela diferenciação e permanência do sistema educativo.



Está correto apenas o que se indica em:

Alternativas
Q1337560 Pedagogia
Quando se pensa em agrupar os educandos de forma produtiva, pensa-se em organizar duplas ou pequenos grupos, em que umas crianças possibilitem proporcionar, através de idéias e questões, aprendizagens às outras. Para que isso aconteça, deve-se ficar atento a algumas questões:


I. O educador precisa saber, entender e dominar o que seus educandos sabem, analisando se grafa e reconhece as letras; têm capacidade de refletir sobre os sons da fala (consciência fonológica); entendem a função da leitura e da escrita; percebem as unidades menores que compõem o sistema de escrita, dentre outras.
II. A formação de parceria: unir os alunos em duplas, torna-se improdutivo quando reúne educandos com hipóteses diferentes, porém próximas, para que haja troca entre eles. Esta prática leva o aluno a copiar a hipótese do outro, dificultando o levantamento de hipóteses e a construção da escrita espontânea.
III. O nível de escrita do educando: deve-se agrupar os educandos por níveis próximos. Como nem sem pre em uma sala de aula esses agrupamentos são possíveis, às vezes não se tem tanta diversidade de escrita, e se pensa em outras possibilidades: os que sabem letras com os que não sabem; os que grafam letras com os que não grafam; os que já refletem sobre os sons das palavras, com os que ainda não refletem, e assim por diante.
IV. O comportamento dos educandos: não adianta formar uma dupla em que as crianças são muito tímidas ou muito agitadas. Isso impossibilitará o trabalho e não proporcionará momentos de aprendizagens significativas.


Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: A
5: A