Questões de Concurso Público TJ-SC 2026 para Arquiteto

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2026 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2026 - TJ-SC - Arquiteto |
Q4151578 Engenharia Civil
De acordo com a Instrução Normativa CBMSC nº 09, as saídas de emergência têm como propósito proporcionar às pessoas a saída segura, rápida e eficaz dos imóveis em caso de emergência.

Assinale a opção que indica apenas elementos que podem compor a saída de emergência.
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2026 - TJ-SC - Arquiteto |
Q4151586 Engenharia Civil
A eficiência energética em edificações envolve um conjunto de estratégias e práticas voltadas à redução do consumo de energia, sem prejuízo do desempenho e do conforto dos usuários. Para isso, diferentes instrumentos são utilizados ao longo do ciclo de vida do edifício, desde a fase de projeto até a operação, com funções distintas, porém complementares.
Relacione os termos a seguir às respectivas definições.

1. Comissionamento
2. Gestão energética em edifícios
3. Monitoramento do desempenho energético 4. Diagnóstico energético

( ) Processo de análise do uso de energia em uma edificação, com o objetivo de identificar consumos significativos e oportunidades de melhoria do desempenho energético.
( ) Acompanhamento contínuo de dados de consumo e variáveis associadas, por meio de medições e indicadores, permitindo avaliar o comportamento energético dos sistemas.
( ) Processo estruturado de organização de pessoas, procedimentos e ferramentas para planejar, controlar e melhorar continuamente o uso de energia na edificação.
( ) Processo de verificação e ajuste dos sistemas prediais, desde a concepção até a operação inicial, garantindo que funcionem conforme os requisitos de projeto.

A sequência correta, na ordem apresentada, é 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2026 - TJ-SC - Arquiteto |
Q4151589 Engenharia Civil
A fim de fazer o planejamento de um dia de trabalho de execução de uma alvenaria com blocos cerâmicos de 9x19x19 cm, foram consideradas as seguintes informações do Caderno Técnico de Composições SINAPI: 

Imagem associada para resolução da questão

Com esses dados, assinale quantos metros quadrados 1 (um) pedreiro e 1 (um) servente conseguem executar em um dia com 8 horas de trabalho líquidas.
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2026 - TJ-SC - Arquiteto |
Q4151590 Engenharia Civil
O SINAPI é o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, ele é uma base de referência oficial utilizada no Brasil para orçamento, planejamento e controle de obras públicas e privadas.

Com relação aos conceitos e metodologias do SINAPI, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2026 - TJ-SC - Arquiteto |
Q4151600 Engenharia Civil
Em um levantamento planialtimétrico realizado na escala 1:2.000, foram identificadas duas curvas de nível consecutivas com equidistância vertical de 2,0 m. A distância horizontal medida no desenho entre essas duas curvas é de 0,5 cm.

Considerando que o terreno apresenta declividade uniforme entre essas curvas, assinale a opção que indica corretamente a inclinação do terreno em porcentagem. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: B
5: B