Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2019 para Zootecnista

Foram encontradas 20 questões

Q1107696 Veterinária
Com relação às características morfológicas de cultivares de Panicum maximum, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1107697 Veterinária

Sobre características da incubação artificial de ovos férteis, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Existe uma correlação negativa entre a idade da matriz e o tamanho do ovo produzido. No geral, matrizes mais velhas produzem ovos maiores e ocorre um aumento do intervalo entre as ovulações. Isso se justifica pelo fato de uma mesma quantidade de lipoproteínas, produzidas via síntese hepática, ser direcionada a um número menor de folículos.

( ) Entre os aspectos físicos que a máquina de incubação controla, está a viragem dos ovos. A viragem dos ovos previne a aderência do embrião até a formação da cavidade amniótica, alantoica e coriônica à membrana interna da casca, reduzindo, assim, posicionamentos inadequados do embrião.

( ) Sob condições de temperatura de 18°C, o armazenamento de ovos férteis oriundos de matrizes de 26 semanas pode ser realizado por período superior aos ovos de matrizes de 65 semanas.

( ) A vacinação in ovo é um processo adotado cada vez mais pelos incubatórios comerciais. O local de inoculação é fundamental para o sucesso da imunização, sendo preconizada a câmara de ar.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1107698 Veterinária

Analise as afirmativas a seguir relativas à fisiologia reprodutiva das diferentes espécies de animais domésticos.

I. Em repouso, o pênis do touro é de diâmetro relativamente pequeno e rígido. Durante a ereção, esse diâmetro é aumentado. A protrusão é efetuada com a extensão da flexura sigmoide do “S” peniano. O touro identifica a vaca no cio e realiza o reflexo de Flehmen, curvando seu lábio superior de maneira característica. Antes da monta, o touro posiciona sua mandíbula na garupa da fêmea, que, quando em cio, responde ficando imóvel.

II. O pico de hormônio luteinizante (FSH) determina a ovulação em fêmeas suínas.

III. Os gametas sexuais de espécies mamíferas são conhecidos como testículos. Em condições normais, os equinos, suínos e bovinos apresentam um par de testículos. Uma das funções dos testículos é a produção dos espermatozoides.

IV. A placenta das fêmeas mamíferas realiza muitas funções que substituem o trato gastrintestinal, pulmões e outros órgãos dos fetos. Além disso ela separa o organismo materno do fetal, assegurando desenvolvimento do feto isoladamente. O sangue da mãe e do feto fica em contato direto, permitindo a passagem de nutrientes e de oxigênio da mãe para o feto e de resíduos do feto para a mãe.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q1107699 Veterinária

A cor do pelo de cães da raça labrador é controlada por epistasia recessiva. As cores preta, marrom e dourada são controladas geneticamente por dois genes B e D, que atuam da seguinte forma: os alelos B e b produzem, respectivamente, as cores preta e marrom.Para o gene D, a constituição recessiva dd é epistática ao gene B, resultando na coloração dourada.

Com relação aos possíveis genes apresentados pelos cães pretos, marrons e dourados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1107700 Veterinária

A inseminação artificial é uma técnica amplamente divulgada na produção de bovinos e suínos.

Com relação ao local de deposição do sêmen para os melhores resultados de prenhes e uma efetiva inseminação, deve-se identificar a cérvix,

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: A
5: B