Questões de Concurso Público AL-PR 2024 para Analista Legislativo - Engenheiro

Foram encontradas 4 questões

Q2449571 História e Geografia de Estados e Municípios
Texto:
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) compara indicadores de países nos itens riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros, com o intuito de avaliar o bem-estar de uma população, especialmente das crianças. Varia de zero a um e é divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em seu relatório anual.

Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?id =2144:catid=28&option=com_content Acesso: 21 jan. 2024



Figura 1 – Esperança de vida ao nascer (unidade: anos)


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/ pesquisa/10086/76551?tipo=grafico&indicador=76559. Acesso: 21 jan. 2024



Figura 2 – Taxa de mortalidade (unidade: ‰) 


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/pesquisa /10086/76551?tipo=grafico&indicador=76559. Acesso: 21 jan. 2024


Com base no indicador apresentado no texto, julgue as variáveis socioeconômicas paranaenses listadas a seguir.

I A evolução dos dados da figura 1, indica a necessidade de políticas públicas específicas nas áreas de saúde e previdenciária.
II Os dados apresentados no espaço temporal em ambos os gráficos, contribuem para melhoria do IDH no Estado do Paraná.
III A variação dos dados da figura 2, ocorre pela diminuição da taxa de natalidade em virtude da adoção de métodos anticoncepcionais.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2449572 História e Geografia de Estados e Municípios
A hidrovia Paraná-Tietê consiste em uma das principais vias hidroviárias em funcionamento no país, pois é uma importante via para o escoamento da produção agrícola do país. Sobre o modal de transporte apresentado no texto, analise as afirmativas a seguir.

I Situada entre as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, permite a navegação e, consequentemente, o transporte de cargas e passageiros ao longo das HN-900 Rio Paraná e HN-913 Rio Tietê, tendo um sistema de eclusas viabilizando a passagem pelos desníveis das muitas represas existentes nas duas hidrovias.
II É denominada de hidrovia ao Mercosul, um dos mais modernos e bem estruturados sistemas hidroviários do país, constituindo uma via de mão dupla entre Brasil e Uruguai, interligando o lago de Itaipu, as lagoas Mirim e a Lagoa dos Patos, sendo um eixo de fundamental importância para o intercâmbio comercial entre os países. Possibilita oportunidades turísticas, facilitando o acesso de turistas do Uruguai e Argentina à Foz do Iguaçu.
III Integra sistema de transporte multimodal do Corredor Sudeste de Logística, com 12 terminais portuários, distribuídos em uma área de 76 milhões de hectares, e sua entrada em operação impulsionou a implantação de polos industriais, polos turísticos e polos de distribuição, onde é gerada quase a metade do PIB brasileiro, conectando também os principais centros do Mercosul.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2449573 História e Geografia de Estados e Municípios
No ano de 1853, a Província do Paraná se emancipou administrativamente de São Paulo. A recém província passou então a se ocupar do processo de povoamento de seu território, ainda em sua grande maioria despovoado, pois na concepção da época, os indígenas que ali viviam não participavam dessa contagem.
Levando-se em conta as iniciativas criadas pelo fim do tráfico de escravos e da Lei de Terras, ambas aprovadas em 1850, o projeto colonizador do Paraná teve início.
NISHIKAWA, Reinaldo Benedito. As colônias de imigrantes na Província do Paraná, 1854-1889. Tese de Doutorado. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-16072015- 111650/publico/2015_ReinaldoBeneditoNishikawa_VCorr.pdf. Acesso: 17 jan. 2024.

A partir do acontecimento descrito no texto, o primeiro polo de imigrantes europeus no território emancipado, foi a colônia:

Alternativas
Q2449574 História e Geografia de Estados e Municípios
Historicamente, o Paraná foi constituído por três formações regionais: o “Paraná Tradicional”, que surgiu ainda no século XVII com a extração do ouro de aluvião e seguiu pelo século XVIII com a organização da sociedade dos Campos Gerais, calcada na grande propriedade rural de criação e comercialização de gado muar e vacum, destaque para as cidades de Curitiba e Paranaguá; o “Paraná Paulista”, estruturado no norte do Estado como uma frente de expansão da lavoura cafeeira de São Paulo, destaque para as cidades de Londrina e Maringá; e, por fim, o “Paraná Gaúcho”, organizado no sudoeste e oeste do Estado, impulsionado pela criação de suínos e pela lavoura cerealífera, com fortes vínculos culturais com o Rio Grande do Sul, destaque para as cidades de Cascavel e Pato Branco; as duas últimas formações regionais foram devidas às políticas de colonização encetadas a partir da primeira metade do século XX.
Sêga, R.A. Tempos Belicosos: a Revolução Federalista no Paraná. Curitiba: Instituto Memória, 2008.

Sobre a formação econômica do território apresentado no texto, julgue os itens a seguir.

I A formação histórica da sociedade camponesa dos Campos Gerais, ou do “Paraná Tradicional”, foi baseada na ocupação das terras feita “pelos ricos e poderosos de São Paulo, Santos e Paranaguá, não como um meio para transladar-se uma sociedade inteira, mas como um negócio a ser explorado comercialmente, tendo em vista o abastecimento de São Paulo e, principalmente, das regiões mineradoras no século XVIII.
II No decurso da primeira metade do século XIX, a rede de convivência criada no Paraná Tradicional tinha se estabelecido nos moldes de uma “sociedade camponesa”, cujas características mais marcantes são: a família como unidade social essencialmente importante; status social baixo; interdependência econômica em grau variável, com centros urbanos; cultura simples; apego à terra, à comunidade local e à tradição.
III A atividade de compra e venda de muares e bovinos alavancou a economia da sociedade camponesa dos Campos Gerais, possibilitando as fazendas das famílias-troncos tradicionais garantirem o sustento e o enriquecimento, evitando o êxodo rural até meados do século XX, e resistindo aos efeitos das Estadas de Ferro, mantendo as atividades tropeiristas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: B