Questões de Concurso Público GHC-RS 2022 para Médico (Medicina do Trabalho)
Foram encontradas 40 questões
De acordo com o disposto no Art. 2º da Portaria nº 2.436/2017, a Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e ______________ que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, ______________, redução de danos, cuidados paliativos e ______________ em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Em relação às atribuições comuns dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Gerenciar o processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe.
( ) Exercer outras atribuições que lhes sejam atribuídas por legislação específica da categoria.
( ) Estimular a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos princípios orientadores do processo de regulação de acordo com a Portaria nº 399/GM/MS/2006.
Assinale a alternativa correta quanto às disposições essenciais que deverão constar no Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde, de acordo com o Decreto nº 7.508/2011.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o direito à saúde, de acordo com a Lei nº 10.741/2003.
No campo da ética médica e da bioética, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Código de Ética Médica, a respeito de ensino e pesquisa médica, estabelece que o acesso aos prontuários será permitido aos médicos, em estudos retrospectivos com questões metodológicas justificáveis e autorizados pelo Comitê de Ética em Pesquisa ou pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.
( ) É vedado ao médico, relativamente ao ensino e pesquisa médica estabelecidos pelo Código de Ética Médica, deixar de declarar relações com a indústria de medicamentos, órteses, próteses, equipamentos, implantes de qualquer natureza e outras que possam configurar conflitos de interesse, ainda que em potencial.
( ) Para ajudar no desempenho ético da prática médica da atenção à saúde do paciente, é possível orientar-se pelos princípios bioéticos da igualdade (“fazer o bem”), autonomia (“a pessoa escolhe”), justiça (“priorizar com equilíbrio”), e não maleficência (“evitar danos”).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
No campo da epidemiologia, um(a) médico(a) conduziu um estudo em um pequeno número de casos identificados em um centro de referência especializado em doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. Os casos foram acompanhados ao longo do tempo, durante dez meses, para descrever o curso clínico da Covid-19, os tratamentos instituídos e o estado atual da doença, com uma amostra de casos prevalentes, não necessariamente representativa dos casos incidentes. O desenho desse estudo é mais especificamente relacionado com:
Um teste diagnóstico é geralmente compreendido como um teste realizado em laboratório, porém pode ser aplicado às informações clínicas obtidas pela anamnese, pelo exame clínico e por procedimentos de imagem. Sobre os testes ou exames diagnósticos, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito do tratamento com fármacos anti-hipertensivos e seus respectivos efeitos adversos mais comuns, analise as assertivas abaixo:
I. Di-hidropiridinas – cefaleia, edema periférico e palpitação.
II. Inibidores da ECA – hipocalemia e tosse seca.
III. Diuréticos tiazídicos – hiperuricemia e hipocalemia.
Quais estão corretas?
Uma atleta amadora com 22 anos de idade, enquanto jogava futebol, ao correr velozmente buscando alcançar a bola, sofreu uma queda brusca devido à perda transiente da consciência, com perda correspondente do tônus postural, seguida de recuperação espontânea e total. No exame médico imediato, estava lúcida, orientada, sem traumatismo aparente e sem dispneia. Negava história prévia de sintomas, de eventos semelhantes, de jejum e não fazia uso de fármacos ou estimulantes. Na investigação diagnóstica de síncope dessa paciente, qual o achado de seu eletrocardiograma será mais preocupante, suscitando uma investigação mais aprofundada?
A respeito de doenças cerebrovasculares que devem ser encaradas como situações de emergência médica, analise as seguintes assertivas:
I. A etiologia do acidente vascular cerebral isquêmico pode ser classificada pelos critérios TOAST (Trial of Org 10172 in Acute Stroke Treatment) em cardioembólico, aterotrombótico, lacunar, outras etiologias e indeterminado.
II. Fontes potenciais de alto risco para cardioembolia, segundo os critérios TOAST, incluem a prótese valvar sintética e o trombo ventricular esquerdo após infarto agudo do miocárdio.
III. O delirium sem demência prévia ou sobreposto a ela, a convulsão e os tumores intracranianos estão entre os diagnósticos mais confundidos com acidente vascular cerebral.
Quais estão corretas?
No âmbito das estratégias preventivas para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou sua 3ª Reunião de Alto Nível sobre Cobertura Universal de Saúde em 2018 e foi estabelecida a chamada Agenda 5x5 para enfrentamento dessas DCNTs. As cinco doenças incluídas são as cardiovasculares, respiratória crônica, diabetes, câncer e __________________. Os cinco fatores de risco incluem alimentação inadequada, atividade física inadequada, consumo prejudicial de álcool, tabagismo e ________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
De acordo com a Portaria nº 3.214/1978 e suas alterações posteriores e com a nova Norma Regulamentadora nº 7 (NR-7 PCMSO) Anexo I, assinale a alternativa em que o agente químico e seu respectivo indicador biológico de exposição dosado na urina está INCORRETO.
De acordo com a Portaria nº 3.214/1978 e suas alterações posteriores e com a nova Norma Regulamentadora nº 7 (NR-7 PCMSO), analise as seguintes atividades de vigilância da saúde ocupacional, previstas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
I. Ações por meio de exames médicos dirigidos que incluam os exames previstos na Norma Regulamentadora nº 7.
II. Ações a partir de informações sobre a demanda espontânea de empregados que procurem serviços médicos.
III. Ações por meio de exames médicos dirigidos que incluam a coleta de dados sobre sinais e sintomas de agravos à saúde relacionados aos riscos ocupacionais.
Quais pertencem à vigilância ativa da saúde ocupacional?
A respeito do controle médico ocupacional da exposição a níveis elevados de pressão sonora, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O audiômetro deve ser submetido a procedimentos de verificação e controle periódico do seu funcionamento, incluindo aferição acústica bienal.
( ) O audiômetro deve ser submetido à calibração acústica sempre que a aferição acústica indicar alteração; quando houver recomendação de prazo pelo fabricante; e a cada três anos, se não houver indicação do fabricante.
( ) A aferição biológica do audiômetro deve preceder a realização dos exames audiométricos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 15, Anexo XI, assinale a alternativa em que o agente químico NÃO tem valor teto assinalado no Quadro nº 1 – Tabela de Limites de Tolerância.
De acordo com a Portaria nº 3.214/1978 e suas alterações posteriores e com a nova Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que trata das disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais, no que concerne à avaliação de riscos ocupacionais, a gradação da severidade das lesões ou agravos à saúde deve levar em conta a magnitude da consequência e o número de trabalhadores possivelmente afetados. É correto afirmar que a magnitude deve levar em conta as consequências de ocorrência de:
As síndromes psiquiátricas orgânicas relacionadas ao trabalho incluem uma variada gama de distúrbios neuropsiquiátricos agudos e crônicos desencadeados por agentes químicos neurotóxicos. Nesse sentido, considere os seguintes agentes químicos:
I. Manganês.
II. Sulfeto de carbono.
III. Tricloroetileno.
Quais desses agentes podem causar transtorno mental orgânico relacionado ao trabalho?
As atividades ocupacionais sujeitas ao risco de intoxicação na extração, tratamento e trituração de pirolusita e na fabricação de vidros especiais e cerâmicas se manifestam agudamente, com quadro predominante respiratório, ao passo que na intoxicação crônica predominam alterações do sistema nervoso central. Entre os distúrbios psíquicos e neurocomportamentais nos indivíduos intoxicados estão incluídos: inquietude, euforia, oscilações do humor e “passo de bailarina”. O agente etiológico mais provável envolvido nessas atividades descritas é o:
Um trabalhador tem sintomas psiquiátricos e neurocomportamentais como insônia, pesadelos, fadiga, incapacidade de concentração e perda de memória. Apresenta tremor fibrilar e contração espasmódica dos nervos e neurite óptica. Sua história ocupacional revela exposição ocupacional a agente químico durante sete anos em indústria de viscose e rayon (seda artificial). Recentemente, vem tendo queixas de precordialgia, compatível com doença aterosclerótica do coração. O agente tóxico mais provável de sua intoxicação é: