Questões de Concurso Público Câmara de Vilhena - RO 2018 para Analista de Comunicação - Letras - Libras

Foram encontradas 9 questões

Q1120241 Libras
Para Padden, Humpries (1996); Ladd (2003); Thoma (2006), “O conhecimento e a reflexão sobre os espaços e tempos que delinearam a história dos surdos – que vão desde sacrifícios em praças públicas, reclusão em instituições, políticas integracionistas até os discursos atuais de inclusão – ampliam a compreensão de quem é esse sujeito. A surdez vem sendo pensada e definida historicamente por ouvintes; logo, é instigante o questionamento proposto pela visão que compreende o surdo como parte de um grupo linguisticamente minoritário, não valorando o desvio patológico”. Trata-se da visão:
Alternativas
Q1120242 Libras
A população de surdos constitui grupo heterogêneo e inclui pessoas que têm vários graus de perda auditiva, utilizam diversos meios para se comunicar e pertencem a diferentes culturas (Meador, Zazove, 2005). Segundo Silva (1999) “... A cultura é onde se define não apenas a forma que o mundo deve ter, mas também a forma como as pessoas e os grupos devem ser (...)”, sendo, portanto, um campo de lutas em torno da:
Alternativas
Q1120244 Libras
Por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o intérprete intermedeia uma ação que corresponde à aquisição do conhecimento pelo surdo. Frequentemente, os intérpretes se deparam com problemas de compreensão por parte dos surdos, os quais se devem ao fato da origem dos conteúdos trazer diversidades linguísticas e palavras desconhecidas. Tais dificuldades emergem ainda, das condições do surdo em seu contexto:
Alternativas
Q1120246 Libras
Sobral (2008) afirma que “o tradutor/ intérprete é um parceiro legítimo de toda interação de usuários de línguas diferentes e interfere necessariamente na tradução, como mediador-participante”. Para Bakhtin (2010), nos elementos da expressão se cruzam e se combinam duas consciências, a do eu e a do outro, as expressões envolvem sujeitos ativos na produção constante de sentidos, em que o conhecimento acerca deles só pode ser:
Alternativas
Q1120247 Libras
A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) adota um modelo da deficiência baseado numa perspectiva biopsicossocial, que está fundamentada na funcionalidade e cobre os componentes de funções e estruturas do corpo, atividade e participação social (Classificação Internacional de Funcionalidade, 2004). Neste modelo, a surdez é encarada como uma caraterística específica e singular da pessoa e não como uma incapacidade. Este modelo é compreendido como:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: E
5: D