Questões de Concurso Público FURB - SC 2026 para Nutricionista

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2026 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2026 - FURB - SC - Nutricionista |
Q4002996 Nutrição
Durante uma atividade de educação permanente no Centro Especializado em Reabilitação (CER) de um hospital universitário municipal, profissionais de saúde discutem os fundamentos normativos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD). Um dos participantes afirma que a PNAISPD estrutura-se sobre princípios e diretrizes que vão além da reabilitação funcional, abrangendo dimensões como o enfrentamento ao capacitismo, a gestão participativa e a formação profissional orientada pelo modelo biopsicossocial. Considerando a Portaria GM/MS n.º 1.526/2023, analise as assertivas a seguir:

I. São princípios da PNAISPD, entre outros, o direito à vida e à saúde, a inclusão social, a equidade em saúde, a humanização da atenção e a gestão participativa e controle social.
II. O enfrentamento ao capacitismo e às distintas formas de violência figura como diretriz da PNAISPD, e o letramento anticapacitista integra as ações estratégicas previstas em múltiplos eixos de atuação da política.
III. A formação da força de trabalho para o SUS no âmbito da PNAISPD deve ser realizada com base nas necessidades das pessoas com deficiência, sob a perspectiva do modelo biopsicossocial, com abordagem interseccional e anticapacitista.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2026 - FURB - SC - Nutricionista |
Q4002997 Nutrição
No processo de prescrição de planos alimentares individualizados e suporte nutricional oral para pacientes com necessidades clínicas específicas, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) A suplementação nutricional oral (SNO) deve ser prescrita como estratégia inicial quando o paciente atinge menos de 75% de suas necessidades nutricionais apenas com a alimentação convencional, por mais de cinco dias.
(__) Em planos alimentares para pacientes com risco de broncoaspiração, a oferta de líquidos em "consistência néctar" é considerada menos segura do que a oferta de líquidos finos. 
(__) Na prescrição de dietas de consistência modificada, o fracionamento das refeições (5 a 6 vezes ao dia) é recomendado para compensar a saciedade precoce e garantir o aporte energético em volumes menores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2026 - FURB - SC - Nutricionista |
Q4002998 Nutrição
No manejo dietoterápico da Insuficiência Cardíaca (IC), o nutricionista deve atentar-se às recomendações de micronutrientes e ao estado nutricional para evitar a caquexia cardíaca. Segundo as diretrizes vigentes, a recomendação de sódio e a estratégia de monitoramento hídrico para pacientes com IC descompensada são, respectivamente:
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2026 - FURB - SC - Nutricionista |
Q4002999 Nutrição
Em relação ao manejo nutricional e às adaptações de consistência para pacientes com transtornos do neurodesenvolvimento que apresentam disfagia orofaríngea, analise as sentenças a seguir:

I. A adaptação da consistência de líquidos, através do uso de espessantes, visa aumentar o tempo de trânsito oral e reduzir o risco de aspiração laringotraqueal.
II. O uso de consistências pastosas e homogêneas é indicado para pacientes com dificuldades na formação e propulsão do bolo alimentar.
III. A oferta de alimentos em consistência mista (líquido e sólido no mesmo bocado) é a estratégia mais segura para pacientes com atraso no disparo do reflexo de deglutição.
IV. A temperatura dos alimentos não interfere na resposta sensorial da deglutição, devendo ser servidos preferencialmente em temperatura ambiente.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2026 - FURB - SC - Nutricionista |
Q4003000 Nutrição
A Doença Inflamatória Intestinal (DII), que compreende a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn, apresenta um curso clínico recidivante, alternando períodos de remissão e atividade. A terapia nutricional desempenha um papel fundamental não apenas na correção de deficiências de micronutrientes, mas também no controle da inflamação e na manutenção da barreira intestinal. No que se refere a pacientes com Doença de Crohn em fase de atividade leve a moderada, assinale a alternativa correta a respeito das estratégias nutricionais recomendadas pelas diretrizes atuais: 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2026 - FURB - SC - Nutricionista |
Q4003001 Nutrição
Considerando a avaliação nutricional de um adulto com deficiência física ou intelectual, analise as sentenças a respeito do diagnóstico nutricional, tendo como base as diretrizes de padronização de terminologia de diagnóstico em nutrição:

I. A utilização de termos padronizados como "Ingestão Oral Subótima" e "Ganho de peso não intencional" deve ser evitada em indivíduos com deficiência intelectual, pois não se aplicam a essa população.
II. O diagnóstico nutricional deve considerar tanto aspectos antropométricos quanto fatores associados à funcionalidade do indivíduo.
III. Identificar fatores ambientais que dificultam a alimentação adequada (ex.: dificuldade de acesso a utensílios) é parte importante da formulação do diagnóstico nutricional.
IV. O uso de terminologia padronizada é desnecessário quando a deficiência física motora já é evidente.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2026 - FURB - SC - Nutricionista |
Q4003002 Nutrição
Considere as afirmativas relacionadas às recomendações nutricionais para o controle das dislipidemias, prevenção da aterosclerose e do diabetes mellitus do tipo 2 e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Para o tratamento das dislipidemias, a recomendação de ingestão de gorduras saturadas deve ser inferior a 7% do valor calórico total (VCT), visando a redução do risco cardiovascular.
(__) A ingestão de fibras alimentares de, no mínimo, 45 g/dia é indicada para adultos com diabetes mellitus do tipo 2 e hipercolesterolemia.
(__) O consumo excessivo de gorduras saturadas está associado à ativação de vias inflamatórias que podem interferir negativamente na sinalização da insulina em indivíduos com resistência insulínica.
(__) O óleo de coco, por ser de origem vegetal, é recomendado como a principal fonte lipídica para a redução do colesterol total em pacientes com hipercolesterolemia isolada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FURB Órgão: FURB - SC Prova: FURB - 2026 - FURB - SC - Nutricionista |
Q4003003 Nutrição
A seletividade alimentar e a carência de micronutrientes, muitas vezes ocultas por um peso que está adequado ou elevado, são desafios nutricionais comuns em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que necessitam de acompanhamento especializado com profissional nutricionista. A respeito do manejo da seletividade no neurodesenvolvimento, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: A
5: E
6: E
7: B
8: C