Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Luzia - MG 2019 para Professor de Educação Básica - PEB III Geografia

Foram encontradas 4 questões

Q1291896 Geografia

Embora o tema “mudanças climáticas” ainda seja bastante controverso e indefinido quanto à influência antrópica em escala global, sabe-se que o clima na Terra é bastante dinâmico e variável. Diferentes cenários para o clima das próximas décadas têm sido desenhados por instituições nacionais e internacionais. Em relação ao contexto brasileiro, as projeções indicam aumento da temperatura e de extremos de calor para todo o país, bem como redução na frequência de geadas devido ao aumento da temperatura mínima, principalmente nos estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Além disso, haveria aumento dos extremos de chuva nas regiões Sudeste e Sul e aumento na frequência e intensidade de dias secos consecutivos no leste da Amazônia e na região Nordeste.

MARENGO, J. A. O futuro clima do Brasil. REVISTA USP. nº 103. p. 25-32, 2014 (Adaptação).

Sobre esse assunto e o contexto brasileiro, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q1291897 Geografia

Analise a imagem a seguir, com dados da topografia de uma dada área representada com curvas de nível equidistantes em 20 metros.

Imagem associada para resolução da questão

A respeito do contexto apresentado, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q1291898 Geografia
Tendo em vista o tema risco e desastres naturais, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1291900 Geografia
Considerando as características e o histórico de ocupação dos domínios de natureza do Brasil propostos por Ab’Saber, relacione a COLUNA II com a COLUNA I.
COLUNA I 1. Terras baixas florestadas da Amazônia 2. Depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste 3. “Mares de morros” florestados 4. Chapadões recobertos por cerrados e penetrados por florestas-galeria 5. Planaltos das araucárias 6. Pradarias mistas do Rio Grande do Sul
COLUNA II
( ) Sua ocupação extensiva pela atividade agrícola só foi possível na segunda metade do século XX, pois seus solos só se tornaram agricultáveis em larga escala com o uso de fertilizantes e de técnicas como a calagem, desenvolvidos a partir da “revolução verde”. ( ) A arenização é um de seus problemas ambientais graves, a qual se refere à formação de areais em razão da degradação do solo por meio da ação hídrica e eólica, o que dificulta fixação da cobertura vegetal em áreas com substrato fragilizado. ( ) Domínio mais ameaçado pela desertificação, processo de degradação da terra em zonas áridas a subúmidas secas, resultante de fatores como as variações climáticas e as atividades humanas. ( ) Seu desmatamento foi intensificado nas décadas de 1960 e 1970 pela política de colonização e integração conduzida pelo governo federal, sob a lógica de “integrar para não entregar”, dentro de um discurso nacionalista. ( ) A exploração seletiva de madeira foi um dos principais fatores responsáveis pelo risco de extinção de sua espécie símbolo, restando hoje apenas pequenos fragmentos das florestas nativas. ( )Em razão de suas características físicas e sociais, representa a região onde são registrados os maiores danos humanos relacionados a deslizamentos e inundações bruscas no país.
Assinale a a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: C