Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2021 para Nutricionista

Foram encontradas 11 questões

Q1708192 Nutrição
A disfagia orofaríngea é uma anormalidade que afeta o mecanismo neuromuscular de controle de movimento do palato, faringe e esfíncter esofágico superior. Em relação à disfagia, analise as assertivas abaixo:
I. Nos casos mais graves, para prevenir a aspiração, bem como a desidratação e a desnutrição, a nutrição por via enteral exclusiva pode ser indicada. II. A definição da consistência dos alimentos por via oral deve ser de acordo com a avaliação da equipe de fonoaudiologia, sempre iniciando com preparações líquidas finas, sendo evoluídas até a consistência normal. III. Pode existir a necessidade de espessamento dos alimentos e para isso foram propostos 2 níveis de viscosidade, especificando a consistência dos alimentos sólidos e semissólidos. IV. A restrição de consistência pode comprometer a oferta nutricional, sendo importante a avaliação da necessidade de complementos nutricionais.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1708193 Nutrição
O Diabetes Melito (DM) não controlado pode provocar, a longo prazo, disfunção e falência de vários órgãos. As complicações do DM podem ser classificadas em complicações agudas e crônicas. Qual das alternativas abaixo é considerada uma complicação crônica do DM?
Alternativas
Q1708194 Nutrição
Segundo o Caderno de Atenção Básica: Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica (Ministério da Saúde), é necessário estratificar os pacientes com doenças crônicas para reconhecer os diferentes graus de risco/vulnerabilidade de cada um. Um desses critérios é a capacidade de autocuidado. A avaliação da capacidade de autocuidado tem caráter dinâmico e dependente da postura da pessoa diante de sua condição crônica. O papel das equipes de Atenção Básica é fundamental no sentido de apoiar os portadores de condições crônicas a receberem informações que lhes permitam tomar postura proativa de cuidado. Analise as situações abaixo, verificando se ajudam a ilustrar circunstâncias em que a capacidade de autocuidado pode ser insuficiente:
I. Pessoas com dificuldade de compreensão das necessidades farmacológicas e de um plano de cuidados em médio e longo prazos. II. Pessoas que se encontram no estágio pré-contemplativo de mudança de comportamento, isto é, que não demonstram interesse em realizar mudanças nos próximos meses. III. Pessoas com baixo suporte social (ausência de apoio familiar, problemas familiares e dificuldades socioeconômicas). IV. Pessoas com depressão grave.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1708195 Nutrição
A Doença Celíaca (DC) é um distúrbio sistêmico autoimune desencadeado pela ingestão de glúten. A DC caracteriza-se por estado crônico de inflação da mucosa do intestino delgado, podendo levar à má digestão e absorção de macro e micronutrientes. Qual dos itens abaixo deve ser eliminado da alimentação do paciente com DC?
Alternativas
Q1708196 Nutrição
Na fase não dialítica da doença renal, a dieta ____________ promove redução na geração de produtos nitrogenados tóxicos responsáveis pelos distúrbios clínicos e metabólicos causados pela __________. Algumas dessas manifestações da doença renal crônica no sistema gastrointestinal são: ________, náuseas, hálito urêmico e anorexia.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: A
5: E