Questões de Concurso Público Prefeitura de Cordilheira Alta - SC 2023 para Professor de Educação Física (Habilitado e Não Habilitado
Foram encontradas 12 questões
Sobre a organização da educação no Brasil, a Constituição Federal de 1988 dispõe que:
I. Os Municípios atuarão prioritariamente em creches e no ensino pré-escolar.
II. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.
III. A educação básica pública atenderá prioritariamente ao ensino regular.
Quais estão corretas?
O Plano Nacional de Educação – PNE, em seu Art. 8o, § 1o , estabelece que os entes federados estabelecerão, nos respectivos planos de educação, estratégias que:
I. Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural.
II. Garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.
III. Promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais.
Quais estão corretas?
Vasconcellos (2019) identifica como finalidades do Projeto Político-pedagógico:
I. Ajudar a construir a uniformidade.
II. Superar o caráter fragmentário das práticas educativas.
III. Possibilitar o (re)significado do trabalho.
Quais estão corretas?
“Geralmente costumamos avaliar as crianças pelo seu desenvolvimento real, porém, existe um estágio anterior a esse nível, chamado por Vygotsky de _______________, caracterizado pela capacidade de resolver problemas sob a estimulação de um adulto ou em colaboração com os colegas” (ARANHA, 2020).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
“A aprendizagem invertida é um conceito bastante conhecido e – ao mesmo tempo – complexo” (MORAN; 2019). Sobre essa metodologia, é correto afirmar que:
I. O estudante se prepara antes e no seu ritmo para participar de atividades mais significativas com outros colegas e o docente.
II. A aprendizagem invertida transfere para o digital uma parte do que era explicado em sala de aula pelo professor.
III. Os estudantes acessam materiais, fazem pesquisas como preparação para a realização de atividades de aprofundamento, debate e aplicação, feitas em sala de aula, com orientação docente.
Quais estão corretas?
Sobre os princípios norteadores do Projeto Político-pedagógico, segundo Veiga (2002), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
( ) Qualidade que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.
( ) Gestão democrática.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: