Questões de Concurso Público PC-MG 2021 para Perito Criminal - Engenharia Civil

Foram encontradas 8 questões

Q1980638 Engenharia Civil
A figura seguinte representa o esquema estático de uma viga ABC com comprimento total de 6 m (vão AB de 4 m mais balanço BC de 2 m). A estrutura possui seção transversal constante, peso desprezível e está sujeita às cargas de 10 kN/m e 5 kN, aplicadas no seu plano e equilibradas por reações nos apoios A e B. Inicialmente, a carga vertical em C vale 5 kN.
Se a carga de 10 kN/m for mantida, porém a carga vertical aplicada em C tiver seu valor, em módulo, aumentado para 10 kN e for reposicionada no ponto B, é CORRETO afirmar: 

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1980639 Engenharia Civil
Dentre os diversos materiais empregados nas obras de engenharia civil, destaca-se o concreto, usualmente obtido de uma mistura adequada de cimento, água e agregados graúdos e miúdos. Em associação com barras de aço, ele se torna um dos materiais compostos mais utilizados no mundo atualmente: o concreto armado. Acerca desse material composto, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q1980640 Engenharia Civil
A Norma NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto-Procedimento) estabelece requisitos de segurança e de bom desempenho das estruturas de concreto armado, os quais, se não atendidos, caracterizam o chamado estado-limite. Um “Estado-limite Último” está relacionado ao colapso ou a qualquer outra forma de ruína estrutural que determine a paralisação total ou parcial do uso da estrutura.
Nos exames periciais de Engenharia, o Perito Criminal pode se deparar com situações que caracterizam um estado-limite último, dentre as quais podem ser corretamente citadas, EXCETO:
Alternativas
Q1980641 Engenharia Civil
Como instrumento básico de suas políticas urbanas, os municípios costumam estabelecer parâmetros urbanísticos como, por exemplo, a Taxa de Ocupação (TO) e o Coeficiente de Aproveitamento Máximo (CAmáx). Tais parâmetros podem ser definidos, respectivamente, por: “Relação entre a área de projeção horizontal da edificação e a área do terreno, expressa em porcentagem” e “Índice que, multiplicado pela área do terreno, define o potencial construtivo máximo aplicável ao mesmo [...]”. Portanto, a TO representa uma relação percentual entre a área da projeção horizontal da edificação e a área do terreno, ao passo que o CAmáx representa o valor máximo permitido para a proporção entre a soma das áreas edificadas de todos os pavimentos e a área do terreno.
Suponha que um edifício seja projetado com um pavimento térreo e diversos pavimentos-tipo acima do térreo. Além disso, as áreas edificadas do pavimento térreo e de um pavimento-tipo serão iguais entre si e todos os pavimentos apresentarão uma mesma área de projeção horizontal. Considerando-se que o edifício se localizará em região com CAmáx de 2,4 e que possuirá uma TO de 40 %, é CORRETO afirmar que poderão ser edificados nesse edifício, no máximo:
Alternativas
Q1980644 Engenharia Civil
A NBR 14653-2 (Avaliação de bens Parte 2: Imóveis urbanos) visa complementar conceitos, métodos e procedimentos gerais de avaliação de imóveis tratados na NBR 14653-1 (Avaliação de bens Parte 1: Procedimentos gerais), particularmente no que se refere às especificidades dos imóveis urbanos. Diante de uma demanda de realização de exame pericial para determinação do valor de um bem imóvel, o Perito Criminal pode empregar diferentes métodos avaliatórios próprios da Engenharia de Avaliações. Nesse contexto, analise as asserções seguintes:
I. Dentre os métodos para identificar o valor de um bem, pode-se empregar o método comparativo direto de dados de mercado, o método involutivo, o método da renda e o método evolutivo, bem como outros métodos devidamente descritos e fundamentados no trabalho avaliatório. II. Dentre os métodos para identificar o custo de um imóvel, pode-se empregar, por exemplo, o método da quantificação do custo ou o método comparativo direto de custo. III. Na utilização do método da quantificação do custo, o custo de um imóvel pode ser apropriado a partir do custo unitário básico de construção ou a partir de orçamento detalhado. IV. No caso da utilização de modelos de regressão linear, pode-se atingir graus de fundamentação que variam de I a IV, de acordo com a caracterização do imóvel, a quantificação/identificação dos dados de mercado e a ocorrência de extrapolação nos valores amostrais relativos às variáveis do modelo.
É(São) VERDADEIRA(S) apenas a(s) asserção(ões) indicada(s) em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: C
5: A