Questões de Concurso Público IF Farroupilha - RS 2023 para Professor EBTT - Educação Especial

Foram encontradas 9 questões

Q2240090 Pedagogia
A respeito dos marcos legais apresentados na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, analise as assertivas abaixo:
I. A partir do ano de 1942, o Ministro da Educação, Gustavo Capanema, dá início à publicação de vários decretos-lei, sendo um deles para a criação de “classes especiais” voltadas para estudantes com deficiências mentais dentro dos sistemas já existentes.
II. Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da lei que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 4.024/1961, que aponta o direito dos “excepcionais” à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino.
III. A Lei nº 5.692/1971 altera a LDBEN de 1961 ao definir “tratamento especial” para os alunos com “deficiências físicas, mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados”.
IV. Em 1973, o MEC cria o Centro Nacional de Educação Especial (CENESP), responsável pela gerência da educação especial no Brasil, impulsionando ações educacionais configuradas por campanhas assistenciais e ações isoladas do Estado.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2240091 Pedagogia
A preocupação com uma educação inclusiva e de qualidade tem sido tema constante em debates e conferências ao longo das últimas décadas. Em 2015, a Unesco reformulou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) trazendo 17 objetivos que devem ser implementados até 2030. O 4º item propõe como um de seus objetivos “assegurar a Educação Inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. São encontros ou documentos internacionais voltados para a educação inclusiva, EXCETO: 
Alternativas
Q2240092 Pedagogia
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Sobre as garantias oferecidas por essa política, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
( ) Transversalidade da modalidade de educação especial desde o ensino fundamental até a educação superior.
( ) Formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e demais profissionais da educação para a inclusão.
( ) Acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2240093 Pedagogia
Considerando o público-alvo atendido pela educação especial em uma perspectiva da educação inclusiva, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as condições às suas características.
Coluna 1
1. Deficiências. 2. Transtornos globais do desenvolvimento. 3. Altas habilidades/superdotação.
Coluna 2
( ) Demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
( ) Apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem restringir sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
( ) Apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2240096 Pedagogia
Sobre as categorias de TA, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as tecnologias às suas descrições.
Coluna 1
1. Auxílios para a vida diária e para a vida prática. 2. Adequação postural. 3. Auxílios de mobilidade. 4. Sistemas de controle de ambiente. 5. Projetos arquitetônicos para acessibilidade.
Coluna 2
( ) Bengalas, carrinhos, muletas, andadores, cadeiras de roda manuais ou elétricas, scooters.
( ) Sistemas especiais de assentos e de encostos que levem em consideração medidas, peso, flexibilidade ou alterações muscoesqueléticas existentes.
( ) Rampas, elevadores, adaptações em banheiros, bebedouros, corrimões, barras de apoio.
( ) Materiais antiderrapantes, cadarços elásticos, velcros, punho universal, alças de espuma.
( ) Interruptores de luz, televisores, abertura e fechamento de portas e janelas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: D