Questões de Concurso Público IF Farroupilha - RS 2025 para Médico Veterinário
Foram encontradas 25 questões
I. Em um exame físico de um cão, durante a inspeção, é importante analisar o seu estado nutricional, se é adequado para sua raça e idade ou se o animal é obeso, magro ou caquético, além do equilíbrio no volume e conformação de tórax e abdome.
PORQUE
II. Em um animal sadio, as características raciais devem ser compatíveis com a idade e a alimentação fornecida pelo tutor.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Um dos objetivos da epidemiologia é a determinação da origem de uma doença cuja causa é conhecida.
II. A aquisição de informações sobre a ecologia e a história natural de uma doença compreende um dos objetivos da epidemiologia.
III. A epidemiologia não tem o objetivo de investigar e controlar uma doença cuja causa é desconhecida ou mal compreendida.
IV. Dentro dos objetivos da epidemiologia, a avaliação dos efeitos econômicos e outros efeitos sociais de uma doença não está contemplada.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Ammi majus (bisnaguinha-do-campo). 2. Lantana camara (camará). 3. Ipomoea fistulosa (algodão-bravo). 4. Senna occidentalis (fedegoso). 5. Solanum malacoxylon (espichadeira).
Coluna 2
( ) Perturbação nervosa. ( ) Calcificação sistêmica. ( ) Fotossensibilização secundária. ( ) Fotossensibilização primária. ( ) Degeneração muscular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A finalidade do preaquecimento é aumentar a viscosidade do leite, o que irá facilitar a clarificação com temperatura atingida entre 40°C e 45°C.
PORQUE
II. A clarificação é realizada por centrifugação, que visa retirar bactérias e células somáticas do leite, melhorando suas qualidades e aspectos para o processo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Analise as imagens abaixo:
A alteração encontrada neste fígado é a:
( ) A criptococose é a infecção fúngica sistêmica mais comum em gatos e deve ser considerada um diagnóstico diferencial em gatos com evidências clínicas de doença do trato respiratório superior ou inferior.
( ) A anemia regenerativa e a basofilia são as anomalias hematológicas mais comuns em gatos com criptococose.
( ) Lesões granulomatosas com extrusão das narinas externas, deformidade facial sobre a ponte nasal e lesões ulcerativas no plano nasal são comuns em casos de criptococose.
( ) O diagnóstico definitivo de criptococose baseia-se no exame clínico, na avaliação hematológica e no crescimento do fungo em cultura de ágar gel.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. As Leptospiras patogênicas colonizam o fígado de uma ampla variedade de hospedeiros domésticos e silvestres, considerados reservatórios ou hospedeiros de manutenção.
PORQUE
II. A Leptospira se dissemina por todos os tecidos e é eliminada de todos eles pelo sistema imunológico, exceto do fígado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.