Questões de Concurso Público MPE-MG 2012 para Analista do MP - Engenharia Sanitaria

Foram encontradas 6 questões

Q2214064 Engenharia Ambiental e Sanitária
A norma NBR n. 12.216/1992 fixa as condições exigíveis na elaboração de projeto de Estação de Tratamento de Água (ETA) destinada à produção de água potável para abastecimento público.
Considerando o que dispõe a norma NBR n. 12.216/1992, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q2214066 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre unidades de floculação, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O tempo de percurso da água coagulada até a unidade de floculação deve ser superior a um minuto, a menos que haja dispositivos especiais para conferir à água um gradiente médio, menor ou igual ao observado na entrada da primeira câmera do sistema de floculação.
( ) Os sistemas de floculação hidráulica mais comumente encontrados nas estações de tratamento de água são os de chicanas com escoamento vertical ou horizontal e com menor frequência, o de escoamento helicoidal e o de meio granular fixo ou expandido.
( ) Os sistemas de floculação mecanizados podem ter equipamentos com eixo vertical ou horizontal e podem ter rotores de paletas giratórias paralelas ou perpendiculares ao eixo, ou rotores constituídos de turbinas com pás ou hélices.
( ) A escolha do sistema de floculação mecanizado pelo projetista deve levar em conta a capacidade da estação e, sempre que possível, é recomendável o uso de equipamentos com eixo horizontal devido ao problema de deflexão entre os mancais de apoio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Q2214067 Engenharia Ambiental e Sanitária
A desinfecção é um processo que usa agente químico ou não e que tem por objetivo a inativação de microrganismos patogênicos presentes na água.
Sobre o processo de desinfecção no tratamento de água assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2214078 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma pequena indústria de laticínios terá de instalar uma estação de tratamento de águas residuárias para o lançamento destas águas no corpo receptor. Devido às características de seus efluentes a estação deverá tratar conjuntamente as águas residuárias geradas no processo industrial (efluente industrial) e na área administrativa (esgotos sanitários). Para a escolha do tipo de tratamento e sucessivamente para o dimensionamento da estação, a equipe de engenharia deverá conhecer a vazão total e a carga orgânica poluidora total gerada pela indústria. Nessa indústria trabalham 15 funcionários em uma produção média de leite processada de 10 m3/dia, e a cada 1 m3 de leite processado é gerada uma vazão média do efluente industrial de 4 m3 . A concentração de DBO5 do efluente industrial é de 3000 mg/L e dos esgotos sanitários é de 200 mg/L.
Considerando uma quota per capita de água de 60 L/funcionário/dia e uma carga per capita de DBO de 50 g/habitante/dia, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2214080 Engenharia Ambiental e Sanitária
A etapa de tratamento preliminar é recomendada em todas as estações de tratamento de águas residuárias, independentemente do nível de tratamento atingido. A respeito de algumas das unidades que podem estar presentes no tratamento preliminar, analise as seguintes afirmativas.

I. O gradeamento constitui a primeira unidade da estação de tratamento. O sistema de gradeamento poderá conter grades grosseiras utilizadas para a remoção de grandes quantidades de sujeira, e grades média e fina utilizadas para retirada de partículas que ultrapassam o gradeamento grosseiro. As grades podem ser simples (limpeza manual) e mecanizadas. O dimensionamento das grades é baseado frequentemente para velocidade do líquido através das barras entre 0,40 e 0,75 m/s.
II. As peneiras são dispositivos que atuam na adsorção dos sólidos que não tenham sido removidos no gradeamento. Os tipos de peneiras mais comuns são as estáticas, rotativas e as autolimpantes. As peneiras podem ser instaladas recebendo o efluente por recalque ou por gravidade. O dimensionamento das peneiras é realizado frequentemente pelo tempo de detenção hidráulica e varia com a abertura da tela e com as características do efluente, como a temperatura e a viscosidade.
III. Os desarenadores são dispositivos utilizados para a retenção de substâncias inertes, como areia e sólidos minerais sedimentáveis. Deve ser adotada a vazão máxima afluente à estação de tratamento de esgotos para o dimensionamento dos desarenadores. Devem ser previstas pelo menos duas unidades de desarenação instaladas, sendo nesse caso uma delas reserva. Nos desarenadores por gravidade, a taxa de escoamento superficial é o parâmetro utilizado para seu dimensionamento.

A partir dessa análise, pode-se concluir que 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: D
5: B