Questões de Concurso Público Prefeitura de Erebango - RS 2025 para Enfermeiro ESF

Foram encontradas 10 questões

Q3275369 Enfermagem

Analise a sentença abaixo:


O processo de trabalho de administrar/gerenciar na enfermagem tem como objetos a organização do trabalho na perspectiva de organização dos agentes (equipe de enfermagem) por meio de escalas, dimensionamento de pessoal e gestão dos conflitos. Já o ambiente para que o cuidado seja realizado pelos enfermeiros, tomando em consideração a organização dos recursos físicos, materiais e de informação, é objeto de trabalho da gestão institucional (1ª parte). Nesse sentido, a finalidade imediata desse processo de trabalho da enfermagem é restrita à organização da equipe e da assistência, e a viabilidade para que o atendimento das necessidades dos usuários nos serviços seja atendida está ligada à coordenação administrativa institucional (2ª parte). O processo de trabalho de administrar/gerenciar na enfermagem é específico do enfermeiro, garantido pelo código de ética e legislação profissional (3ª parte). 


Quais partes estão corretas? 

Alternativas
Q3275370 Enfermagem
São finalidades dos registros de enfermagem, EXCETO: 
Alternativas
Q3275371 Enfermagem
No contexto da avaliação e gestão do risco em organizações de saúde, as infecções associadas aos cuidados de saúde (IACS) são um desafio significativo. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3275372 Enfermagem
A introdução de um novo imunobiológico no Programa Nacional de Imunizações (PIN) e o estabelecimento de novos grupos populacionais são decisões respaldadas em bases técnicas e científicas. São fatores relevantes na avaliação de introdução de um novo imunobiológico no Programa, EXCETO:
Alternativas
Q3275373 Enfermagem

Em relação à vigilância da mortalidade materna e infantil, analise as assertivas abaixo: 


I. Envolve busca ativa, notificação, investigação, análise e monitoramento de óbitos.


II. Tem como finalidade aumentar a integridade e a qualidade do registro da notificação de eventos no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).


III. O Termo “Óbito Infantil” refere-se ao óbito ocorrido em crianças nascidas vivas em qualquer momento desde o nascimento até 1 ano de idade incompleto.


IV. O termo “Morte Materna” refere-se à morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou localização da gravidez.



Quais estão corretas?

Alternativas
Q3275374 Enfermagem
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a situação da toxoplasmose na gestação à sua respectiva descrição.

Coluna 1 1. Caso suspeito. 2. Caso provável. 3. Caso confirmado. 4. Caso descartado.
Coluna 2 ( ) Caso que apresente resultado reagente de anticorpos IgM e IgG, com avidez de IgG baixa ou intermediária em qualquer idade gestacional; títulos ascendentes de anticorpos IgG em amostras seriadas com intervalo mínimo de duas semanas e IgM reagente; primeira sorologia realizada após 16 semanas de idade gestacional que apresente resultado para anticorpos IgG em nível elevado (acima de 300 UI/dL ou de acordo com a metodologia utilizada) e IgM reagente.

( ) Caso que apresente uma das seguintes situações: soroconversão de anticorpos IgG e IgM anti-T. gondii durante o período gestacional; detecção de DNA do T. gondii em amostra de líquido amniótico, em tecido placentário, fetal ou de órgãos (exame anatomopatológico, cultivo de tecido ou bioensaio); mãe de recém-nascido com toxoplasmose congênita confirmada.

( ) Gestante que apresentar resultado para anticorpo IgM anti-T. gondii reagente ou indeterminado; gestante que apresentar história clínica compatível com toxoplasmose adquirida após a concepção; qualquer gestante identificada em situações de surto de toxoplasmose.

( ) Caso que apresente uma das seguintes situações: IgG reagente mais de três meses antes da concepção (em caso de IgM positiva, considera-se residual, portanto, gestante com infecção crônica, anterior à gestação); índice de avidez de IgG alto, colhido com até 16 semanas de gestação; duas amostras de IgG negativas para T. gondii (colhidas com intervalo de duas a três semanas), apesar de IgM reagente (resultado falso-positivo para IgM; portanto, considerar gestante suscetível).



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3275375 Enfermagem
Em relação às arboviroses dengue, chikungunya e zika, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3275376 Enfermagem
A _____________, processo de envelhecimento natural de uma pessoa, caracteriza-se por alterações físicas, funcionais e psicológicas que acontecem de forma gradual e discreta no decorrer da vida. A ___________________ compreende as doenças associadas ao processo de envelhecimento, ou seja, aquelas que são mais comuns nas idades mais avançadas e que acontecem com maior intensidade, comprometendo a capacidade funcional quando não estão devidamente controladas/acompanhadas. A ______________ tem relação com a tomada de decisão com base no seu desejo, nas suas próprias opiniões. Já a __________________ tem relação com capacidade para fazer atividades da vida diária sem precisar de ajuda de um terceiro.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3275377 Enfermagem

Em relação às feridas, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.



I. As úlceras podem ser classificadas em úlceras agudas (consequência do aumento da pressão sobre pontos específicos) ou crônicas (secundárias à abrasão dérmica), e arteriais (resultantes de um quadro de insuficiência arterial periférica) ou venosas (causadas por insuficiência venosa periférica). 


II. Em relação ao tamanho, a ferida deve ser avaliada quanto à área (cm²)/diâmetro (cm)/profundidade (cm), observando se há exposição de estruturas profundas, como estruturas ósseas e tendões.


III. Quanto ao tipo/quantidade de tecido, deve-se observar a granulação, epitelização e se o tecido se encontra desvitalizado ou inviável, com esfacelo e necrose.


IV. Na avaliação das bordas/margens, pode-se observar o edema, a coloração, a temperatura, se há endurecimento, flutuação, crepitação, descamação, entre outros. 


V. Na pele perilesional, deve-se observar se ela se encontra aderida, perfundida, macerada, descolada, fibrótica, hiperqueratótica, entre outros. 

Alternativas
Q3275378 Enfermagem
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito ou características do raciocínio clínico na enfermagem. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: E
6: C
7: B
8: A
9: C
10: D