Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibirapuitã - RS 2024 para Professor de Séries Iniciais
Foram encontradas 15 questões
I. 40 horas semanais, cumpridas em dois turnos, em Unidade Escolar e/ou na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
II. 24 horas semanais para os professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, cumpridas em um turno, em Unidade Escolar.
III. 44 horas semanais, cumpridas em dois turnos, apenas para Especialista em Educação na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
IV. 30 horas semanais, cumpridas em um turno, apenas para Especialista em Educação na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. A escola desvincula-se do mundo e está disponível somente para os nobres, o professor é considerado um mestre e detentor do saber, e as aulas acontecem de forma individual na própria residência do aluno ou do professor.
II. A educação se dá em razão da necessidade do treinamento das pessoas para o trabalho, seguindo o exemplo das fábricas, e o professor é o transmissor do conhecimento.
III. A educação se dá de forma mais horizontal, pois o aluno passa a apresentar maior autonomia sobre o próprio aprendizado, o professor usa as tecnologias como um potencializador pedagógico, e o aprendizado começa a acontecer através de métodos formais e informais.
Quais estão corretas?
• A sala de aula tem um limite de alunos, para que os educadores possam acompanhar o desenvolvimento mental, físico, sensível e moral deles com maior atenção.
• A transmissão de informações ocorre de maneira hierárquica – do professor para o aluno – e o progresso do estudante é medido por avaliações periódicas, às quais são atribuídas notas de desempenho. O objetivo é fornecer ao aluno uma base sólida de informações.
• O aluno desempenha um papel mais ativo no processo de aprendizagem, fazendo com que seu senso crítico evolua por meio dos questionamentos. O processo estimula o debate, a formulação de hipóteses, a resolução de problemas e o uso de vivências pessoais.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o nome das metodologias descritas no trecho acima.
( ) Desinteresse dos mais jovens nos cursos de licenciatura e envelhecimento dos profissionais atuantes, que provavelmente se aposentarão em breve.
( ) Abandono precoce da carreira, devido aos baixos salários e às condições precárias de trabalho.
( ) Escassa oportunidade do ensino à distância para cursos de licenciatura, o que faz com que os estudantes não encontrem cursos de graduação voltados para a educação na modalidade EaD.
( ) As especialidades com maior queda no número de concluintes na graduação foram Biologia (-21,3%), Química (-12,8%) e Ciências Sociais (-11,7%). Em Pedagogia, houve um aumento de 9,8%.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Os dados mostraram que, em 2022, 1,04 milhão de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estavam fora da escola, evidenciando um alto índice de evasão escolar.
( ) Os números evidenciaram que as taxas de insucesso (reprovação + abandono) são mais altas nos primeiros e últimos anos das etapas escolares – como o primeiro ano do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio.
( ) Entre 2019 e 2021, no ápice da pandemia de Covid-19, as matrículas em creches caíram na rede privada e na rede pública. Em 2022, voltaram a crescer, chegando a 3,9 milhões.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A relação entre ensino e aprendizagem não é mecânica, não é uma simples transmissão do professor que ensina para um aluno que aprende.
PORQUE
II. É uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade dos alunos, e o ensino visa estimular, dirigir, incentivar e impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. O letramento abrange a capacidade de o indivíduo colocar-se como autor (sujeito) do seu próprio discurso, no que se refere não só à relação com o texto escrito, mas também à relação com o texto oral.
II. Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário, o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.
III. Letramento está diretamente relacionado com a língua escrita e seu lugar, suas funções e seus usos nas sociedades letradas, ou mais especificamente, grafocêntricas.
IV. Um projeto de letramento constitui-se de práticas que desencadeiam ações de leitura e de escrita. Essas ações viabilizam a análise de ações de leitura e de escrita.
( ) Para que a avaliação diagnóstica seja possível, é preciso compreendê-la e realizá-la comprometida com uma concepção pedagógica histórico-crítica.
( ) A avaliação terá de ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem trilhados.
( ) A avaliação é parte dissociada do processo de ensino-aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos.
( ) A avaliação tem sua origem na escola contemporânea com a prática de provas e exames e sistematizou-se a partir do século XVI e XVII, com a consolidação da classe operária.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1. Abrange diferentes esferas, sendo que os educadores conhecem e têm acesso contínuo ao plano global da escola, para, a partir das propostas apresentadas nele, desenvolver seu planejamento diário.
2. O planejamento, enquanto construção-transformação de representações, é uma mediação teóricometodológica para ação, que, em função de tal mediação, passa a ser consciente e intencional.
3. Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada, é agir de acordo com o previsto; é buscar algo incrível, essencialmente humano: o real comandado pelo ideal.
4. O planejamento exige que a pessoa docente tenha consciência de que situações inesperadas acontecem, portanto é necessária uma avaliação sucessiva acerca do processo de planejamento de ensino-aprendizagem.
5. A percepção da necessidade de modificação da realidade é maior, pois quem não está querendo nada, quem não quer mudar nada, obviamente não sente interesse em planejar.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: