Questões de Concurso Público HCPA 2025 para Residência Multiprofissional - Terapia Ocupacional

Foram encontradas 25 questões

Q4329074 Não definido
Sobre o enquadramento da prática da terapia ocupacional (EPTO) 4, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. Não serve como taxonomia.
II. É utilizada para descrever modelos ou teorias de terapia ocupacional.
III. Descreve os conceitos centrais que fundamentam a prática da terapia ocupacional e constrói um consenso sobre os princípios básicos e a visão da profissão.
Alternativas
Q4329075 Não definido
Os transtornos por uso de substâncias se caracterizam:  
Alternativas
Q4329076 Não definido
A terapeuta ocupacional pode auxiliar na criação de novos hábitos e rotinas da pessoa em tratamento do transtorno por uso de substância (TUS). Esses aspectos referem-se ao domínio:
Alternativas
Q4329077 Não definido
A prevenção de recaída (PR) é uma abordagem utilizada no tratamento do transtorno por uso de substâncias (TUS) que visa à mudança no estilo de vida. Assinale a alternativa que corresponde à concepção utilizada em terapia ocupacional que se relaciona ao estilo de vida, como o significado que as pessoas dão às suas experiências e realidade social.
Alternativas
Q4329078 Não definido
Sobre o objetivo da prevenção de recaída (PR), assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q4329079 Não definido
O paciente refere dificuldades em manter a abstinência quando participa de comemorações e festas. Considerando a situação de risco descrita, qual é o domínio da terapia ocupacional que apresenta prejuízo, de acordo com o enquadramento da prática da terapia ocupacional (EPTO) 4?
Alternativas
Q4329080 Não definido
Sobre o processo analítico em terapia ocupacional descrito no enquadramento da prática da terapia ocupacional (EPTO) 4, avalie se as afirmativas estão certas (C) ou erradas (E) e assinale a sequência correspondente.
( ) Análise da ocupação é a compreensão das ocupações específicas que o cliente quer ou precisa fazer no contexto atual.
( ) Análise da atividade é a compreensão da capacidade que o cliente tem para completar, de forma eficaz, as ocupações desejadas.
( ) Análise do desempenho ocupacional é a compreensão das exigências típicas da atividade. 
Alternativas
Q4329081 Não definido
Sobre a atuação da terapia ocupacional na Rede de Atenção à Saúde (RAS), assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4329082 Não definido
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das abordagens terapêuticas bastante utilizadas no tratamento do transtorno por uso de substância (TUS). Sobre a proposição da TCC, assinale alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4329083 Não definido
A entrevista motivacional é:
Alternativas
Q4329084 Não definido
A implantação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD IV) deve ser planejada:
Alternativas
Q4329085 Não definido
Sobre as características dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD IV), avalie se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinale a sequência correspondente.
( ) A equipe mínima deverá ter profissional de terapia ocupacional dos turnos diurno e noturno.
( ) Deverá funcionar 24 horas, em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.
( ) Tem como objetivo atender todas as faixas etárias.
Alternativas
Q4329086 Não definido
Com base nos sete conceitos comuns a todos os modelos de prática centrada no cliente da terapia ocupacional, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. O respeito pelas escolhas feitas pelos clientes e suas famílias é um princípio essencial na prática centrada no cliente.
II. Os clientes e as suas famílias têm a responsabilidade final pelas decisões sobre os serviços ocupacionais e de terapia ocupacional.
III. A prática centrada no cliente enfatiza a participação ativa do cliente em todos os aspectos do atendimento de terapia ocupacional.
IV. O fornecimento de serviços padronizados e rígidos é uma característica central da prática centrada no cliente.
Alternativas
Q4329087 Não definido
De acordo com os passos que caracterizam a prática baseada em evidências, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. O primeiro passo na prática baseada em evidências é reunir a evidência atual publicada que pode responder à questão clínica formulada.
II. Avaliar criticamente as evidências obtidas é um passo essencial para determinar a melhor resposta à questão clínica.
III. A comunicação das evidências obtidas aos clientes e aos colegas faz parte do processo de tomada de decisão.
IV. Formular uma questão clínica apropriada é um dos primeiros passos da prática baseada em evidências.
Alternativas
Q4329088 Não definido
Na prática baseada em evidências, há uma etapa que compreende as seguintes tomadas de decisões:
1º - Garantir que o conteúdo comunicado represente com precisão a evidência da pesquisa.
2º - Utilizar uma linguagem acessível e compreendida por todos os participantes.
3º - Promover uma discussão aberta e colaborativa sobre as informações e as ideias.
Qual etapa corresponde a essas tomadas de decisões?
Alternativas
Q4329089 Não definido
Considerando os aspectos do raciocínio profissional em terapia ocupacional, relacione as colunas e assinale a sequência correspondente.
(1) Científico. (2) Narrativo. (3) Pragmático. (4) Ético. (5) Interativo.
( ) Utilizado para compreender a natureza da condição.
( ) Utilizado para compreender as questões práticas que afetam a ação clínica.
( ) Utilizado para desenvolver e promover as relações interpessoais com o cliente.
( ) Utilizado para escolher ações moralmente defensáveis, diante dos interesses em conflito.
( ) Utilizado para compreender o significado da condição para a pessoa.
Alternativas
Q4329090 Não definido
No artigo "Grupo de Terapia Ocupacional na Atenção ao Transtorno Relacionado ao Uso de Substância" (Silva, Meire L.; Araújo, Maria E.; Silva, Nilson, 2021), quais elementos foram identificados como chave para a efetividade do programa de terapia ocupacional (TO) na promoção do acolhimento e na prevenção de recaídas entre usuários de substâncias?
Alternativas
Q4329091 Não definido
As atividades de vida diária e as atividades instrumentais de vida diária têm um planejamento de avaliação e medidas destinadas a atender às diferentes necessidades dos clientes e ambientes de tratamento. Qual das alternativas a seguir CORRETAMENTE descreve o conceito de avaliação e método, segundo a Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA)? 
Alternativas
Q4329092 Não definido
De acordo com o Decreto nº 9.761/2019 — Política Nacional Sobre Drogas, sobre o uso de drogas no Brasil, em relação ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4329093 Não definido
O raciocínio profissional na terapia ocupacional é descrito como um processo que envolve várias dimensões cognitivas e sensoriais. Sobre o papel do raciocínio profissional na prática clínica, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: C
6: C
7: A
8: D
9: B
10: C
11: A
12: B
13: C
14: D
15: C
16: B
17: D
18: A
19: C
20: B