Questões de Concurso Público SED-SC 2024 para Professor - Geografia
Foram encontradas 26 questões
I.Contornos continentais que se encaixam; conjunto de estruturas geológicas e rochas semelhantes em certos continentes, mas não em outros; mesmas espécies fósseis em continentes separados por oceanos.
II.Anomalias magnéticas das rochas iguais nos dois lados da dorsal meso-oceânica; idade das rochas do fundo oceânico cada vez mais antigas a partir da dorsal meso-oceânica até próximo dos continentes.
IlI.Presença de terremotos por causa de grandes falhamentos nas dorsais meso-oceânicas; localização dos vulcões e sismos na fronteira das placas tectônicas.
É correto o que se afirma em:
I.Quando ocorre uma movimentação na litosfera, são geradas vibrações sísmicas que se propagam em todas as direções na forma de ondas e a velocidade com que essas ondas se propagam depende da densidade do material pelo qual transpassam.
ll.Quanto maior a velocidade de propagação de uma onda sísmica, menor é a densidade do material.
lll.As diferentes camadas internas da Terra se devem devido às diferenças de densidade dos materiais.
É correto o que se afirma em:
I.Ciclo hidrológico.
II.Ciclo hidrogeográfico.
III.Ciclo hidrogravitacional.
É correto o que se afirma em:
Comentando os dados do último Censo (2022), o geógrafo Marcos Castro de Lima (UFAM) afirmou: "Manaus é uma metrópole que tem um alto volume migratório, em grande medida pelo seu parque industrial onde um volume mui to grande de empresas está instalado. A cidade tem uma população bastante cosmopolita, pois atrai não só pessoas do interior do Amazonas, como também pessoas que vieram de outros estados e de outros países."1
A respeito das características de Manaus e seus índices no Censo (2022), é correto afirmar:
I.A capital amazonense exerce uma forte capacidade de atração demográfica (o que o crescimento populacional no último Censo reforça}, tendo Manaus ultrapassado mais de 2 milhões de habitantes. Entretanto, a concentração da população do estado do Amazonas na capital é enorme e contrastante, pois o segundo maior município em população do estado não atingiu nem 200 mil habitantes no último Censo de 2022.
ll.A taxa de crescimento populacional de Manaus é explicada, entre outros motivos, pela migração (como um atrativo de novos moradores) e pela natalidade acima da média do país. A Zona Franca de Manaus pode ser considerada um polo industrial que, pela localização de indústrias e benefícios fiscais, acaba exercendo papel de recrutamento de mão-de-obra, portanto, influenciando na atração de novos moradores.
IlI.A capital amazonense poderia ser um exemplo de grande metrópole exercendo comandando na rede urbana, já que as demais cidades do estado amazonas, muito menores, sequer atingiram no último Censo, 200 mil habitantes. Esse seria o caso, como nominado na Geografia Urbana de: região macrocéfala, tal a influência e peso da cidade de Manaus, que ultrapassou 2 milhões de moradores.
IV.O tamanho populacional de Manaus pode ser explicado como resultado de quando existia a Zona Franca de Manaus, pois esta exercia uma atração demográfica pela presença de parque industrial e o automático recrutamento de mão de obra. Mesmo que não exista mais a Zona Franca de Manaus, a capital amazonense ainda repercute índices de crescimento demográfico registrados em regiões industriais do País.
É correto o que se afirma em:
A respeito da compreensão e do conceito de espaço rural, assinale a alternativa correta:
I.O avanço das indústrias 4.0, caracterizadas pelo uso de inteligência artificial, automação e digitalização, tem facilitado a descentralização da produção industrial, permitindo que fábricas sejam instaladas em regiões mais afastadas dos grandes centros, sem comprometer a eficiência produtiva.
II.A digitalização e a automação nas indústrias diminuem a necessidade de mão de obra intensiva e a dependência de clusters industriais tradicionais, ao mesmo tempo em que a proximidade de mercados consumidores ainda desempenha um papel relevante em decisões de localização.
IlI. O fenômeno do "reshoring", que descreve o retorno de atividades produtivas para países desenvolvidos, tem sido impulsionado pela automação avançada, eliminando as vantagens dos baixos custos de mão de obra em países em desenvolvimento, impactando a geografia da produção industrial.
IV. As cidades globais, como São Paulo e Nova York, continuam a atuar como polos de concentração industrial, uma vez que a infraestrutura de transporte e comunicações nessas áreas ainda é fundamental para a eficiência produtiva e logística.
É correto o que se afirma em:
Primeira coluna: conceito
1.Lugar
2.Região
3.Paisagem
4.Território
Segunda coluna: definição
( )espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder.
( )conceito ligado ao espaço abarcado pela visão de quem observa ou, ainda, a face visível do espaço.
( )espaço com característica(s) homogênea(s).
( )uma área determinada específica, entendido também como a menor porção do espaço ou um ponto único do globo.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
A partir dos fragmentos (excerto de textos) já clássicos da Geografia, assinale as opções corretas:
"A criação de impérios coloniais da Época Moderna deu novo impulso ao reconhecimento das novas terras" (Lencioni, S .. Região e Geografia. 1999, p.73).
"A Geografia de Friedrich Ratzel foi um instrumento poderoso de legitimação dos desígnios expansionistas do Estado alemão recém-constituído" (Moraes, A.C.R. Geografia: pequena história crítica. 2007, p.67).
I.Ratzel definiu como objeto geográfico o estudo das influências que as questões naturais exercem sobre a humanidade. Parte das reflexões do geógrafo alemão podem ser associadas à busca pela legitimidade da unificação e da expansão alemã.
ll.A sistematização do saber geográfico, a criação da Geografia como disciplina e a sua inserção no currículo escolar no século XIX fizeram parte do contexto bélico de formação e afirmação de estados nacionais modernos - muito deles colonialistas - como no caso das disputas entre França e Alemanha, por exemplo.
Ill. A crescente busca por matérias primas, a urgência de se conhecer os recursos naturais e econômicos do globo valorizaram os estudos sobre os lugares.
IV. Assim como a Antropologia, a Geografia se constituiu como disciplina moderna em um contexto de expansão colonialista europeu, mas a Geografia sempre foi considerada distante dos interesses dos impérios coloniais, com formulações e saberes pouco úteis aos projetos dos estados nações.
É correto o que se afirma em:
( )A Geografia Tradicional fundamentava-se em perspectiva positivista, em uma visão simplista da realidade, para qual uma das tarefas estaria na descrição dos lugares e na valorização em memorizar informações geográficas do planeta Terra.
( )O pensamento geográfico tradicional foi considerado profundamente empirista e naturalista, com filiação positivista, tendo a memorização prática corrente.
( )A unidade do pensamento geográfico tradicional se devia ao uso das teorias críticas, ao emprego de reflexões vindas do marxismo e da convivência de vários métodos de interpretação. Por abarcar quantidade plural de métodos e referencial bastante eclético, a geografia tradicional demandava memorização de aspectos do globo terrestre, prática que até hoje é indicada no ensino de Geografia.
( )O pensamento geográfico tradicional - de filiação positivista - propunha a existência de múltiplos referenciais teóricos e a convivência de ecléticas influências, sendo uma de suas características a recusa de um único método de interpretação. Por isso, a memorização fazia parte do pensamento geográfico tradicional e, até hoje, é recorrente, sobretudo, no ensino da Geografia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Sobre o continente africano:
I.Os Europeus, no século XV, ao chegarem em África, depararam-se com populações organizadas em tribos e um quadro natural nos trópicos que limitava as realizações humanas.
II.Uma das consequências geográficas mais graves dos processos espaciais desencadeados pela diáspora africana, ocorrida entre os séculos XV e XIX, foi a desestruturação dos antigos estados políticos do continente. Essas organizações podem ser denominadas de reinos e impérios e tinham fronteiras fluídas.
III.As fronteiras atuais dos países africanos são herança da colonização europeia que, ao definir a partilha do continente entre 1885 e 1914, respeitou as diferenças culturais dos diversos povos e etnias que lá viviam.
IV.A África Subsaariana é uma região do continente africano que se localiza ao sul do deserto do Saara. Formada por 47 países, foi por muito tempo chamada África Negra, uma denominação eurocêntrica que invisibiliza a diversidade étnica, cultural e linguística desses países.
É correto o que se afirma em:
Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2024/07/20/mundo-tem-dia-de-apagao-cibernetico.htm>
O trecho expressa as seguintes características da globalização. Analise as afirmações e marque V, para verdadeiras e F, para falsas:
( )A evolução tecnológica, que caracteriza esse processo promoveu a modernização dos transportes e da comunicação unindo e aproximando igualmente todas as partes do planeta.
( )O sistema de técnicas atual é comandado pela técnica da informação que é produzida por empresas globais em um mercado monopolizado.
( )Apesar da disseminação da produção de mercadorias em diferentes partes do globo, a produção da tecnologia da informação se mantém nos países do norte global, o que reforça a histórica Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
( )As tecnologias da informação permitem a convergência dos momentos e a disseminação das notícias sem qualquer controle ideológico dos estados, tanto que as companhias são as mesmas para todos os países do globo.
( )As empresas globais interferem na organização dos territórios nacionais interligando em rede a produção de mercadorias e serviços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I.Em relação ao Brasil, em 2022, mais de 92 milhões de pessoas se declararam pardas. Em comparação ao censo anterior, esse foi o grupo que predominou.
II.Pretos, pardos e indígenas são as populações que mais cresceram, menos nas regiões em que a população branca é maioria.
III.A população da região sul cresceu 9,3% sendo que o principal aumento está entre pardos e pretos.
É correto o que se afirma em:

Fonte: IPEA
A partir dos gráficos apresentados, considere as afirmativas sobre emprego no Brasil e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( )O recuo das taxas de desemprego no país foi verificado em todos os grupos entre os anos de 2020 e 2022, mas a maior queda aconteceu entre os homens brancos.
( )Apesar da queda, em 2022, na taxa de desemprego para as mulheres negras, podemos afirmar que a série histórica confirma a interseccionalidade de gênero e raça na compreensão do fenômeno do desemprego no Brasil.
( )Em relação à informalidade, não há interseccionalidade entre gênero e raça.
( )Os gráficos demonstram que tanto o desemprego quanto a informalidade atingem historicamente mais as mulheres do que os homens.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Sobre o trecho apresentado, é correto afirmar: