Questões de Concurso Público Prefeitura de Barão de Cocais - MG 2020 para Professor Map II - Artes
Foram encontradas 4 questões
Ano: 2020
Banca:
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão:
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Prova:
FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Prefeitura de Barão de Cocais - MG - Professor Map II - Artes |
Q1146913
Pedagogia
“Nós não modelamos só com barro, nós modelamos
também com nossos pensamentos, com nossas
apreensões do mundo. [...] Nós podemos aprender a
ver as coisas de dentro para fora. No meu modo de ver,
isso poderia ser feito numa escola, em diferentes níveis
(JARDIM, 2012).
Conforme pensamento do autor, sobre ações metodológicas em uma oficina de arte, assinale a alternativa incorreta.
Conforme pensamento do autor, sobre ações metodológicas em uma oficina de arte, assinale a alternativa incorreta.
Ano: 2020
Banca:
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão:
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Prova:
FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Prefeitura de Barão de Cocais - MG - Professor Map II - Artes |
Q1146914
Pedagogia
Na discussão da proposta para uma experiência em
educação intercultural na escola, Candau (1998,
p. 182) salienta que a cultura escolar se revela como
“engessada”, pouco permeável ao contexto em que se
insere, aos universos culturais das crianças e jovens
a que se dirige e à multiculturalidade das nossas
sociedades.
Partindo dessa visão, ao abordar o ensino da arte na escola numa perspectiva multicultural, alguns fatores devem ser considerados pelo professor.
A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
Partindo dessa visão, ao abordar o ensino da arte na escola numa perspectiva multicultural, alguns fatores devem ser considerados pelo professor.
A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
Ano: 2020
Banca:
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão:
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Prova:
FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Prefeitura de Barão de Cocais - MG - Professor Map II - Artes |
Q1146917
Pedagogia
“A compreensão dos significados, dos processos, das
funções e dos valores em relação à Arte no âmbito
escolar, em um percurso histórico, é fundamental para
serem avaliadas, criticamente, as razões pelas quais
ainda há tantos mal-entendidos sobre o desenvolvimento
dessa área de conhecimento.
Por seus parâmetros pedagógicos e metodológicos, a História do Ensino da Arte se diferencia da História da Arte e da História da Educação, embora devam manter permanente diálogo na interseção dos aspectos socioculturais que as caracterizam”.(ROMANO, 2012. p. 40).
A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.
I. A perspectiva histórica mostra que o ensino da Arte, desde as suas origens, foi associado a uma realização cultural e voltado para a formação cultural dos pobres. II. A educação brasileira seguiu o modelo americano de ensino da Arte, ainda no século XX, com defasagem de dez a 20 anos. III. O ensino artístico no Brasil foi introduzido pela missão italiana, a convite de D. João VI, com a criação da Academia de Belas Artes, em 1816. IV. A primeira renovação metodológica no campo da Arte se deve ao Movimento de Arte Moderna de 1922. V. O artista Augusto Rodrigues criou a Escolinha de Arte do Brasil, em 1948, no Rio de Janeiro, com a concepção de arte para o desenvolvimento da expressão criadora, abrindo novos horizontes na área.
Estão corretas as afirmativas
Por seus parâmetros pedagógicos e metodológicos, a História do Ensino da Arte se diferencia da História da Arte e da História da Educação, embora devam manter permanente diálogo na interseção dos aspectos socioculturais que as caracterizam”.(ROMANO, 2012. p. 40).
A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.
I. A perspectiva histórica mostra que o ensino da Arte, desde as suas origens, foi associado a uma realização cultural e voltado para a formação cultural dos pobres. II. A educação brasileira seguiu o modelo americano de ensino da Arte, ainda no século XX, com defasagem de dez a 20 anos. III. O ensino artístico no Brasil foi introduzido pela missão italiana, a convite de D. João VI, com a criação da Academia de Belas Artes, em 1816. IV. A primeira renovação metodológica no campo da Arte se deve ao Movimento de Arte Moderna de 1922. V. O artista Augusto Rodrigues criou a Escolinha de Arte do Brasil, em 1948, no Rio de Janeiro, com a concepção de arte para o desenvolvimento da expressão criadora, abrindo novos horizontes na área.
Estão corretas as afirmativas
Ano: 2020
Banca:
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão:
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Prova:
FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2020 - Prefeitura de Barão de Cocais - MG - Professor Map II - Artes |
Q1146920
Pedagogia
Compreender a ação humana no processo da
sustentabilidade é fundamental para se repensar as
ações do homem sobre o ambiente, com base no
entendimento das inter-relações e interdependência da
vida no planeta.
A esse respeito, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) As análises que abordam os seres humanos em sociedade, assim como suas formas de ver, viver, intervir e se relacionar com o ambiente, empreendidas pela Educação Ambiental, podem compor os conteúdos trabalhados com os estudantes.
( ) O artista, ao longo da história da Arte, tem a capacidade de observar sensivelmente o mundo, porém ele adota formas de expressá-lo inconscientemente e se comunica, ao mesmo tempo, de forma particular e restrita.
( ) Atividades artísticas com leitura de obras de arte e sua contextualização social e histórico-cultural não contribuem para que se dê mais atenção às formas de ver a natureza e às questões da sustentabilidade.
( ) O ensino e aprendizagem de Arte, articulados com questões ambientais, podem promover a expressão e a reflexão afetiva e crítica dos alunos sobre experiências pessoais e grupais, em relação ao seu ambiente.
Assinale a sequência correta.
A esse respeito, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) As análises que abordam os seres humanos em sociedade, assim como suas formas de ver, viver, intervir e se relacionar com o ambiente, empreendidas pela Educação Ambiental, podem compor os conteúdos trabalhados com os estudantes.
( ) O artista, ao longo da história da Arte, tem a capacidade de observar sensivelmente o mundo, porém ele adota formas de expressá-lo inconscientemente e se comunica, ao mesmo tempo, de forma particular e restrita.
( ) Atividades artísticas com leitura de obras de arte e sua contextualização social e histórico-cultural não contribuem para que se dê mais atenção às formas de ver a natureza e às questões da sustentabilidade.
( ) O ensino e aprendizagem de Arte, articulados com questões ambientais, podem promover a expressão e a reflexão afetiva e crítica dos alunos sobre experiências pessoais e grupais, em relação ao seu ambiente.
Assinale a sequência correta.