Questões de Concurso Público Prefeitura de Ilhota - SC 2023 para Professor de Educação Física

Foram encontradas 6 questões

Q3669219 Educação Física
Acerca das Dimensões da Ginástica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Física aponta que, na unidade temática Ginásticas, são propostas práticas com formas de organização e significados muito diferentes, são elas:
Alternativas
Q3669220 Educação Física
Com base no tema Teorias do Esporte, assinale a alternativa correta, segundo o regramento oficial da modalidade:
Alternativas
Q3669223 Educação Física
Considere as afirmativas relacionadas a concepções psicomotoras na Educação Física. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)O desenvolvimento da coordenação motora grossa ocorre, via de regra, na primeira infância e incluem atividades como erguer objetos, subir escadas, comer e fechar botões da camisa.
(__)A coordenação motora grossa está relacionada diretamente a pequenos grupos musculares, ou seja, envolve movimentos dos membros superiores e inferiores do corpo. São exemplos movimentos como correr, subir escadas e praticar esportes.
(__)O sistema nervoso central é responsável por coordenar diversas atividades do ser humano, dentre elas a coordenação motora através do encéfalo. A parte do encéfalo que basicamente coordena os movimentos do nosso corpo, que regula o tônus e a postura é o mesencéfalo.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q3669224 Educação Física
Sobre a Educação Física e qualidade de vida, analise as assertivas a seguir;

I-Doenças hipocinéticas são as enfermidades provocadas pela falta ou realização insuficiente de atividades físicas. Entram nesse escopo todas as doenças cardiovasculares, problemas nas costas e articulações, alguns tipos de câncer, diabetes, hipertensão, excetuando doenças psicológicas, como a depressão.
II-Sobre os conceitos de atividade física e exercício físico, podemos afirmar que a atividade física consiste na realização de uma tarefa que promova o movimento corporal capaz de retirar o individuo do estado de repouso, possibilite gasto energético, seja uma atividade sistematizada e planejada por um profissional de acordo com um objetivo.
III-De acordo com o Ministério da Saúde, existem evidências científicas que apontam benefícios tanto da atividade física quanto do exercício físico. Além dos benefícios físicos, ocorre a melhoria da saúde emocional e da imunidade, sendo esses dois especialmente valiosos, em especial, para pessoas idosas.
[Disponível em: https://osteopatiasp.com.br/. Acesso: 09/11/2023].

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3669225 Educação Física
O campo de desenvolvimento humano é o estudo científico que busca compreender como as pessoas mudam e também quais são as características que permanecem estáveis ao longo de toda a vida (PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2009). Sobre Crescimento e Desenvolvimento Motor Humano, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Segundo Papalia; Olds e Feldman (2009), existem diferentes domínios do desenvolvimento, sendo eles: físico, cognitivo e psicossocial.
(__)O desenvolvimento humano se inicia no nascimento e ocorre durante toda a existência, sendo um processo de construção contínua, resultado de uma complexa organização que envolve diversos componentes. 
(__)Grandes alterações no desenvolvimento motor e consequente melhoria da capacidade motora ocorrem nos primeiros anos de vida do indivíduo, sendo que a sequência e a velocidade de desenvolvimento operam segundo determinado padrão igualmente para todas as crianças.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q3669226 Educação Física
 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Física afirma que a unidade temática "Lutas" focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Nesse sentido, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona a nacionalidade das lutas com as modalidades:

Coluna I: nacionalidade das lutas

1.Lutas Brasileiras.
2.Lutas de diversos países do mundo.

Coluna II: modalidades 

(__)Kendo.
(__)Boxe.
(__)Esgrima.
(__)Huka huka.
(__)Capoeira.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: E
5: C
6: C