Questões de Concurso Público UNICAMP 2025 para Biólogo
Foram encontradas 33 questões
O método mais utilizado para purificação do DNA é a extração com fenol tamponado, que provoca a desnaturação de ____________________ de maneira eficiente. O clorofórmio também é usado como agente desnaturante de __________________ contidas(os) na amostra. A mistura de fenol e de clorofórmio é muito eficiente (...) e sua ação se fundamenta na propriedade hidrófoba das(os) ________________ que apresentam afinidade por solventes orgânicos. (Adaptado).
O termo que completa corretamente as lacunas é:
Antes da preparação das lâminas, nas rotinas mais comuns são feitas em geral: a indução de mitoses nas amostras (in vivo ou in vitro), a promoção do aumento do volume celular e a interrupção das mitoses.
A interrupção das divisões celulares é feita com:
Analise a imagem do seguinte equipamento laboratorial.

Fonte: Imagem dos autores
Por meio desse equipamento serão visíveis todas as estruturas ou componentes celulares a seguir, exceto:
A reação descrita é comumente utilizada para evidenciar os seguintes produtos ou estruturas celulares:
I. Distinção de estruturas biológicas por marcação com metal pesado.
II. Caracterização da camada epidérmica vegetal.
III. Observação em tempo real da replicação viral.
IV. Distribuição de elementos químicos em tecido.
V Visualização direta de proteínas fluorescentes em células.
A microscopia eletrônica de varredura convencional possibilita as aplicações indicadas em:
( ) Distância de trabalho (WD - Working Distance) é a distância entre a parte inferior da lente condensadora final e o estágio do microscópio.
( ) Profundidade de campo refere-se à profundidade da amostra que aparece em foco na imagem.
( ) Dwell time refere-se ao tempo em que cada ponto na amostra é exposto ao feixe de elétrons.
( ) Magnificação é o comprimento da linha varrida na amostra dividido pelo comprimento da linha na imagem.
( ) Astigmatismo é uma distorção no feixe de elétrons que faz com que o spot deste seja elíptico, prejudicando a nitidez na imagem.
Assinale a sequência correta.
I. A topografia da amostra e o ângulo no qual o feixe de elétrons a atinge interferem no contraste de imagens geradas por elétrons secundários.
II. A fonte de elétrons termiônica gera feixe de elétrons mais coerente e com maior brilho do que o canhão de elétrons de emissão de campo (FEG – “Field Emission Gun”).
III. Diferenças no número atômico da amostra interferem na detecção de elétrons retroespalhados.
IV. As lentes eletromagnéticas do MEV controlam o diâmetro do feixe de elétrons.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Em situações como esta, qual conduta permite o incremento do contraste durante a análise da amostra?
Com base nessa descrição, assinale a alternativa correta.
A que metodologia o texto se refere?