Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Belo - SC 2019 para Médico Veterinário

Foram encontradas 5 questões

Q1803017 Veterinária
Brucelose bovina é uma doença infectocontagiosa que é provocada por bactérias do gênero Brucella. Sobre brucelose bovina, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1803018 Veterinária
A tuberculose bovina é uma doença causada por Mycobacterium bovis que afeta, principalmente, bovinos e bubalinos. Ela se torna crônica nos animais e é transmissível para o homem. Sobre isso, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1803022 Veterinária
A toxoplasmose trata-se de uma importante zoonose, de grande interesse em saúde pública, pois pode provocar sérios danos aos fetos, tanto em humanos quanto nos animais. Seu agente etiológico é um protozoário denominado Toxoplasma gondii. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A transmissão pode ocorrer pela ingestão de oocistos contidos nas fezes dos gatos, por meio da ingestão de carne crua ou mal cozida infectadas, ou por via transplacentária. II- A forma mais eficiente de diagnóstico é o teste sorológico por ELISA. III- Os felídeos são o ponto-chave da epidemiologia da toxoplasmose, são os principais hospedeiros onde ocorre a reprodução sexuada do parasito, culminando com a formação de oocistos que são eliminados para o meio ambiente com suas fezes. IV- Os gatos são a única espécie que completa o ciclo enteroepitelial e elimina oocistos no ambiente. V- Sinais patognomônicos da doença são anorexia, depressão e febre intermitente. Outros sinais são denominados pelo local da lesão a partir da disseminação extraintestinal, sendo que os órgãos mais afetados são os pulmões, os olhos, o cérebro, o fígado e a musculatura esquelética.
Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q1803029 Veterinária
De acordo com programas de controle populacional de cães e gatos, é correto afirmar:
I- A biologia canina, seu alto potencial reprodutivo, a falta de conhecimento dos responsáveis pelos animais sobre suas necessidades físicas, psicológicas e comportamentais, o manejo inadequado, a cultura local, as condições socioeconômicas da comunidade, as características familiares e a falta de políticas públicas efetivas para o equilíbrio populacional contribuem significativamente para os riscos que os animais podem representar. II- Para lidar com essa situação, são necessárias estratégias diversas e complementares, com abordagem que facilite a capacitação da comunidade e objetive as mudanças na situação dos indivíduos. O desenvolvimento de estratégias de trabalho participativas e intersetoriais é de fundamental importância para a promoção da responsabilidade social da comunidade pelo controle das populações animais. III- Os gatos vivem em colônias matriarcais e são territorialistas. Embora sobrevivam mais facilmente que os cães às condições adversas do meio ambiente, quando sem controle, eles também procuram se estabelecer em locais onde haja oferta de alimento, como parques, cemitérios e jardins, locais frequentes de abandono de gatos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1803030 Veterinária
Com relação a distúrbios nutricionais em bovinos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: E
5: B