Questões de Concurso Público HCPA 2025 para Residência Médica Suplementar - Área de Atuação: Hepatologia

Foram encontradas 9 questões

Q4361300 Medicina
Paciente masculino, de 45 anos, com hepatite C crônica, genótipo 1a, em tratamento antiviral há 11 semanas, veio à consulta, encaminhado por hematologista, para investigação de linfoma não Hodgkin. Com aminotransferases elevadas, sem outra causa aparente, foram solicitados exames complementares que mostraram infecção ativa pelo vírus da hepatite E (anti-HEV IgM positivo, HEV RNA PCR detectável). Em relação aos genótipos do HEV, qual o mais prevalente na América do Sul?
Alternativas
Q4361301 Medicina
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo abaixo.

Paciente masculino, de 19 anos, com doença de Crohn de íleo terminal, veio à consulta queixando-se de prurido há alguns meses. Ao exame físico, encontrava-se anictérico, afebril, bem nutrido, com sinais de coçadura e hepatoesplenomegalia. Exames laboratoriais recentes indicaram colestase. A hipótese diagnóstica de colangite esclerosante primária deve ser confirmada com .......... e, para o controle do prurido, deve prescrito o uso de .........., medicamento associado a .......... . 
Alternativas
Q4361302 Medicina
Paciente masculino, de 55 anos, com cirrose de etiologia alcoólica, veio à Emergência por hematêmese volumosa, enterorragia e hipotensão. Após a ressuscitação inicial, recebeu tratamento farmacológico e endoscópico, mas apresentou novo episódio de sangramento volumoso, tendo sido indicado Transjugular Intrahepatic Portosystemic Shunt (TIPS). Qual das condições abaixo constitui contraindicação absoluta a TIPS? 
Alternativas
Q4361303 Medicina
Paciente masculino, de 52 anos, foi trazido à Emergência por febre de até 38,7º C, aumento do volume abdominal e desconforto no abdômen inferior, quadro iniciado há 2 dias. Familiares informaram ser ele portador de cirrose associada ao vírus da hepatite C e estar em tratamento antiviral com sofosbuvir e velpatasvir há 10 semanas. Referiram, ainda, uso regular de propranolol, espironolactona e furosemida. Ao exame físico, o paciente encontrava-se ictérico, sonolento, desorientado, normotenso, com estigmas de hepatopatia crônica, asterixis e ascite volumosa e tensa. A análise do líquido de ascite confirmou peritonite bacteriana espontânea. No momento, a conduta mais adequada é suspender o uso de 
Alternativas
Q4361304 Medicina
Assinale a alternativa que contempla uma causa de hipertensão portal sinusoidal.
Alternativas
Q4361305 Medicina
Qual dos seguintes índices prediz de forma mais adequada a mortalidade em 28 e 90 dias de pacientes com Acute-on-Chronic Liver Failure (ACLF)?
Alternativas
Q4361306 Medicina
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo abaixo.

Paciente feminina, de 51 anos, com colestase crônica e prurido, é portadora de colangite biliar primária, doença que se caracteriza pela presença de .........., frequentemente associada a manifestações autoimunes, como .........., cujo tratamento com ácido ursodesoxicólico está relacionado a .......... . 
Alternativas
Q4361308 Medicina
Considerando a insuficiência hepática aguda, associe as condutas terapêuticas (coluna da esquerda) às etiologias (coluna da direita).

1 - n-acetilcisteína
2 - Tenofovir
3 - Corticosteroides
        (> 1mg/kg/dia)
4 - Aciclovir
5 - Hemodiálise

( ) Hepatite B
( ) Superdosagem de cetaminofeno
( ) Envenenamento por amanita

A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é
Alternativas
Q4361309 Medicina
Estudos com delineamento transversal
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: A
6: D
7: B
8: D
9: C