Questões de Concurso Público FURG 2025 para Químico
Foram encontradas 25 questões
Com base nesse espectro, o composto é:
Considerando as estruturas abaixo, o espectro de ¹H-RMN de cada um dos compostos deverá apresentar quantos sinais?
Sobre aspectos da análise de Espectroscopia Eletrônica de Fótoelétrons (XPS), analisa as afirmativas abaixo e assinala V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os deslocamentos químicos dos picos de energia de ligação são frequentemente usados para identificar diferentes estados de oxidação de um elemento porque, ao oxidar, o átomo perde elétrons, reduzindo a blindagem da carga nuclear sobre os elétrons remanescentes.
( ) A profundidade de análise do XPS é limitada a poucos nanômetros (tipicamente 1–10 nm), dependendo da energia cinética dos elétrons emitidos e do caminho médio livre desses elétrons.
( ) Ao se reduzir o ângulo de emissão (análise em modo raso), aumenta-se a sensibilidade à superfície, pois os elétrons que emergem de maiores profundidades têm menor chance de serem absorvidos.
( ) Picos satélites (shake-up) podem causar sobreposição de picos, dificultando a deconvolução e a análise quantitativa. Esses picos aparecem no espectro quando a amostra contém compostos com elementos que possuem orbitais d ou f parcialmente preenchidos.
( ) Em amostras isolantes, a emissão de elétrons leva a uma carga positiva acumulada, que atrai os elétrons emitidos subsequentes, aumentando suas energias de ligação aparentes.
A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considera um espectro XPS da linha 2p do titânio (Ti), como mostrado abaixo. Os picos aparecem divididos em dois componentes principais, com razão de áreas de 2:1. Essa divisão ocorre devido a:
Sobre os dados apresentados acima, pode-se afirmar que:
Analisa as afirmativas abaixo quanto à análise de área superficial.
I - A adsorção corresponde à adesão de moléculas de um gás ou líquido a uma superfície sólida.
II - A determinação de porosidade e área superficial utilizando nitrogênio gasoso é um exemplo de estudo de quimisorção, não de fisissorção.
III - No desenvolvimento de novos materiais, é importante determinar o seu potencial de interação. Com relação à caracterização, as nanopartículas possuem razões de área superficial por volume extremamente pequenas.
IV - Os ensaios de adsorção gasosa são realizados com o resfriamento da amostra com nitrogênio líquido, o que não permite uma investigação de área superficial durante o tratamento térmico de amostras sólidas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Cetonas podem ser obtidas através da oxidação de álcoois, conforme mostra o esquema de reação abaixo.
Sobre o uso da espectroscopia na região do infravermelho, é CORRETO afirmar que:
Em relação aos tipos de chama empregados em Espectroscopia Atômica, são feitas as seguintes considerações:
I - os combustíveis oxidantes comuns empregados em espectroscopia de chama podem alcançar temperaturas na faixa de 1.700 a 3.150°C.
II - as temperaturas entre 1.700 a 2.400°C são obtidas com vários combustíveis quando o ar é usado como oxidante.
III - os metais alcalinos e alcalinos terrosos produzem espectros de emissão úteis na faixa de 1.700 a 2.400°C.
IV - metais pesados não são facilmente excitados e é necessário usar O2 ou N2O como oxidante
Estão CORRETAS as afirmativas:
( ) Na região de 3000cm-1, observa-se uma banda alargada indicando tratar-se de um anel aromático monosubstituido.
( ) Na região de 3000cm-1, há bandas do estiramento O-H sobrepostas a bandas do estiramento =C-H.
( ) Na região de 1700cm-1 , há uma banda intensa que corresponde ao estiramento C=C do anel aromático.
( ) Na região de 1700cm-1, há uma banda intensa que corresponde ao estiramento O-H.
( ) Na região de 3000cm-1, observa-se uma banda alargada que não pertence ao ácido benzoico. A presença dessa banda comprova que o KBr utilizado para obter o espectro estava úmido.
O termograma a seguir baseia-se em uma análise obtida de amostra de óleo lubrificante. As condições empregadas durante a análise foram: a) atmosfera constituída de nitrogênio 99,99%, da temperatura ambiente até 600ºC; e b) atmosfera de ar sintético, de 600ºC a 1000ºC, a um fluxo de 50 mL/min.
A partir dos dados e do termograma apresentados, são feitas as seguintes afirmativas:
I - o evento observado, que termina no ponto 1, a 150ºC, pode representar somente a desidratação do material.
II - no ponto 2, a 550ºC, provavelmente houve a degradação total do material orgânico, por meio de reações de combustão completa.
III - com este termograma, é possível calcular os percentuais de perda de massa envolvidos em três eventos de degradação, assim como o teor residual de cinzas.
IV - ao final da análise, no ponto 3, provavelmente todo o material mineral da amostra foi consumindo, o que pode gerar erros na análise se o valor da massa for maior que zero.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):