Questões de Concurso Público Prefeitura de União do Oeste - SC 2019 para Farmacêutico

Foram encontradas 4 questões

Q1754441 Farmácia

Assinale a alternativa correta sobre os fármacos utilizados no tratamento de epilepsia:

Alternativas
Q1754443 Farmácia

Sobre os fármacos antipsicóticos, marque V para verdadeiro e F para falso e em seguida assinale a alternativa correta.

( ) Antipsicóticos típicos ou convencionais são conhecidos como neurolépticos, devido ao alto risco de efeitos adversos extrapiramidais secundários ao antagonismo de receptores dopaminérgicos D2. ( ) Antipsicóticos podem diminuir o limiar convulsivante, facilitando a ocorrência de convulsões em pacientes epilépticos. Pode ser necessário aumentar a dose do anticonvulsivante. ( ) Antipsicóticos podem causar reação distônica aguda, acatisia, parkinsonismo e síndrome neuroléptica maligna, que não melhoram com a administração de antiparkinsonianos. ( ) Discinesia tardia acentua-se com a suspensão do antipsicótico e uso de antiparkinsonianos. ( ) Antipsicóticos estão associados a efeitos adversos anticolinérgicos, tais como sialorreia, diarreia, bradicardia e incontinência urinária.
Alternativas
Q1754444 Farmácia

Em relação aos medicamentos antidepressivos, é correto afirmar:

I) Período de latência de duas a três semanas é comum a todos os antidepressivos, não se devendo modificar doses antes de transcorrido esse tempo.

II) É preciso estimular a adesão dos pacientes durante a latência, pois, além de não ter ocorrido efeito desejado, ainda podem aparecer manifestações adversas precoces.

III) Os antidepressivos potencializam os efeitos depressores do Sistema Nervoso Central do álcool.

Alternativas
Q1754446 Farmácia

Sobre os fármacos utilizados no tratamento da Doença de Alzheimer, assinale a alternativa correta:

I) A donepezila é um inibidor seletivo da acetilcolinesterase no Sistema Nervoso Central, com poucos efeitos na acetilcolinesterase dos tecidos periféricos. Tem meia-vida longa, possibilitando a administração de uma única dose diária.

II) A memantina, utilizada na Doença de Alzheimer moderada a grave, atua como agonista de receptores glutamatérgicos N-metil-D-aspartato (NMDA).

III) Os efeitos adversos mais comuns da rivastigmina incluem tontura, cefaleia, náusea, vômitos, diarreia, anorexia, fadiga, insônia, confusão e dor abdominal.

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: D