Questões de Concurso Público SEMUS de Nova Iguaçu - RJ 2025 para Agente de Combate de Endemias (ACE)
Foram encontradas 40 questões
O coordenador administrativo de uma empresa previu o quadro em que Maria seria transferida para a Bahia e o processo de licitação não seria concluído em tempo hábil. O quadro previsto pelo coordenador, no entanto, não se confirmou.
Ou seja, o processo de licitação
Uma sequência numérica possui a seguinte característica: a partir do segundo termo, cada termo é igual ao dobro do termo anterior.
Portanto, se o sétimo termo dessa sequência é igual a 720, então o quarto termo é igual a
Quando finalizada, a planilha do orçamento mensal da Prefeitura passa por uma dupla revisão. Quando os dois revisores aprovam a planilha, ela é enviada para o prefeito; porém, quando os dois revisores a reprovam, ela é devolvida ao setor responsável. O caso restante faz com que a planilha seja enviada para um terceiro revisor.
Ou seja, o caso restante é aquele em que
Em um Fórum, a probabilidade de um processo ser deferido é de 80%.
Nesse Fórum, a probabilidade de dois processos escolhidos ao acaso serem ambos indeferidos é de
De 2023 para 2024, o aluguel de um imóvel foi reajustado em 14%. De 2024 para 2025, o aluguel do mesmo imóvel foi reajustado em 10%.
De 2023 para 2025, portanto, o reajuste acumulado do aluguel do imóvel foi igual a
Analise os itens seguir sobre os dispositivos constitucionais que tratam da saúde, na Constituição Federal de 1988.
I. A saúde é um direito de todos e dever do Estado.
II. As ações de saúde são organizadas de forma regionalizada e hierarquizada.
III. A iniciativa privada pode atuar no SUS, de forma complementar.
Está correto o que se afirma em
Uma equipe de saúde da família planeja uma campanha de vacinação infantil em sua área de abrangência. A Agente Comunitária de Saúde identifica crianças com cadernetas desatualizadas, a equipe organiza as ações de forma regionalizada em articulação com municípios vizinhos, e o Conselho Municipal de Saúde fiscaliza a execução da campanha.
Esse exemplo ilustra a aplicação integrada de três marcos normativos do SUS.
Assinale a opção que indica corretamente esses marcos e suas respectivas contribuições.
Durante visitas domiciliares no território, a Agente Comunitária de Saúde (ACS) percebe que algumas famílias têm dificuldade de manter o acompanhamento pré-natal, e outras em realizar atividades físicas de forma regular. Ela também recebeu algumas críticas sobre o atendimento na Unidade Básica de Saúde.
Para colaborar com a resolução desses desafios, a equipe planeja três grupos de ações:
1. visitas domiciliares frequentes às gestantes e às pessoas com hipertensão, com registros sistematizados em conjunto com a equipe de saúde;
2. articulação com escolas, associações e feiras locais para promover oficinas de alimentação saudável, incentivar grupos de caminhada e facilitar o acesso a alimentos in natura;
3. participação na implantação na Unidade Básica de Saúde de protocolos de acolhimento com escuta qualificada e incentivo à participação da comunidade na avaliação do serviço.
Considerando o foco principal de cada ação, assinale a opção que indica as políticas públicas do SUS relacionadas a 1, 2 e 3, respectivamente.
Leia a frase a seguir.
A vigilância __________ atua no controle de surtos, epidemias e doenças transmissíveis, sendo fundamental para a identificação precoce de riscos à saúde coletiva.
Assinale a opção cujo item completa corretamente a lacuna do fragmento lido.
Sobre os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir, classificando-as como verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) O SUS representa um marco histórico na garantia do direito à saúde no Brasil. Antes do SUS, o acesso aos serviços era restrito principalmente aos trabalhadores formais, vinculados à previdência.
( ) O princípio da participação social assegura o acesso de toda a população ao SUS, sem discriminação, já o princípio da igualdade garante que pessoas em situações desiguais recebam atenção diferenciada, de acordo com suas necessidades.
( ) A integralidade é um princípio doutrinário do SUS, ao assegurar que a atenção à saúde contemple ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, considerando a pessoa em sua totalidade.
As afirmativas são, respectivamente,
As leishmanioses são doenças parasitárias que apresentam diferentes aspectos clínicos dependendo da espécie do parasito envolvido e a resposta imunológica do paciente, podendo ser divididas em leishmaniose tegumentar e leishmaniose visceral. Sobre essa parasitose, analise as afirmações a seguir.
I. São consideradas zoonoses, pois o protozoário do gênero Leishmania é capaz de infectar diferentes animais, tanto aves, quanto mamíferos, sendo reservatórios naturais.
II. Na leishmaniose visceral, há a infecção de órgãos ricos em células do sistema fagocítico mononuclear, como fígado, baço e medula óssea.
III. No Brasil, a transmissão acontece pela picada de flebotomíneos infectados, pertencentes ao gênero Lutzomyia.
Está correto o que se afirma em
A esquistossomose mansônica, doença parasitária conhecida também pelos nomes de xistose e barriga d’água, é causada pelo helminto Schistosoma mansoni. O seu ciclo biológico apresenta um molusco como hospedeiro intermediário, e a transmissão depende da sua presença em coleções hídricas.
O caramujo irá liberar a forma parasitária responsável pela infecção humana, chamada de
Sobre os moluscos transmissores da esquistossomose mansônica, considere as afirmativas a seguir, classificando-as como verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) A população de caramujos se desenvolve em coleções de água doce, de superfície, onde haja a presença de vegetação aquática, tendo como possíveis exemplos: açudes, canais de irrigação e rios de pouca profundidade.
( ) A espécie Biomphalaria glabrata é a principal espécie de molusco envolvida na transmissão nas Américas, enquanto que a Biomphalaria tenagophila é importante para a transmissão no Nordeste brasileiro.
( ) São hermafroditas e podem, quando isolados, autofecundarse, sendo capazes de repovoar um criadouro natural.
As afirmativas são, respectivamente,
Os triatomíneos são insetos da ordem Hemiptera, responsáveis pela transmissão vetorial da tripanossomíase americana, também chamada de Doença de Chagas.
Sobre a biologia desses vetores, considere as afirmativas a seguir.
I. Os barbeiros responsáveis pela transmissão, em diferentes regiões do país, pertencem aos gêneros Triatoma, Panstrongylus e Rhodnius.
II. Seu ciclo biológico envolve três fases principais: ovo, ninfas (5 estágios) e inseto adulto.
III. São insetos de hábitos noturnos, e somente as fêmeas são responsáveis pela transmissão.
Está correto o que se afirma em