Questões de Concurso Público FSPSS 2022 para Médico Clínico Geral 20h

Foram encontradas 20 questões

Q4369999 Português
Observando a grafia das palavras nas frases abaixo, a opção em que todas as palavras estão grafadas corretamente é: 
Alternativas
Q4370000 Português
Uma palavra que tem intrigado os gramáticos normativos e os linguistas é onde, principalmente na linguagem oral. Ela está praticamente se universalizando, como conectivo. Entre as opções abaixo, identifique aquela em que a palavra está empregada corretamente
Alternativas
Q4370001 Português
Em se tratando de figuras de linguagem, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q4370002 Português
Quanto à acentuação gráfica, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q4370003 Português
Hidrogéissão redes tridimensionais de polímeros – naturais ou sintéticos – capazes de reter grande quantidade de água em sua estrutura. Outra característica importante é a elasticidade desses compostos. Uma das novas aplicações, desenvolvida no Canadá, é um sensor que, grudado à pele, transforma estímulos mecânicos, como tensão e deformação, e outros sinais, como umidade, em sinais elétricos. O dispositivo foi batizado de AISkin (de pele iônica artificial em inglês), e os primeiros resultados foram publicados na revista Materials Horizons. A previsão é que o sensor possa incrementar tecnologias vestíveis em áreas diversas. No artigo, os cientistas relatam testes bem-sucedidos com a detecção do movimento de um dedo da mão, o que poderia ajudar, na área da saúde, o acompanhamento de processos de reabilitação, por exemplo. Outro teste foi feito com um touch pad (painel sensível ao toque) grudado à mão de uma pessoa, no qual foi possível controlar ações em um jogo eletrônico no computador. A inspiração para o novo sensor veio diretamente da pele humana, uma rede polimérica com presença de uma variedade de sensores neurais. Esses sensores transformam os estímulos recebidos – como um aperto de mão ou a aproximação do fogo – em sinais elétricos pelo transporte de íons (átomos eletricamente carregados, positiva ou negativamente, por terem perdido ou ganhado elétrons). Essa capacidade é chamada de transdução – a transformação de estímulo ou sinal de um tipo em outro.
[...] Pezzo, Mariana Disponível em: https://sinteses.blogfolha.uol.com.br/2020/01/23/de-piscina-de-ions-a-bebedouro-de-bacterias-o-potencialdo-hidrogel/ Acesso em: 23 jan. 2020. (Fragmento) 


De acordo com o texto acima, assinale a alternativa cujo trecho requer novas informações a fim de permitir rever opiniões e crenças desfavoráveis ao fato narrado. 
Alternativas
Q4370004 Saúde Pública
O SUS foi implementado a partir de um arcabouço jurídico que definiu um conjunto de princípios organizativos e doutrinários, servindo como base para sua estruturação ao longo das 3 últimas décadas. São diretrizes e princípios gerais do SUS, EXCETO: 
Alternativas
Q4370005 Direito Sanitário
Sobre a Lei nº 8.080 de 1990, é correto afirmar que essa lei dispõe sobre 
Alternativas
Q4370006 Saúde Pública
A Atenção Primária à Saúde (APS) possui um conjunto de atributos que a define e que a ela deve ser incorporado permanentemente para que atinja conceito amplo. Estes atributos são divididos em nucleares (ou essenciais) e em derivados. Assinale a alternativa que apresenta somente atributos essenciais da APS. 
Alternativas
Q4370007 Saúde Pública
Com base nos dados relacionados à saúde da família, o número máximo de pessoas cobertas por uma equipe de acordo com a Política Nacional da Atenção Básica deve ser de: 
Alternativas
Q4370008 Direito Sanitário

Analise as assertivas abaixo em relação ao Decreto nº 7.508/2011 e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) As Redes de Atenção à Saúde estarão compreendidas no âmbito de uma Região de Saúde, ou de várias delas, em consonância com diretrizes pactuadas nas Comissões Intergestores. ( ) Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, três ações e serviços: atenção primária, urgência e emergência, e atenção psicossocial; quando necessário, deve ser instituído o protocolo de atenção à saúde indígena. ( ) A integralidade da assistência à saúde se inicia e se completa no Mapa de Saúde, mediante referenciamento do usuário, conforme pactuado pelos Conselhos de Saúde.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q4370009 Farmácia
Em um estudo publicado em fevereiro de 2020, intitulado “Breakthrough: Chloroquine phosphate has shown apparent efficacy in treatment of COVID-19 associated pneumonia in clinical studies” foi descoberto que o medicamento cloroquina fosfato, é eficaz contra a cepa de coronavírus (COVID-19) associado com pneumonia, o artigo recomenda a inclusão desde medicamento no guia de tratamento para esta doença. Assinale a alternativa que apresenta a indicação original do medicamento cloroquina. 
Alternativas
Q4370010 Medicina
A paciente Ana, 62 anos, irá iniciar insulinoterapia em dose única antes de se deitar. Em relação ao automonitoramento da glicemia capilar (AMGC) de Ana, qual deve ser a orientação correta? 
Alternativas
Q4370011 Patologia
“Tá com a gota serena” é uma expressão popular utilizada no Nordeste Brasileiro e se refere a uma pessoa impaciente, nervosa, ou exaltada. Quando dito esta expressão, significa que a pessoa está furiosa com algo, ou com alguém. É sabido, na verdade, que a gota é uma doença que acomete as articulações e se agrava mais à noite, no “sereno”, tratando assim de uma síndrome metabólica. Assinale a alternativa que indique o componente bioquímico, no qual, o aumento fecha o diagnóstico da doença, do texto supracitado. 
Alternativas
Q4370012 Medicina
Mulher, obesa, diarista, queixa-se de dor lombar, sem irradiação, de padrão mecânico e forte intensidade. Não há comorbidades prévias e o exame físico está normal. A conduta mais apropriada é 
Alternativas
Q4370013 Medicina
Paciente de 30 anos com diarreia há 3 dias, cerca de 10 episódios por dia, fezes líquidas e com muco, que não o acordam à noite, associadas à cólica abdominal. Exame físico com leve distensão abdominal, mas sinais vitais normais e sem descompressão dolorosa. A medida mais apropriada é 
Alternativas
Q4370014 Medicina
Uma mulher de 45 anos está há dois dias com febre alta e mialgias intensas. Hoje a febre cedeu, porém queixase de cansaço, dor abdominal e vômitos persistentes. No exame físico, a PA é 110 x 50 mmHg, FC 120 bpm e FR 27 irpm. A conduta mais apropriada é 
Alternativas
Q4370015 Medicina
Sobre a dor, diversas abordagens terapêuticas não farmacológicas, isoladamente, ou em associação com analgésicos, podem ser utilizadas. Sobre os medicamentos auxiliares na atividade analgésica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4370016 Medicina
Criança com 4 anos de idade é levada para avaliação na Unidade de Saúde da Família devido à “tosse que não passa” à noite, com “chiado no peito” e despertar noturno por tosse. O quadro é repetitivo no último ano, com limitação para correr e brincar. Apresenta ganho pondero-estatural adequado. Pais negam vômitos e diarreia. Não teve contato com tuberculose. Qual a hipótese diagnóstica mais provável? 
Alternativas
Q4370017 Medicina
Uma mulher de 64 anos está em acompanhamento pelo médico de família da UBS de seu bairro há 6 meses, com diagnóstico de diabetes de longa data. Ela vem com exames de rotina, com alterações que apontam para uma nefropatia severa, mesmo com uso correto de medicação, com adesão à dieta e ao exercício físico. Ao checar o resultado dos exames, o médico de família resolve encaminhá-la ao nefrologista e pede que ela retorne em nova consulta assim que for atendida pelo especialista. A situação relatada acima refere-se a um componente importante do processo de trabalho do médico de família na atenção primária. Baseando-se nessas informações, assinale a alternativa que conceitua esse componente.
Alternativas
Q4370018 Medicina
João Vitor, 63 anos, foi à consulta de seguimento, marcada com seu médico de família. Não tem queixas novas e levou os exames pedidos na consulta com a enfermeira. O médico de família olha os exames e diz a João que ele terá de iniciar o uso de insulina. Ele relata que tem muito medo de tomar insulina e que gostaria de tentar fazer uma dieta e de tomar os medicamentos orais com maior regularidade. O médico de família orienta sobre os riscos dessa conduta, mas refaz a receita e agenda uma avaliação com a nutricionista do NASF. Assinale a alternativa que apresenta o componente do Método Clínico Centrado na Pessoa aplicado pelo médico de família ao paciente. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: B
5: A
6: A
7: A
8: B
9: B
10: C
11: A
12: C
13: A
14: D
15: A
16: C
17: B
18: D
19: D
20: D