🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

Questões de Concurso Público SEDUC-SP 2026 para Professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio – História

Questões Discursivas

Foram encontradas 40 questões

Q4244642 Pedagogia
Em uma turma do Ensino Médio, ao ser questionado sobre a definição de um triângulo retângulo, um aluno responde que é um triângulo que tem uma hipotenusa. O professor reconhece que a observação não está incorreta, mas explica que ela não é suficiente para definir um triângulo retângulo. Em seguida, pede que o aluno reformule sua resposta de maneira mais precisa.

A intervenção do professor evidencia a técnica de
Alternativas
Q4244643 Pedagogia
O reforço positivo por meio do elogio tende a favorecer a aprendizagem quando destaca ações específicas, reconhecíveis, controláveis e passíveis de repetição pelo aluno, em vez de atribuir seu desempenho a qualidades pessoais tratadas como traços fixos.

Assinale a opção que apresenta um elogio compatível com essa orientação.
Alternativas
Q4244644 Literatura
Uma professora decide trabalhar em aula um conto cujo narrador é não confiável, isto é, cujo relato, por algum motivo, não merece total crédito do leitor.

Ao elaborar seu plano de aula, ela registra a seguinte hipótese: "Os alunos podem tomar a versão do narrador como verdadeira e perder o efeito literário". Em seguida, anota duas perguntas para fazer caso isso aconteça.

A ação da professora evidencia a prática de
Alternativas
Q4244645 Pedagogia
Uma professora propõe que duplas de alunos discutam uma questão durante trinta segundos. Ao circular pela sala, ela observa que diversas duplas conversam animadamente, mas sobre assuntos alheios à tarefa. Poucas chegam a formular uma resposta antes do término do tempo.

Mantendo a técnica adotada, a intervenção mais adequada para reduzir a dispersão é
Alternativas
Q4244646 Pedagogia
Ao lidar com turmas de comportamento agitado, um professor costumava dizer coisas como “Não dispersem”, “Parem de conversar” ou “Sem bagunça”, mas não conseguia bons resultados. Ele decide reformular seu modo de instruir os alunos, substituindo essas repreensões por orientações como “Abram o livro na página X”, “Olhos no quadro” e “Comparem suas respostas com as do colega ao lado”.

A mudança na forma de orientar os alunos caracteriza-se por
Alternativas
Q4244647 Pedagogia
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo implantou uma estratégia inspirada em álbuns de figurinhas de futebol para incentivar a leitura entre estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A dinâmica é simples: cada minuto de leitura realizada em uma plataforma digital gera pontos, que podem ser trocados por figurinhas digitais. Em razão da Copa do Mundo, cada minuto lido vale 5 pontos e a conclusão de um livro rende um bônus de 200 pontos. Com esses pontos, os estudantes abrem “pacotinhos” virtuais e completam álbuns com temas ligados ao futebol. Os álbuns são lançados semanalmente na plataforma e permitem trocas de figurinhas entre colegas, inclusive em sala de aula.

Adaptado de Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Índice de leitura na rede estadual de SP cresce com álbuns digitais de figurinhas de futebol. 23/06/2026.

Após implementar a atividade em uma turma da 1ª série do Ensino Médio, com o objetivo de ampliar os índices de leitura, um professor identificou que os alunos apresentavam grande participação na plataforma digital e nas trocas de figurinhas, mas pouca interação nas discussões realizadas em sala de aula sobre os textos lidos.

Considerando os princípios das metodologias ativas e da integração pedagógica das tecnologias digitais, conforme Bacich e Moran (2017), o encaminhamento docente mais adequado para essa situação é 
Alternativas
Q4244648 Pedagogia
Em uma turma da 2ª série do Ensino Médio, uma professora de Geografia propôs aos estudantes a investigação dos impactos das mudanças climáticas em sua cidade. Em vez de apresentar previamente todas as informações e conclusões, orientou os alunos a buscar fontes confiáveis, comparar dados, interpretar gráficos, organizar registros e elaborar análises fundamentadas. Durante o desenvolvimento da atividade, observou que alguns estudantes conseguiam selecionar informações relevantes, estabelecer relações entre conceitos e organizar estratégias próprias de estudo, enquanto outros apresentavam dificuldades para interpretar textos, sistematizar dados e construir argumentos. Diante dessas diferenças, a professora passou a oferecer instrumentos de apoio, como roteiros de leitura, esquemas de análise e orientações para a organização das informações, sem retirar dos estudantes a participação ativa no processo de investigação.

A situação apresentada dialoga com as novas demandas atribuídas à atuação docente discutidas por Libâneo (Adeus professor, adeus professora?, 2025).

Com base na situação apresentada e na concepção de aprendizagem defendida por Libâneo, é correto afirmar que a mediação pedagógica deve
Alternativas
Q4244649 Pedagogia
Os exercícios de escrita podem desempenhar diferentes funções no processo de aprendizagem. Em algumas situações, o estudante já tem uma ideia em mente e escreve para desenvolvê-la e sustentá-la. Em outras, escreve antes de ter uma ideia formada e utiliza a escrita como forma de construir o próprio pensamento.

Considerando a escrita como ferramenta de construção do conhecimento, assinale a opção que apresenta uma atividade compatível com essa segunda função.
Alternativas
Q4244650 Pedagogia
Com base na abordagem STEAM (Bacich, L. E. Holanda, L. Steam em sala de aula, 2020), uma escola desenvolveu um projeto em que grupos de estudantes da 3ª série do Ensino Médio são desafiados a construir uma lancheira térmica capaz de conservar o alimento durante o período escolar. 

Para solucionar o desafio, os estudantes devem investigar, em Ciências, as condições necessárias para a conservação dos alimentos e as propriedades térmicas dos materiais. A partir dessas informações, mobilizam conhecimentos matemáticos para calcular medidas, áreas, volumes e estimar a quantidade de materiais necessários. A Tecnologia é utilizada na pesquisa de materiais, no desenvolvimento de protótipos digitais, no registro e na análise dos testes realizados. A Arte contribui para o desenvolvimento de design do produto, considerando aspectos estéticos e ergonômicos que tornem a lancheira funcional e atraente para o público escolar. Como produto final, cada grupo deve apresentar uma lancheira acompanhada de um relatório que descreva o processo de desenvolvimento do projeto e os conhecimentos mobilizados em sua construção. 

Considerando a atividade apresentada e os princípios da abordagem STEAM, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A articulação entre as áreas ocorre pela reprodução de técnicas previamente definidas para a construção do produto, conforme pressupostos da abordagem maker.
( ) A integração entre as áreas ocorre de forma multidisciplinar, uma vez que demanda a mobilização equivalente de conceitos de diferentes disciplinas para a construção do produto.
( ) A organização do projeto a partir de uma situação-problema concreta favorece uma aprendizagem integrada, na qual os estudantes articulam diferentes saberes para criar, testar e aperfeiçoar uma solução.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q4244651 Educação Artística
Durante uma aula sobre o Cubismo, um professor de Arte utilizou a técnica "Todo Mundo Escreve", proposta por Doug Lemov em Aula Nota 10 3.0 (2023), como estratégia de escrita formativa com estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Na primeira etapa, apresentou a obra Guernica, de Pablo Picasso. 

Q10.png (316×145)
Fonte: https://www.museoreinasofia.es/colecciones/obra/guernica

Após alguns minutos de observação silenciosa da imagem, o professor propôs uma pergunta disparadora, para que todos os estudantes registrassem individualmente suas ideias por escrito durante cinco minutos. Em seguida, algumas respostas foram compartilhadas com a turma, favorecendo a troca de ideias sobre a imagem observada.

Considerando os princípios da escrita formativa (Lemov, 2023), assinale a opção que apresenta a pergunta disparadora mais adequada para essa etapa inicial da atividade.
Alternativas
Q4247318 História

Em uma turma da primeira série do Ensino Médio, o professor apresentou a notícia a seguir e solicitou que os estudantes analisassem o que ela revela sobre as interações culturais entre diferentes sociedades da Antiguidade.


Arqueólogos no Egito descobriram uma combinação entre a “Ilíada” e o ritual egípcio: uma múmia de 2.000 anos com um fragmento da “Ilíada”, colocado do lado de fora de suas faixas funerárias. É a primeira vez que uma obra literária é encontrada desempenhando um papel funcional e espiritual no processo de mumificação. A descoberta sugere que, para um egípcio da época romana, a “Ilíada” era tão importante para a travessia da vida após a morte quanto um feitiço mágico. Tradicionalmente, os corpos mumificados eram enterrados com textos funerários destinados a guiar os falecidos pelo mundo subterrâneo. Porém, no início do período romano, surgiu uma mudança: a introdução de pequenos invólucros que continham uma surpreendente variedade de textos, incluindo magia greco-egípcia, documentos administrativos e obras literárias, indicando uma prática funerária alternativa.


Adaptado de LIDZ, Franz. “Archaeologists Find Egyptian Mummy Buried With the ‘Iliad’”. New York Times, 15 de maio 2026.


Considerando o objetivo da atividade, assinale a opção que apresenta a habilidade histórica mais diretamente desenvolvida pelos estudantes.

 

Alternativas
Q4247319 História
Analise as afirmativas a seguir sobre distribuição espacial e as características das sociedades pré-coloniais que ocuparam o atual território brasileiro.

I. Os povos Jê eram sociedades do interior do território, organizadas em aldeias circulares e distribuídas principalmente pelos planaltos e cerrados do Brasil Central.

II. Os sambaquis eram sociedades nômades do litoral do território, que utilizavam os montes de conchas como abrigos temporários durante suas migrações.

III. Os povos Tupi ocupavam extensas áreas do litoral brasileiro e das margens dos rios, destacando-se pela agricultura da mandioca, pela pesca e pela organização em aldeias autônomas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q4247320 História
No século XVI, o aumento do consumo de vestuário entre diversos estratos sociais deu origem a uma série de debates políticos, econômicos e sociais em toda a Europa. Muitos desses temas também se articulavam às concepções de gênero, uma vez que as roupas constituíam um mecanismo culturalmente construído de expressão de gênero na Época Moderna. As leis suntuárias constituíam um dos instrumentos pelos quais os governos procuravam regular o consumo de vestimentas de luxo.

Adaptado de HOWIE, Ana. “Sumptuary Laws, Gender, and Public Dressing in Early Modern Genoa”, The Historical Journal, 2024, 67, p. 944.

Com base no trecho, assinale a opção que identifica corretamente a finalidade das leis suntuárias na Europa da Época Moderna.  
Alternativas
Q4247321 História
Por que o papa não evacua o purgatório por causa do santíssimo amor e da extrema necessidade das almas - o que seria a mais justa de todas as causas -, se redime um número infinito de almas por causa da construção da basílica - que é uma causa tão insignificante? Do mesmo modo: que nova piedade de Deus e do papa é essa: por causa do dinheiro, permitem ao ímpio e inimigo redimir uma alma piedosa e amiga de Deus, porém não a redimem por causa da necessidade da mesma alma piedosa e dileta, por amor gratuito?

Adaptado de: LUTERO, Martinho. As 95 Teses. Wittenberg, 1517.

Com base no trecho, assinale a opção que identifica corretamente a prática da Igreja Católica criticada por Martinho Lutero.
Alternativas
Q4247322 História
Observe a imagem a seguir. Ela representa um ambiente urbano da Europa dos séculos XVI e XVII, no qual pessoas distribuem alimentos, oferecem água, acolhem viajantes, visitam doentes, vestem os pobres, assistem encarcerados e realizam o sepultamento de um morto, ações tradicionalmente associadas às obras de misericórdia corporais. 
Imagem associada para resolução da questão
Com base na imagem e em seus conhecimentos históricos, assinale a opção que caracteriza corretamente o tratamento da pobreza na sociedade moderna.
 
Alternativas
Q4247323 Pedagogia

Em uma aula sobre a colonização das Américas, a professora de História do 7º ano do Ensino Fundamental apresentou os trechos a seguir para que os estudantes analisassem a natureza das fontes e seus contextos de produção, discutindo como esses elementos influenciam a construção das interpretações históricas.



I. Colonização: o ato ou processo de enviar pessoas para viver e governar outro país. Exemplo: A colonização europeia das Américas, com seu ciclo de guerras, doenças e escravidão, dizimou os povos indígenas.


Adaptado de Cambridge Dictionary, 1999.



II. Estamos nesta nova povoação de catecúmenos, onde o Senhor, por sua misericórdia infinita, quer trazer algumas destas ovelhas perdidas ao rebanho de sua Igreja. E isto com não pequeno trabalho, que com eles temos, pregando-lhes continuamente e atraindo-os por quantas vias podemos, porque é gente tão indômita e bestial.


Adaptado de ANCHIETA, Jose de. Cartas: correspondências ativas e passivas. Hélio Viotti, São Paulo: Edições Loyola, 1984, p. 62.



Considerando a atividade proposta, assinale a opção que apresenta corretamente seu objetivo pedagógico. 

Alternativas
Q4247324 História
Assinale a opção que identifica corretamente um elemento presente em diferentes sociedades indígenas da América Hispânica e do atual território brasileiro, que contribuiu para o avanço do processo de colonização europeia. 
Alternativas
Q4247325 História

Observe a imagem a seguir e o texto a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

A história da Torre de Babel contém uma mensagem de alcance universal. Ela simboliza a eterna luta entre a ambição humana de alcançar os objetivos mais elevados e a punição imposta por Deus a essa pretensão. A Torre de Babel era um tema popular no século XVI, especialmente em Antuérpia, uma movimentada cidade portuária visitada por navios de todo o mundo, cujas ruas reuniam pessoas de diferentes origens e nas quais podiam ser ouvidas inúmeras línguas. Esse contexto tornava a narrativa bíblica da confusão das línguas ainda mais significativa.


Adaptado de Bruegel's 'Tower of Babel', Museum Boijmans van Beuningen


Durante o século XVI, Antuérpia fazia parte dos Países Baixos governados pela Monarquia Hispânica, e participou das redes comerciais ampliadas pela expansão marítima europeia.


Com base na imagem, em sua descrição e em seus conhecimentos históricos, assinale a opção que explica corretamente a relação entre Antuérpia e a expansão marítima europeia para as Américas.


 

Alternativas
Q4247326 História

Em uma aula sobre o Renascimento e a Revolução Científica, um professor de História da primeira série do Ensino Médio apresentou duas versões de uma carta escrita e publicada por Galileu Galilei em 1613, na qual o cientista discutia a relação entre suas descobertas astronômicas e as Escrituras.


Ao comparar as versões do documento, os estudantes observaram que Galileu reformulou algumas expressões. Em um dos trechos, por exemplo, a afirmação “Na Escritura encontram-se muitas proposições falsas quando se considera apenas o sentido literal das palavras.”, posteriormente reformulada para “Na Escritura encontram-se muitas proposições que, quando consideradas apenas em seu sentido literal, apresentam um aspecto diferente da verdade.”.


Considerando a atividade proposta, assinale a opção que apresenta corretamente a habilidade mobilizada na análise do documento histórico.

 

Alternativas
Q4247327 História
Jerusalém pernambucana foi a comunidade judaica estabelecida na Nova Holanda, nordeste brasileiro, com a autorização da Companhia das Índias Ocidentais. Milhares de cristãos-novos portugueses tinham se instalado nas Províncias Unidas dos Países Baixos desde o início do século XVII. Uma vez consolidada a conquista holandesa das capitanias açucareiras do nordeste brasileiro, com a destruição do Arraial do Bom Jesus, iniciou-se uma crescente migração de judeus portugueses da Holanda para Pernambuco.

Adaptado de VAINFAS, Ronaldo. “O fim da Jerusalém pernambucana: Identidades partidas no Brasil holandês”, Revista del Cesla, 29, 2022, p. 178.

Analise as afirmativas a seguir sobre a presença da comunidade judaica no Recife durante a ocupação holandesa.

I.  Durante a ocupação holandesa, a relativa tolerância religiosa favoreceu a instalação de comunidades judaicas no Recife e a fundação da Kahal Zur Israel, primeira sinagoga das Américas, embora o calvinismo permanecesse como religião oficial.

II. Durante a ocupação holandesa, a maior tolerância religiosa permitiu que muitos cristãos-novos reassumissem publicamente sua identidade judaica, em contraste com a perseguição inquisitorial na Península Ibérica.

III. Durante a ocupação holandesa, embora houvesse relativa liberdade religiosa, os judeus eram impedidos pela Companhia das Índias Ocidentais de participar dos negócios do açúcar e do comércio atlântico.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: E
6: B
7: B
8: E
9: C
10: E
11: B
12: C
13: A
14: B
15: C
16: A
17: C
18: E
19: A
20: B