Questões de Concurso Público Prefeitura de Pontal - SP 2025 para Professor - PEB II Português

Foram encontradas 16 questões

Q3813384 Português
Considere o célebre verso de Camões:
"Amor é fogo que arde sem se ver; / é ferida que DÓI, e NÃO SE SENTE; / é um contentamento DESCONTENTE; / é dor que desatina sem doer."
A definição do amor pela coexistência de impossibilidades lógicas (como "doer e não se sentir" e "contentamento descontente") configura qual figura de pensamento? 
Alternativas
Q3813385 Português
Analise o uso da palavra "PEDRA" nas frases abaixo:
I. O geólogo analisou a PEDRA encontrada na expedição.
II. O professor afirmou: "Você será a PEDRA fundamental desta nova escola."
Quanto ao sentido da palavra "PEDRA", é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3813386 Português
Palavras como "sociologia" (latim + grego) e "automóvel" (grego + latim) são exemplos clássicos de formação de palavras que misturam radicais de idiomas distintos. Esse processo de formação é conhecido como: 
Alternativas
Q3813387 Português
Observe o período: "O coordenador, embora compreendesse a situação dos professores, não LHES pôde garantir o aumento."
A colocação do pronome "LHES" antes do verbo ("pôde") justifica-se pela presença de: 
Alternativas
Q3813388 Português
Leia o diálogo entre dois professores:
– Professor A: "Você PODERIA me emprestar seu diário de classe?"
– Professor B: "Claro, ESTAVA justamente pensando em procurá-lo."
Os usos do Futuro do Pretérito (PODERIA) e do Pretérito Imperfeito do Indicativo (ESTAVA) cumprem, respectivamente, as seguintes funções semânticas no contexto: 
Alternativas
Q3813389 Português
Considerando as regras de regência da norma culta, assinale a alternativa em que a lacuna deve ser preenchida com "a" ou "as", mas NÃO PODE receber o acento grave (crase): 
Alternativas
Q3813390 Português
Assinale a alternativa em que a concordância verbal está plenamente de acordo com a norma culta:
Alternativas
Q3813391 Português
Analise os termos destacados nas frases:
I. O medo DA AVALIAÇÃO paralisou alguns candidatos.
II. O medo DO PROFESSOR era visível em sua fala trêmula.
Os termos "DA AVALIAÇÃO" (I) e "DO PROFESSOR" (II) classificam-se sintaticamente, de forma respectiva, como: 
Alternativas
Q3813392 Português
Em qual das alternativas abaixo a partícula "SE" possui a mesma classificação sintática que apresenta em:
"O professor QUEIXOU-SE da falta de recursos"? 
Alternativas
Q3813393 Português
Na frase: "AO ENTRAR na sala, o professor encontrou todos em silêncio", a oração destacada (reduzida de infinitivo) expressa uma circunstância de:
Alternativas
Q3813442 Português
Um professor de PEB II - Português, ao planejar uma sequência didática sobre o gênero "artigo de opinião" para o 9º ano, propõe os seguintes passos:
I - Leitura e discussão de artigos de diferentes veículos sobre um tema social relevante;
II - Análise, com os alunos, dos recursos coesivos e dos operadores argumentativos (tese, argumentos, contra-argumentos) usados nos textos;
III - Proposta de produção de um artigo de opinião sobre um problema do bairro da escola, que será publicado no blog escolar. Considerando a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esta abordagem metodológica é pedagogicamente potente porque: 
Alternativas
Q3813443 Português
No trecho "O problema não é o disse-me-disse que corre nos bastidores do poder; o problema é o silêncio obsequioso que o legitima", a palavra em destaque (disse-me-disse) é um exemplo de processo de formação de palavras que: 
Alternativas
Q3813445 Português
Analise o fragmento de texto a seguir, que simula uma postagem em rede social:
"Vi o filme novo. Achei ok. O diretor tentou fazer um ‘cidadão kane’ moderno, mas faltou profundidade. A trilha sonora, pelo menos, é boa. Mas, assim, não gastem o ingresso."
Para que um aluno compreenda plenamente a coerência deste texto e a crítica nele embutida, é essencial que ele ative seu conhecimento de mundo para compreender o mecanismo de intertextualidade presente em: 
Alternativas
Q3813446 Português
Ao abordar a "Formação e Desenvolvimento da Língua Nacional Brasileira", um professor de PEB II se depara com a seguinte fala de um aluno: "Professor, então quer dizer que Mário de Andrade, em Macunaíma, escrevia 'errado' de propósito?". Considerando os estudos sobre variantes linguísticas e o projeto literário modernista, a resposta metodologicamente mais adequada do professor seria: 
Alternativas
Q3813447 Português
Leia os versos de João Cabral de Melo Neto ("Educação pela Pedra"):
Para aprender da pedra, frequentá-la; Captar sua voz inenfática, impessoal (pela de dicção ela começa as aulas).
Nesta estrofe, a construção da imagem poética se baseia fundamentalmente em um recurso estilístico que consiste em: 
Alternativas
Q3813448 Português
Um professor de PEB II busca desenvolver em seus alunos a habilidade de Apreciação e Réplica, conforme previsto na BNCC (Campo Artístico-Literário). Ele seleciona um romance contemporâneo e propõe, após a leitura, um "júri simulado" onde os alunos devem "defender" ou "acusar" as atitudes de um personagem complexo (protagonista) do livro, usando elementos do próprio texto (ações, falas, pensamentos) para construir suas argumentações. Esta proposta metodológica é avançada e eficaz para o objetivo de "Apreciação e Réplica" porque:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: B
5: C
6: X
7: X
8: B
9: D
10: A
11: C
12: D
13: D
14: C
15: B
16: D