Questões de Concurso Público Prefeitura de São João Batista - SC 2025 para Professor de Educação Infantil - Edital nº 2
Foram encontradas 18 questões
I.O projeto político-pedagógico expressa a identidade da escola e orienta as ações educativas, sendo construído coletivamente pela comunidade escolar.
II.O plano de ensino organiza o trabalho docente ao longo do período letivo, definindo objetivos, conteúdos, metodologias e critérios de avaliação para cada componente curricular.
III.O plano de aula detalha as atividades a serem desenvolvidas em cada encontro, sendo documento rígido que não admite alterações durante sua execução.
É correto o que se afirma em:
I.A educação inclusiva implica a reestruturação das escolas para acolher todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou sociais.
II.O Atendimento Educacional Especializado complementa a escolarização, devendo ser ofertado no contraturno e em articulação com o ensino comum.
III.A inclusão escolar de estudantes com deficiência depende da comprovação de capacidade para acompanhar o currículo regular, sendo adequada a manutenção de escolas especiais para os demais casos.
É correto o que se afirma em:
Primeira coluna: teóricos
1.Lev Vygotsky
2.Jean Piaget
3.Henri Wallon
Segunda coluna: conceitos
(__)Estágios do desenvolvimento cognitivo caracterizados por estruturas qualitativamente diferentes de pensamento.
(__)Integração entre cognição, afetividade e motricidade na constituição da pessoa completa.
(__)Mediação simbólica e zona de desenvolvimento proximal como elementos centrais da aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
(__)A interdisciplinaridade propõe a interação entre duas ou mais disciplinas, estabelecendo conexões e diálogos entre diferentes campos do conhecimento.
(__)A transdisciplinaridade ultrapassa as fronteiras disciplinares, articulando saberes escolares e não escolares na compreensão de fenômenos complexos.
(__)A multidisciplinaridade estabelece integração profunda entre as disciplinas, superando seus limites epistemológicos e metodológicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__)As teorias críticas de currículo problematizam as relações de poder implicadas na seleção dos conhecimentos considerados legítimos para compor o currículo escolar.
(__)As teorias tradicionais de currículo enfatizam questões de identidade, diferença e representação cultural como centrais para a organização curricular.
(__)As teorias pós-críticas de currículo incorporam as contribuições dos estudos culturais, do multiculturalismo e das questões de gênero e sexualidade na análise curricular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I.O Conselho Escolar é órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e fiscalizadora, com representação de diferentes segmentos da comunidade escolar.
I.A gestão democrática pressupõe a descentralização das decisões pedagógicas, administrativas e financeiras, com corresponsabilização dos sujeitos envolvidos.
III.A participação da comunidade escolar na gestão restringe-se às questões administrativas, cabendo à equipe técnica as decisões pedagógicas.
É correto o que se afirma em:
"A educação problematizadora se faz, assim, um esforço permanente através do qual os homens vão percebendo, criticamente, como estão sendo no mundo com que e em que se acham. Se, de fato, não é possível entendê-los fora de suas relações dialéticas com o mundo, se estas existem independentemente de se eles as percebem ou não, e independentemente de como as percebem, é verdade também que a sua forma de atuar, sendo função da forma como se percebam no mundo, se transforma."
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 71. Adaptado.)
A partir da leitura do excerto, é possível afirmar que a educação problematizadora:
I.O trabalho com a Linguagem Científica na Educação Infantil se dá por meio de projetos de pesquisa nos quais a criança é estimulada a observar fenômenos, levantar hipóteses (tentativas de explicação) e buscar respostas, desenvolvendo o pensamento exploratório e a curiosidade investigativa.
II.A Linguagem Digital deve ser utilizada como ferramenta para a criação e expressão (por ex.: produzir uma animação simples ou gravar uma história), em que a criança é autora daquilo que produz na manipulação dos recursos tecnológicos.
III.A Linguagem Matemática é construída na creche e pré-escola por meio de situações lúdicas e cotidianas (por ex.: contar amigos na roda, comparar tamanhos de blocos, organizar brinquedos por cores).
É correto o que se afirmar em:
Analise as afirmativas a seguir sobre a prática pedagógica na Educação Infantil e o conhecimento da escrita:
I.O(A) professor(a) deve evitar a escrita de hipótese (como rabiscos ou escrita pré-silábica) em atividades coletivas e individuais, pois a exposição da escrita incorreta pode fixar erros e dificultar a transição para a fase silábico-alfabética.
II.O trabalho com a escrita na Educação Infantil deve garantir o acesso a diversos portadores de texto (livros, listas, receitas, jornais), permitindo que a criança compreenda a função social da escrita.
III.O papel do(a) professor(a) é o de mediador(a), propondo desafios que estimulem a criança a avançar suas hipóteses sobre a escrita, sem exigir a cópia imediata.
É correto o que se afirmar em:
(__)A utilização de materiais não estruturados (sucata, galhos, pedras, tecidos) é central, pois esses materiais exigem que a criança projete neles suas próprias ideias e significados, estimulando as múltiplas linguagens.
(__)A organização do tempo e do espaço deve prever áreas de trabalho em pequenos grupos e a disponibilidade de materiais acessíveis e à vista da criança, de modo que ela possa decidir, em parte, o que fazer, com quem fazer e por quanto tempo.
(__)O princípio do "terceiro educador" implica que o(a) professor(a) deve organizar o ambiente para que ele seja esteticamente minimalista, evitando elementos que possam distrair o foco da criança na instrução verbal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I.O(A) professor(a) deve utilizar a rotina para promover a autonomia e o autoconhecimento da criança, incentivando-a a participar ativamente do processo de cuidado (por ex.: tentar vestir-se, lavar as mãos), o que reforça o "Direito de Conhecer-se" da BNCC.
II.A previsibilidade dos tempos e espaços na rotina (por ex.: hora do lanche sempre após a roda de história) é um elemento pedagógico crucial para a criança de 0 a 5 anos, pois estabelece segurança emocional e a ajuda a construir noções de temporalidade e de pertencimento.
III.O planejamento dos momentos de cuidado deve ser inflexível, aplicando o mesmo tempo e modo de ação para todas as faixas etárias (bebês, bem pequenas e pequenas), para garantir a aprendizagem da rotina e organização do tempo.
É correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
"Pula carniça, menino,
Cinco meninos na praça,
Mais um balão voejando,
Tanta coisa, quanta coisa...
Bandeiras e brincadeiras.
Mas uma coisa é certa:
Quem quiser intimidade,
Não deixe a janela aberta!"
(Fragmento do livro Doce, doce... E quem comeu regalou-se!, Sylvia Orthof.)
Analisando a importância da cultura lúdica e o papel do(a) professor(a) de Educação Infantil no brincar, analise as alternativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O professor deve atuar como um observador ativo e documentador das brincadeiras espontâneas, utilizando as falas, os gestos e as regras criadas pelas crianças como material curricular para a reflexão sobre o desenvolvimento de cada indivíduo.
(__)O brincar livre (não dirigido) deve ser separado do brincar de faz de conta (simbólico). O faz de conta é indicado, conforme BNCC, na Pré-escola, pois os bebês e crianças bem pequenas não possuem maturidade para o desenvolvimento da função simbólica.
(__)Os jogos com regras (como a "Pula Carniça" citada) são fundamentais para o desenvolvimento socioafetivo, pois, ao negociar, aceitar e cumprir regras em grupo, a criança avança em sua capacidade de descentração e aprende a lidar com a frustração e a cooperação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
"O normativo e o factual possuem uma relação mútua − o normativo exige ser realizado e orienta-se no sentido do factual; o realizado (o factual) só ganha significado moral na medida em que pode ser referido positiva ou negativamente a uma norma."
(OLIVEIRA, A. R. Ética Profissional. Belém: IFPA; Santa Maria: UFSM, 2012, p. 44. Adaptado.)
Um servidor público, ao deparar-se com situação não prevista expressamente nas normas regulamentares de sua função, precisa tomar decisão que afetará direitos de cidadãos. Seus colegas sugerem diferentes encaminhamentos, alguns mais favoráveis aos requerentes, outros mais restritivos. À luz da relação entre o normativo e o factual apresentada no excerto, a conduta ética do servidor deve fundamentar-se na compreensão de que: