Questões de Concurso Público TJ-SC 2026 para Engenheiro Eletricista

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2026 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2026 - TJ-SC - Engenheiro Eletricista |
Q4152531 Eletrotécnica
No contexto da proteção de subestações, avalie as afirmativas a seguir.

I. Em subestações aéreas, a maior exposição a descargas atmosféricas exige a integração coordenada entre o sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e os dispositivos de proteção contra surtos (DPS).
II. Em subestações abrigadas, embora a incidência direta de descargas atmosféricas seja reduzida, a propagação de surtos conduzidos pela rede elétrica ou por acoplamentos eletromagnéticos internos torna indispensável o uso de DPS em cascata.
III. A seletividade e a coordenação da proteção em subestações, independentemente de serem aéreas ou abrigadas, dependem da adequada parametrização de relés (como sobrecorrente, diferencial e distância).

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2026 - TJ-SC - Engenheiro Eletricista |
Q4152537 Eletrotécnica
Avalie as afirmativas a seguir, a respeito das exigências da NR 10 quanto à constituição e manutenção do Prontuário de Instalações Elétricas:
I. As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos.
II. O Prontuário deve conter o conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde.
III. A documentação prevista no Prontuário é para o atendimento dos órgãos de fiscalização do Ministério do Trabalho.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2026 - TJ-SC - Engenheiro Eletricista |
Q4152543 Eletrotécnica
Avalie as afirmativas a seguir, a respeito de projetos de sistemas de detecção e alarme de incêndio.

I. Em sistemas endereçáveis configurados em topologia de Classe A (anel fechado), a ocorrência de um único rompimento (circuito aberto) em qualquer ponto do laço não deve impedir a comunicação da central com nenhum dos dispositivos instalados.
II. O uso de resistores de fim de linha em sistemas Classe B (convencionais) tem como função principal limitar a corrente de alarme.
III. Conforme os requisitos de supervisão, a central de alarme deve ser capaz de distinguir entre um estado de "Alarme" (fechamento de contato de um detector) e um estado de "Avaria" (curto-circuito ou rompimento na fiação).

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E