Questões de Concurso Público Prefeitura de Caraguatatuba - SP 2024 para Médico Geriatra
Foram encontradas 28 questões
( ) Nas situações de urgência e emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa, bem como encaminhá-la para outro serviço em caso de necessidade.
( ) O paciente tem o direito de ser identificado pelo nome e sobrenome civil, devendo existir, em todo documento do usuário e usuária, um campo para se registrar o nome social, independentemente do registro civil.
( ) O paciente internado tem direito de receber visita de outros profissionais de saúde que não pertençam à unidade hospitalar, sendo facultado a esse profissional o acesso ao prontuário.
As afirmativas são, respectivamente,
Um dos efeitos esperados com esse método é
I. Todo paciente removido para outra unidade deve ser acompanhado por relatório completo, legível, com identificação e assinatura do profissional assistente, que deve passar a integrar o prontuário no destino, permanecendo cópia no prontuário de origem.
II. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é obrigatória para todo serviço de saúde com mais de 100 trabalhadores e facultativa para os demais.
III. Os dados que compõem o prontuário pertencem ao paciente e devem estar permanentemente disponíveis aos mesmos ou aos seus representantes legais e à autoridade sanitária quando necessário.
Está correto o que se afirma em
( ) Incidente é definido como o comprometimento da estrutura ou função do corpo ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo doenças, lesão, sofrimento ou morte.
( ) Entre as estratégias do Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde estão a segurança cirúrgica e a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.
( ) Os eventos adversos que evoluírem para óbito devem ser notificados em até 72 horas a partir do ocorrido.
As afirmativas são respectivamente
( ) As novas classes de anticoagulantes, como inibidores do Fator Xa (apixabana, rivaroxabana) e da trombina (dabigatrana) não devem ser usados em pacientes com próteses valvares cardíacas mecânicas;
( ) A dupla antiagregação com ácido acetilsalicílico (AAS) e Clopidogrel está indicada a todos os pacientes com demência vascular e fibrilação atrial;
( ) O uso de Rivaroxabana não é recomendado para pacientes com ClCr <15 mL/min.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) A meta de PAS < 120mmHg e PAD <80mmHg deve ser buscada independentemente da idade ou estado de fragilidade do idoso.
( ) Os betabloqueadores estão indicados em condições específicas, como insuficiência cardíaca, pós- infarto agudo do miocárdio e angina.
( ) Medicamentos como clonidina e metildopa não são recomendados para tratamento de rotina de HAS devido ao alto risco de hipotensão ortostática.
As afirmativas são, respectivamente,
I. A vacina recombinante inativada (VZR) está indicada para adultos com mais de 50 anos e imunocomprometidos com mais de 18 anos;
II. A vacinação contra HZ está indicada somente para indivíduos que não tem histórico de varicela;
III. A vacina recombinante atenuada (VZA) deve ser preferida à inativada (VZR), para pacientes imunodeprimidos.
Está correto o que se afirma em:
Em relação ao caso apresentado, assinale a opção que apresenta as alterações clínicas que indicariam mais fortemente a suspeita de mieloma múltiplo.
Para o caso apresentado, o exame complementar mais indicado para o diagnóstico diferencial do transtorno cognitivo apresentado é
A paciente, que apresentava PPS (Palliative Performance Scale) = 50%, iniciou quadro de pneumonia e foi incialmente tratada em domicílio com Amoxicilina + ácido clavulânico oral. Evoluiu, no quinto dia de antibioticoterapia, com retorno da febre, redução do nível de consciência (Glasgow 8) e insuficiência respiratória aguda, sendo levada à emergência pela sua filha. À entrada da emergência, sua filha apresentou a DAV à equipe de emergência. Diante desse quadro, o médico da emergência deve
Nesse caso, assinale a opção que indica o instrumento que poderia ser usado para avaliar o desempenho nas atividades básicas da vida diária (ABVD) dessa paciente.