Questões de Concurso Público IF-AP 2024 para Bibliotecário-Documentalista
Foram encontradas 30 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) O pessoal do serviço de referência em bibliotecas universitárias não realiza pesquisas “para ou em lugar de” devido à quantidade de estudantes ou de docentes, o que tornaria impossível tal atividade.
( ) Um serviço de referência de qualidade prescinde importantes qualidades profissionais, humanas e sociais, as quais devem ser levadas em conta na hora de formar a equipe de referência.
( ) O serviço de referência, como primeiro ponto de contato com o usuário, é a separação de todas as atividades que fazem parte da cadeia documentária (aquisição, tratamento e disseminação).
( ) No âmbito da biblioteca universitária, os bibliotecários organizam sessões de capacitação para estudantes sobre a utilização de instrumentos bibliográficos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Violar o sigilo profissional de fatos que tenha tomado conhecimento no exercício da profissão, com exceção daqueles presentes em lei que exigem comunicação, denúncia ou relato a quem de direito.
II. Delegar a pessoas leigas atos ou atribuições do bibliotecário.
III. Ser conivente ou cúmplice com os indivíduos que exercem ilegalmente a profissão de bibliotecário ou com os profissionais ou instituições que pratiquem atos ilícitos.
IV. Permitir a utilização de seu nome por qualquer estabelecimento ou instituição onde não exerça pessoal e efetivamente sua função.
V. Procurar reparar ou minorar as consequências do ato que lhe foi imputado.
Quais estão corretas?
I. Testemunho.
II. Plágio.
III. Casos de geração de falsa informação.
IV. Intenções ou efeitos da desinformação.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) Enquanto matéria interdisciplinar, não pode simplesmente suspender um processo de degradação já instalado. Pode utilizar-se de métodos técnico-científicos, em uma perspectiva interdisciplinar, que reduzam o ritmo tanto quanto possível desse processo.
( ) A falta de controle da temperatura e a umidade dos acervos podem ser a causa de diversas características de deterioração. Por exemplo, o surgimento de manchas dá-se quando um acervo se encontra em ambiente com alto teor de umidade relativa, e a poeira sobre os documentos umedece e penetra entre as fibras do papel.
( ) O calor não tem impacto na deterioração de acervos, porém a velocidade de muitas reações químicas, inclusive as de deterioração, é dobrada a cada aumento de 30°C. A umidade relativa alta proporciona as condições necessárias para desencadear intensas reações químicas nos materiais.
( ) A atmosfera pode ser considerada um grande recipiente onde permanentemente são lançados sólidos, líquidos e gazes capazes de comprometer a integridade dos acervos documentais.
( ) A luz, natural ou artificial, é um tipo de radiação eletromagnética capaz de fragilizar os materiais constitutivos dos documentos, induzindo um processo de envelhecimento acelerado. A exposição contínua do acervo a uma iluminação inadequada faz com que o papel se torne frágil, quebradiço, amarelecido e escurecido, e as tintas desbotem ou mudem de cor, alterando a legibilidade do texto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Comprometimento com a filosofia de marketing adotada pelos gestores da unidade de informação.
( ) Suporte administrativo da alta direção da organização mantenedora da unidade de informação.
( ) Desenvolvimento das atividades da unidade de informação com foco nos serviços no cliente.
( ) Preocupação com o atendimento ao público-alvo, receptividade às críticas, reclamações e sugestões.
( ) Divulgação dos benefícios e dos prejuízos advindos da adoção das técnicas de marketing.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Base de dados bibliográficos: inclui citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos publicados.
II. Base de dados catalográficos: mostra o acervo de determinada biblioteca ou rede de bibliotecas. Nessa base de dados, um registro conterá todas as informações acerca de determinado livro.
III. Base de dados referenciais: referencia informações ou dados, como nomes e endereços de instituições, e outros tipos de cadastros.
Quais estão corretas?