Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2019 para Analista Cultural - Teatro

Foram encontradas 10 questões

Q1108561 Artes Cênicas
Inicialmente, Patrice Pavis apresenta em seu Dicionário de Teatro uma ideia de dramaturgia ligada à peça escrita: o texto verbal escrito, suas características e técnicas específicas. Entretanto, em outro momento e no mesmo dicionário, esse autor amplia a noção que descreve o conceito de Dramaturgia para além da atividade do escritor de peças de teatro. Assinale a alternativa que apresenta uma ideia reducionista, ainda atrelada ao texto, com relação ao sentido do conceito e o lugar da dramaturgia no ato teatral.
Alternativas
Q1108563 Artes Cênicas
Ao se ampliar o olhar para além da aparente bidimensionalidade do texto verbal escrito e, assim, ver e analisar outras dramaturgias que se apresentam no ato da encenação no palco, cria-se a ideia de um relevo como característica do múltiplo, o que corrobora para se entender que o conceito de dramaturgia está presente em vários constituintes da encenação. Desde modo, não se relaciona às novas e variadas formas de se compreender o que é dramaturgia o fato de que
Alternativas
Q1108564 Artes Cênicas
Quando se abandona a ideia textocêntrica em torno do teatro, ou seja, quando se desautoriza o texto como elemento principal e de maior relevância na feitura teatral, uma série de mudanças e novos paradigmas surgem nas criações cênicas. Esses novos paradigmas contestam o fato de que
Alternativas
Q1108568 Artes Cênicas
O teatro se transformou grandemente no século XX, sobretudo na Europa. Tais transformações se deram por meio de experimentações em diversas áreas teatrais. A liberdade de experimentar conduziu muitos autores dramáticos e diretores teatrais e formou consideráveis teatrólogos na época. Nesse contexto, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os nomes às suas práticas e experiências nas artes cênicas.
COLUNA I 1. Antonin Artaud 2. Constantin Stanislávski 3. Jerzy Grotowski 4. Vsevolod Meyerhold
COLUNA II ( ) Cria o Teatro Laboratório, no qual realiza suas experiências cênicas que recusam todo e qualquer estetismo cênico, e intenta santificar o teatro em uma ideologia denominada como “teatro pobre”. ( ) Tem o desejo de levar ao teatro a violenta crueldade do mundo do sonho e do inconsciente e escreve o Teatro e seu Duplo, no qual reúne seus escritos sobre o teatro e acredita na potência do corpo como elemento cênico. ( ) Tem em suas práticas cênicas o desejo de alcançar um teatralidade pura. Intenta um teatro revolucionário que prima pela abstração dos movimentos e não pela reprodução do real. ( ) Fundador do Teatro de Arte de Moscou, foi ator, diretor e professor de arte dramática e elaborou um “sistema”, um método de formação para atores, que intenta explorar fenômenos físicos e psíquicos na atuação.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1108569 Artes Cênicas
Estruturava-se como uma pedagogia do espectador, tendo em vista que este poderia fruir mais profundamente o espetáculo à medida que conhecesse melhor o aparato constituinte de uma encenação.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocações e dialogismo. São Paulo: Edições Mandacaru, 2006. p. 41.
A qual das alternativas está relacionada essa citação?
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: C
5: B