Questões de Concurso Público HCPA 2023 para Residência Multiprofissional - Educação Física - COREMU
Foram encontradas 40 questões
I. A bioética se tornou um campo de encontro para numerosas disciplinas, discursos e organizações envolvidas com questões éticas, legais e sociais trazidas pelos avanços da medicina, ciência e biotecnologia.
II. Os conhecimentos e discussões gerados pela bioética e pela ecologia contribuíram para ampliar a noção de responsabilidade, durante muito tempo, associada aos deveres existentes entre seres humanos contemporâneos e geograficamente próximos.
III. A bioética baseia-se na perspectiva usual da relação dos seres humanos com a natureza, no sentido de domínio sobre a mesma, o ambiente natural visto como um recurso para ser desfrutado e as discussões políticas centradas no âmbito nacional.
IV. Bioética significa o reconhecimento de obrigações éticas, não apenas com relação ao ser humano, mas para com todos os seres vivos.
V. Durante muito tempo, a relação profissional paciente, por exemplo, foi considerada como sendo um sistema fechado, onde apenas esses dois elementos contavam. Com a crescente participação da família, das empresas de seguro e de outros profissionais prestadores de serviço, o sistema teve que ser aberto para ser adequadamente entendido.
É correto o que se afirma em
( ) Cultura da segurança é o conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde.
( ) Dano é o comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
( ) Evento adverso é o incidente que não chegou a ocorrer, mas com grande probabilidade.
Assinale a alternativa que a
Segundo a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (2008), tais determinantes estariam vinculados aos comportamentos individuais e às condições de vida e trabalho, bem como à macroestrutura _____________, _____________ e _____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
( ) A PNVS incide sobre todos os níveis e formas de atenção à saúde, abrangendo todos os serviços de saúde públicos e privados, além de estabelecimentos relacionados à produção e circulação de bens de consumo e tecnologias que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde.
( ) A definição utilizada para emergência em saúde pública é: situação que demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública.
( ) A Política Nacional de Vigilância em Saúde é uma política pública de Estado e função essencial do SUS, tendo caráter universal, transversal e orientador do modelo de atenção nos territórios, sendo a sua gestão de responsabilidade do poder público e poder privado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
Sobre os conceitos de saúde e doença ao longo da história, correlacione as colunas da tabela abaixo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Sobre a Política Nacional de Vigilância em Saúde, correlacione as colunas da tabela abaixo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. atenção primária.
II. urgência e emergência.
III. atenção psicossocial.
IV. atenção ambulatorial especializada e hospitalar.
V. vigilância em saúde.
É correto o que se afirma em
( ) A Rede de Atenção à Saúde organiza-se a partir de um processo de gestão da clínica associado ao uso de critérios de eficiência microeconômica na aplicação de recursos.
( ) A gestão de caso é a mudança de um modelo de atenção à saúde focada no indivíduo, por meio de procedimentos curativos e reabilitadores, para uma abordagem baseada numa população adscrita, que identifica pessoas em risco de adoecer ou adoecidas, com foco na promoção da saúde e/ou ação preventiva, ou a atenção adequada, com intervenção precoce, com vistas a alcançar melhores resultados e menores custos.
( ) A gestão dos riscos coletivos e ambientais passa pela vigilância, prevenção e controle das doenças, agravos e fatores de risco, onde o foco é a identificação oportuna de problemas de saúde na população, a identificação das causas e fatores desencadeantes, a descrição do comportamento, a proposição de medidas para o controle ou eliminação e o desencadeamento das ações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
II. preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
III. direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde.
IV. utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.
É correto o que se afirma em
Sobre as competências no Sistema Único de Saúde (SUS), correlacione as colunas abaixo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa correta.
I. Funções executivas possibilitam nossa interação nas mais variadas situações, seja na organização, regulação de tempo e tomada de decisões.
II. A dependência química caracteriza-se pela presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos, indicando que o indivíduo continua utilizando uma substância, apesar de problemas significativos relacionados a ela.
III. Com o uso crônico, os usuários aproximam-se de padrões compulsivos de consumo da substância que podem alterar o funcionamento típico de algumas regiões cerebrais, como a desregulação do sistema de recompensas.
É correto o que se afirma em
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
I. O uso abusivo e prolongado de qualquer tipo de substância psicotrópica, lícita ou não, provoca danos, que são reparáveis na adesão ao tratamento e abstinência.
II. É necessária, para além das intervenções farmacológicas, a inclusão de estratégias comportamentais, sociais e laborais.
III. O sistema nervoso central não é o mais afetado, no que concerne ao uso do álcool, sendo a velocidade de reação a capacidade mais prejudicada.
É correto o que se afirma, apenas, em
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.