Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública - Gestão de Equipamentos e Metrologia Física, Química e Biológica

Foram encontradas 6 questões

Q3335938 Química
Observe as afirmativas a seguir, em relação à documentação do sistema de gestão.

I. As políticas e os objetivos devem abordar a competência, imparcialidade e operação consistente do laboratório.

II. A gerência do laboratório deve fornecer evidência do seu comprometimento com o desenvolvimento e implementação do sistema de gestão e com a melhoria contínua de sua eficácia.

III. Toda a documentação, processos, sistemas e registros relacionados com o atendimento aos requisitos deste documento devem ser incluídos, referenciados ou vinculados ao sistema de gestão.


Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q3335941 Química
Uma autoclave faz com que uma câmara chegue à determinada temperatura graças a vapor de água e é utilizada para a destruição de microrganismos. Uma autoclave deve ser equipada com:

• ao menos uma válvula de segurança.

• uma torneira de drenagem.

• um dispositivo de regulagem permitindo a manutenção da temperatura no interior da câmara com intervalo de variação de ± 3°C da temperatura alvo (levando em consideração a incerteza da medição do par termoelétrico de medição), e uma sonda de temperatura ou um par termoelétrico de registro.

• um temporizador e um medidor de temperatura. (Fonte: ISO 7218:2007). 

Em relação a verificação e calibração da autoclave, podemos afirmar que:

I. A autoclave deve ser mantida em boas condições de funcionamento e deve ser inspecionada regularmente por pessoal qualificado para tal função de acordo com as instruções do fabricante.

II. A validação inicial deve conter estudos de desempenho para cada apenas um ciclo de operação, aquecimento ou resfriamento.

III. A validaçao não precisa ser repetida a não ser que ocorra uma modificação e reparo significante no equipamento.

IV. Uma vez por dia, no mínimo, um indicador de processo deve ser adicionado ao centro do material para verificar o aquecimento durante o processo, quando não há disponível um registro rastreável da eficiência do processo.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que: 
Alternativas
Q3335943 Química
Nas checagens intermediárias de balanças realizadas pelo pessoal do laboratório, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3335951 Química
Observe as afirmativas a seguir, em relação a qualificação de estufas de incubação.

I. Convém que seja realizada antes do primeiro uso a partir desta avaliação inicial, em intervalos não superiores a 3 (três) anos.

II. Visa determinar a distribuição e estabilidade da temperatura e umidade.

III. Convém que a qualificação seja repetida após uma operação de manutenção com troca de elementos sensíveis como o bloco de equalização ou a resistência de aquecimento.


Sobre afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q3335955 Química
Quanto ao uso da autoclave:

I. Para a destruição dos microrganismos em cultura e descontaminação de meios de cultura utilizados, o vapor saturado na câmara deve estar a uma temperatura de pelo menos 170ºC ± 10ºC.

II. Para a destruição dos microrganismos em cultura e descontaminação de meios de cultura utilizados, o vapor saturado na câmara deve estar a uma temperatura de pelo menos 121ºC ± 3ºC.

III. Durante o mesmo ciclo de esterilização, podemos utilizar a autoclave para esterilizar materiais limpos (e/ou meios de cultura) e, ao mesmo tempo, descontaminar os materiais usados (e/ou meios de cultura usados).


Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q3335963 Química
Para o correto funcionamento de equipamentos e para garantir a qualidade das atividades realizadas, antes do uso deles é necessário verificar: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: B
6: E