Questões de Concurso Público UFVJM-MG 2023 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 13 questões

Q2643518 Pedagogia

De acordo com o que estabelece o Regimento Geral da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) sobre a pós-graduação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q3685361 Pedagogia
De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, sobre a educação superior, é incorreto afirmar que 
Alternativas
Q3685362 Pedagogia

Gonçalves (2015) pontua sobre a exigência e a implementação do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no contexto universitário brasileiro.

Tendo como base as reflexões da autora sobre esse princípio, é correto afirmar que

Alternativas
Q3685363 Pedagogia

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes – foi instituído pela Lei nº 10.861/2004.


Tendo como referência o Sinaes, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


(    ) Os resultados considerados insatisfatórios ocasionarão a celebração de protocolo de compromisso, a ser firmado entre a instituição de educação superior e o Ministério da Educação, contendo, entre outros, o diagnóstico objetivo das condições da instituição.


(    ) O ENADE é um componente curricular facultativo dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante a sua situação regular com relação à opção de sua realização, atestada pela sua efetiva participação.

(    ) A avaliação das instituições de educação superior deverá levar em conta, em sua totalidade, as seguintes dimensões institucionais: a missão e o plano de desenvolvimento institucional; a organização e a gestão da instituição e a infraestrutura física, como a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.

(    ) Como finalidades do Sinaes, estão inclusas, dentre outras, a orientação da expansão da sua oferta e o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q3685364 Pedagogia

Para Luckesi (2000), a avaliação da aprendizagem deve ser compreendida e praticada como avaliação e não, erroneamente, como exames.


Dentre os entendimentos básicos considerados para essa compreensão do ato de avaliar, apontados por Luckesi, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q3685368 Pedagogia

De acordo com Freire (2001), ensinar implica a criação de possibilidades para a produção ou construção do conhecimento.


Sobre o ensinar, segundo o autor, é incorreto afirmar que se exige

Alternativas
Q3685369 Pedagogia

Cunha (2004) analisa as práticas pedagógicas vigentes na educação superior e sua conexão com a formação de professores.


Tendo como referência as reflexões da autora, analise as afirmativas a seguir a respeito da docência na educação superior.


I. A docência é um processo em construção permanente, em que se estabelece uma ligação entre o espaço da prática e o da reflexão teorizada.

II. As atitudes emancipatórias demandam conhecimentos acadêmicos e competências técnicas e sociais que representem um saber fazer que supere os processos de reprodução, levando em consideração a diferença.

III. A compreensão da docência universitária e da produção de conhecimentos como fontes de novos saberes terá a pesquisa como base, sendo as trocas de experiências de grande importância pela socialização de conhecimentos e pelas possibilidades de articulações a serem estimuladas.


Estão corretas as afirmativas  

Alternativas
Q3685370 Pedagogia

Moran (2018) frisa que, embora a aprendizagem por transmissão seja importante, a aprendizagem por meio de questionamento e experimentação é mais pertinente para uma compreensão mais abrangente e profunda.


Sobre as técnicas para as aprendizagens ativas, segundo o autor, é incorreto afirmar que

Alternativas
Q3685371 Pedagogia

No livro “Educar por competências: o que há de novo” (2011), Méndez sinaliza que “a avaliação deve estar a serviço de quem aprende e, ao fazê-lo, simultaneamente estará a serviço de quem ensina”.


Sobre a relação entre aprendizagem e avaliação, de acordo com Méndez, é incorreto afirmar que

Alternativas
Q3685372 Pedagogia

Paula (2017) analisa as políticas de inclusão adotadas nas universidades federais brasileiras, sinalizando os problemas referentes ao acesso e à permanência dos estudantes na educação superior.


Com base nas ideias da autora sobre as políticas de inclusão, analise as afirmativas a seguir.


I. Ainda que se considere as atuais políticas de ampliação e interiorização da rede pública, é muito alto o índice de privatização da educação superior brasileira.


II. O ingresso na educação superior não garante a permanência dos estudantes, principalmente daqueles de baixa renda e das minorias étnicas, que se defrontam com dificuldades de ordem econômica, pedagógica e simbólico-subjetiva.


III. A política assistencialista realizada pelas universidades federais brasileiras se fundamenta especialmente no apoio financeiro aos estudantes carentes, sem priorizar as necessidades na esfera acadêmica, simbólica e existencial, relativas aos sentimentos de não pertencimento a um ambiente ainda elitista e não muito favorável à inclusão.


IV. Tanto o aumento de vagas quanto a possibilidade de ingresso ampliado, como a reserva de vagas a segmentos mais vulneráveis, são acompanhados de modo satisfatório por políticas que assegurem a conclusão dos cursos de graduação.


Estão corretas as afirmativas 

Alternativas
Q3685373 Pedagogia

O Decreto nº 10.645/2021 dispõe sobre as diretrizes, os objetivos e os eixos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva.


São diretrizes do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva, exceto:

Alternativas
Q3685374 Pedagogia

Azevedo e Caseiro (2021) pontuam sobre as possibilidades e desafios da educação superior pública na modalidade de ensino a distância (EaD) no país. Baseando-se nas reflexões dos autores sobre a modalidade de ensino a distância (EaD), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


(    ) No segmento privado, observa-se a tendência de substituição das matrículas EaD pelas matrículas presenciais, bem como a ultrapassagem das matrículas privadas presenciais em relação ao total de matrículas públicas na graduação.

(    ) A partir de 2017, com a nova regulamentação, houve a flexibilização da expansão da oferta da EaD tanto no segmento privado quanto no público.

(    ) No segmento público, a ampliação da EaD pode ser tida como uma estratégia para a democratização do acesso à educação superior, como também para a diminuição do desequilíbrio entre as ofertas pública e privada.

(    ) A EaD atende de modo equivalente mais estudantes de faixas etárias mais jovens e com menor probabilidade de estarem trabalhando, independentemente da idade.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q3685375 Pedagogia
De acordo com o Decreto nº 9.235/2017, são elementos que deverão estar contidos no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, exceto: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: D
6: B
7: A
8: C
9: D
10: B
11: A
12: C
13: B