Questões de Concurso Público EBSERH 2025 para Área de Atuação - Neurologia Pediátrica

Foram encontradas 80 questões

Q3725873 Medicina
Homem de 69 anos é avaliado por quadro de bradicinesia e rigidez axial, com início há cerca de 1 ano. A marcha é amplamente prejudicada, com quedas frequentes desde os primeiros meses, além de olhar fixo com limitação de movimentos oculares verticais, especialmente na direção para baixo. Refere ainda disfagia precoce e fala arrastada. O tremor de repouso está ausente. Exame neurológico mostra instabilidade postural importante e rigidez cervical.

De acordo com os critérios diagnósticos da MDS para doença de Parkinson, esse quadro clínico deve ser interpretado como
Alternativas
Q3725874 Medicina
Mulher de 50 anos em acompanhamento com psiquiatra por depressão, ansiedade e insônia resistente a várias medicações. Há 1 ano usa Neuleptil (periciazinha) com melhora parcial do sono. Há 9 meses vem apresentando, de forma progressiva, quadro de lentificação motora progressiva, rigidez e dificuldade para virar na cama e mudanças de decúbito.
Ao exame, apresenta bradicinesia e rigidez nos 4 membros simétrica. O neurologista deseja esclarecer se a paciente apresenta Doença de Parkinson ou parkinsonismo induzido por antipsicóticos.
Nesse contexto, o exame mais apropriado para ajudar no diagnóstico é
Alternativas
Q3725875 Medicina
Homem de 65 anos com doença de Parkinson diagnosticada há 8 anos retorna em acompanhamento com queixa de movimentos involuntários anormais, hipercinéticos e distonia, que surgem cerca de 30 minutos após tomar a levodopa e pioram nos períodos de pico do efeito da medicação.
Refere que há períodos em que a medicação “funciona bem” e outros em que “parece não fazer efeito”, com retorno da rigidez e da lentidão que ocorrem antes da próxima dose. Está em uso de levodopa/benzerasida 800 mg/dia divididos em 4 tomadas.
Uma complicação motora observada nesse caso é
Alternativas
Q3725876 Medicina
Homem de 62 anos é avaliado por quadro progressivo de desequilíbrio, fala arrastada e dificuldade de coordenação dos membros, iniciado há cerca de 18 meses. Refere também episódios de queda da pressão ao se levantar, com tontura, e urgência urinária que iniciaram recentemente.
Ao exame físico, apresenta disartria moderada, ataxia apendicular bilateral e marcha com base alargada. Há também hipertonia plástica nos membros superiores e hiperreflexia global. O exame ocular está preservado. Não há história familiar de doenças neurológicas. A RM mostra atrofia ponto-cerebelar.
A hipótese diagnóstica mais provável é 
Alternativas
Q3725877 Medicina
Idoso de 75 anos desenvolve nos últimos seis meses progressiva alteração da marcha, incontinência urinária e declínio cognitivo. A tomografia mostra ventrículos cerebrais aumentados com sulcos corticais preservados.
Nesse caso, o diagnóstico e a conduta mais adequados são
Alternativas
Q3725878 Medicina
Paciente de 16 anos relata rigidez muscular nos membros desde criança, especialmente após repouso prolongado, que melhora com o movimento contínuo. O pai apresenta sintomas semelhantes.
Ao exame, observa-se retardo no relaxamento após aperto de mãos. Eletromiografia mostra descargas miotônicas.
O diagnóstico e o tratamento são, respectivamente,
Alternativas
Q3725879 Medicina
Homem de 35 anos procura emergência com queixa de diplopia, instabilidade da marcha e diminuição dos reflexos. Relata infecção respiratória 10 dias antes do início dos sintomas. Exame demonstra ataxia, oftalmoparesia bilateral e arreflexia.
A principal hipótese diagnóstica e o tratamento de escolha são
Alternativas
Q3725880 Medicina
Mulher de 42 anos apresenta náuseas incoercíveis, vômitos e soluços persistentes há 7 dias. Ressonância magnética mostra lesão hiperintensa em região bulbar posterior, sem restrição à difusão. Sorologia positiva para anticorpos anti-AQP4.
Esse quadro indica o diagnóstico de 
Alternativas
Q3725881 Medicina
Paciente feminina, 89 anos, previamente hígida, sofreu queda da própria altura com fratura de colo de femur à esquerda. Foi internada e estava aguardando o tratamento cirúrgico quando, contando 48 horas do trauma, entrou em coma. Durante o exame neurológico, testou-se a integridade do tronco cerebral.

Para tal, pesquisaram, entre outros reflexos, o córneo-palbebral que testa a integridade dos nervos cranianos:
Alternativas
Q3725882 Medicina
Um paciente masculino de 39 anos foi diagnosticado com doença de Parkinson e iniciou tratamento com rasagilina, após confirmação por especialista em distúrbios do movimento.
Após três meses, apresentou infecção urinária e foi atendido por seu clínico, que foi alertado pelo paciente sobre a contraindicação do uso de um antibiótico específico, que consta na monografia do produto, devido à interação medicamentosa com a rasagilina.
Esse antibiótico é a
Alternativas
Q3725883 Medicina
Paciente masculino, 58 anos, iniciou quadro parkinsoniano há aproximadamente três anos. Não teve uma boa resposta terapêutica com o uso de levodopa associada a benserazida. Além disso, chamavam atenção a presença do sinal do aplauso, de retrocollis, de paralisia do olhar vertical inferior e de quedas precoces, para trás, associada a bradicinesia. Negava doenças prévias e uso de fármacos que pudessem provocar tais sintomas e/ou trauma cranioencefálico de qualquer espécie.
A hipótese diagnóstica mais provável, dentre as opções listadas a seguir, é
Alternativas
Q3725884 Medicina
Um adulto jovem, internado em um hospital geral, teve o diagnóstico de morte encefálica.
Para esse diagnóstico, com base na Resolução CFM nº 2.173/2017, avalie se são necessários os seguintes fatores:

I. A presença de lesão encefálica de causa conhecida, irreversível e capaz de causar morte encefálica.
II. A ausência de fatores tratáveis que possam confundir o diagnóstico de morte encefálica.
III. O tratamento e a observação em hospital pelo período mínimo de seis horas. No entanto, quando a causa primária do quadro for encefalopatia hipóxico-isquêmica, esse período de tratamento e observação deverá ser de, no mínimo, 24 horas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3725885 Medicina
Paciente feminina, 35 anos, procura a emergência de um hospital geral com queixa de cefaleia hemicraniana direita, pulsátil, intensa, de instalação súbita, precedida por escotomas cintilantes em olho direito após ingesta de vinho tinto. Evoluiu, ainda, com fotofobia, náuseas e vomitos, motivo pelo qual procurou atendimento médico.
Relata episódios anteriores semelhantes, desde a adolescência, especialmente, com a ingesta de vinho tinto ou queijo amarelo. Sua mãe e sua irmã têm episódios semelhantes. Ocasionalmente, esses episódios precedem a menstruação. O exame físico/neurológico não mostrava qualquer alteração.
A hipótese diagnóstica mais provável, entre as opções a seguir, é
Alternativas
Q3725886 Medicina
Homem de 50 anos, com miastenia gravis generalizada autoimune (anti-AChR+), apresenta quadro estável com uso de piridostigmina e prednisona 20 mg/dia. Contudo, nas últimas tentativas de redução do corticosteroide, evoluiu com piora progressiva da fraqueza muscular.
Relata ganho de peso, hipertensão arterial e hiperglicemia. Exame físico: força grau 4 em membros superiores e inferiores, com estabilidade clínica fora das crises. A equipe decide iniciar imunossupressor para controle de longo prazo e possível retirada do corticoide.
A opção mais apropriada nesse caso é
Alternativas
Q3725887 Medicina
Mulher de 38 anos com miastenia gravis autoimune (anti-AChR positiva) apresenta fraqueza generalizada com oscilação ao longo do dia, além de ptose e fadiga muscular aos esforços. Está em uso de piridostigmina 60 mg de 4/4h, com benefício parcial.
Exame neurológico mostra força grau 4 proximal em membros superiores e inferiores, reflexos normais e sem sinais bulbares graves. A equipe opta por introduzir corticoterapia.
Sobre a conduta imunossupressora mais adequada nesse caso, é
Alternativas
Q3725888 Medicina
Homem de 58 anos apresenta fraqueza progressiva simétrica em membros inferiores e superiores, associada a parestesias e perda de reflexos, com evolução ao longo de 3 meses.
A eletroneuromiografia evidencia polineuropatia sensitivomotora com sinais de desmielinização difusa. O líquor mostra dissociação albumino-citológica. Ao exame, marcha instável e força grau 3 nos quatro membros. Nega crises agudas ou piora súbita. O diagnóstico de polineuropatia desmielinizante crônica (CIDP) é considerado.
A conduta terapêutica inicial mais apropriada nesse caso é 
Alternativas
Q3725889 Medicina
Paciente de 42 anos apresenta fraqueza progressiva com predomínio em membros inferiores, com perda de reflexos, disestesia distal e instabilidade de marcha, com evolução de 3 meses.
A eletroneuromiografia mostra polineuropatia desmielinizante com baixa dispersão temporal. O líquor revela proteinorraquia discretamente aumentada (60 mg/dL), com poucas células. Sorologia revela autoanticorpos contra neurofascina-155 (NF155). Após ciclo de imunoglobulina intravenosa (IGIV), o paciente mantém piora progressiva. A equipe discute mudança terapêutica.
Das condutas abaixo, a mais apropriada nesse cenário é
Alternativas
Q3725890 Medicina
Homem de 58 anos apresenta, há 8 meses, fraqueza progressiva em membro superior direito, seguida de atrofia muscular, fasciculações e hiperreflexia ipsilateral, além de hiperreflexia e espasticidade leve em membros inferiores.
O exame neurológico confirma comprometimento motor puro, sem alterações sensitivas ou cognitivas. A eletroneuromiografia revela neuronopatia motora nas regiões bulbar, cervical e lombossacral. Foram excluídas causas alternativas por exames laboratoriais e de imagem.
De acordo com os critérios diagnósticos de Awaji, esse caso preenche os critérios para 
Alternativas
Q3725891 Medicina
Homem de 38 anos é avaliado por quadro progressivo de fraqueza assimétrica em membros superiores, miofasciculações e disartria há 8 meses.
Seu pai faleceu com diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica aos 52 anos. A eletroneuromiografiade evidencia desnervação ativa e crônica em segmentos bulbar, cervical e lombossacro. A suspeita de ELA familiar é levantada.
A alteração genética que representa a causa mais comum de esclerose lateral amiotrófica familiar e que também pode estar presente em casos esporádicos é 
Alternativas
Q3725892 Medicina
Homem de 45 anos apresenta fraqueza proximal simétrica de membros com progressão lenta nos últimos anos, associada a fasciculações periorais, disfagia leve, ginecomastia e disfunção erétil. A eletroneuromiografia evidencia desnervação crônica bulboespinhal. Há história familiar de sintomas semelhantes em parentes do sexo masculino, por parte materna.
O diagnóstico mais provável nesse caso é
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: E
5: E
6: B
7: C
8: C
9: C
10: B
11: E
12: E
13: C
14: E
15: D
16: B
17: C
18: A
19: E
20: D