Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2023 para Analista em Saúde - Nutrição

Foram encontradas 5 questões

Q2310623 Nutrição
No Brasil, a transição nutricional apresenta um cenário múltiplo, marcado pela coexistência de carências nutricionais, desnutrição e excesso de peso. Nesse âmbito, a alimentação inadequada é um potente agente causal.
No que concerne aos distúrbios nutricionais enquanto problemas de Saúde Pública, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2310629 Nutrição
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) crescem vertiginosamente no mundo, elevando os gastos públicos com internações e intervenções médicas, além de diminuir a expectativa de vida dos seus portadores. Nesse contexto, a síndrome metabólica (SM) ganha notoriedade. No que concerne à SM, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os critérios diagnósticos para a Síndrome Metabólica, segundo o NCEP-ATP III e a Organização Mundial da Saúde, baseiam-se na presença de três ou mais dos seguintes parâmetros: obesidade abdominal, hipertrigliceridemia, HDL - colesterol baixo, hipertensão arterial, glicemia de Jejum elevada.
( ) Os ácidos graxos trans aumentam o HDL-colesterol e triglicerídeos e reduzem a fração do LDL-colesterol, portanto seu consumo deve ser reduzido.
( ) Para indivíduos obesos, o plano alimentar deve ser pautado em uma dieta hipocalórica, com uma redução de 100kcal a 300kcal do gasto energético total diário previsto.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2310630 Nutrição
A terapia nutricional é um pilar importante do tratamento ou da prevenção do diabetes mellitus tipo 2 (DM2), sendo essencial para o controle dos níveis glicêmicos. Dessa forma, em 2022 foi publicada uma Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes com ênfase em recomendações dietoterápicas para o indivíduo com pré-diabetes ou com DM2.
Acerca da fisiopatologia de tal doença e a diretriz supracitada, avalie as afirmativas a seguir.

I. A fisiopatologia do DM2 é caracterizada pela resistência à insulina, na qual há prejuízo na atuação da insulina, que não consegue desempenhar sua função adequadamente, dificultando a translocação do transportador GLUT3 para a membrana plasmática de todas as células do corpo.
II. Para pessoas com DM2 que apresentem sobrepeso ou obesidade é recomendado perder, no mínimo, 5% do peso corporal inicial para melhora do controle glicêmico.
III. Em pessoas com DM2 e função renal preservada, é recomendado o consumo de proteínas entre 15 a 20% do valor energético total diário, podendo variar de 1 a 1,5g/kg/dia.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2310634 Nutrição
Paciente M.C.P., 26 anos, diagnosticada com insuficiência renal crônica (IRC) em estágio 5, encontra-se internada à espera de um transplante de rins. Ela apresenta perda de albumina na urina, com quadro de anasarca, aumento severo da creatinina sérica e pH = 6,3 (determinado por gasometria arterial).
De acordo com a fisiopatologia da IRC e suas recomendações nutricionais, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A paciente desenvolveu anasarca por causa da albuminuria, uma manifestação presente na IRC, causada pela multiplicação dos podócitos.
( ) A taxa de filtração glomerular (TFG) é diretamente proporcional aos níveis séricos de creatinina. Portanto, quanto maior a TFG, maior a concentração de creatinina no sangue.
( ) M.C.P. apresenta um quadro de alcalose metabólica, comum no quadro avançado de IRC. Portanto, é recomendado o consumo de alimentos ácidos, como frutas cítricas e vinagre.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2310639 Nutrição
Paciente A.B.C, sexo feminino, 39 anos, com altura de 1,75m, peso total de 56kg (incluindo edema nos membros inferiores) deu entrada na emergência do Hospital referindo extrema fraqueza muscular.
Exames bioquímicos exibiram os seguintes valores: albumina 2,9g/dL (referência: 3,5 a 5,2 g/dL), leucócitos 3.000/µL (referência: 4.000-11.000/µL), hematócrito 29% (referência: 36- 48%); RDW/Red Cell Distribution Width 13,9% (referência: 11,6- 14,5%).
Sobre tal relato clínico, avalie as afirmativas a seguir.

I. A paciente está com hipoalbuminemia, o que pode explicar o edema apresentado, uma vez que a albumina é uma proteína que mantém a pressão oncótica dos vasos sanguíneos.
II. A desnutrição da paciente favoreceu a leucocitose observada no exame.
III. A diminuição do hematócrito pode ser explicada pelo edema nos membros inferiores e pela anisocitose apresentada pela paciente.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: E
5: A