Questões de Concurso Público AL-MA 2023 para Técnico de Gestão Administrativa - Químico

Foram encontradas 3 questões

Q2250079 Química
Sulfato (SO42-) é um íon amplamente distribuído na natureza e pode estar presente em águas naturais em concentrações que variam de poucos a milhares de miligramas por litro. Os resíduos da drenagem de minas, por exemplo, podem contribuir com grandes quantidades de SO42- por meio da oxidação da pirita, contaminando águas naturais.
Para atender à Portaria 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde (2914/2011 MS) optou-se pelo método turbidimétrico para a determinação de sulfato. Este método geralmente oferece limite de quantificação (LQ) de 5mg SO42- L-1 .
A esse respeito, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O método turbidimétrico baseia-se no tratamento da amostra com cloreto de magnésio e formação do precipitado MgSO4. ( ) O método turbidimétrico pode ser usado para determinação de sulfato para atendimento à portaria 2914/2011 MS, pois o LQ é menor que o valor máximo permitido para SO4 2- pela norma. ( ) No método turbidimétrico, cor e sólidos suspensos são interferentes. Nessa situação, a correção da absorvância por comparação com ensaios de brancos (nos quais não se adiciona o precipitante) é necessária.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2250080 Química
Os surfactantes aniônicos Alquilbenzeno Sulfonato Linear (LAS) e Lauril Éter Sulfato de Sódio (LESS) estão entre as principais substâncias utilizadas nas formulações de detergentes comerciais. Seu uso indiscriminado e seu descarte indevido levam à poluição ambiental e à contaminação dos recursos hídricos.
A esse respeito, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A concentração máxima permitida em água potável, segundo a Portaria no 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, é de 50mg.L-1 (Surfactantes como LAS). ( ) O princípio do método analítico empregado para determinação de surfactantes para o atendimento à Portaria 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde é a formação de par iônico pelo ânion surfactante e azul de metileno, que deverá ser extraído em solvente orgânico e, então, quantificado pela técnica de espectrofotometria. ( ) Sabões e detergentes, constituídos por sais de sódio de ácidos graxos, são normalmente quantificados pelo método das substâncias ativas ao azul de metileno. ( ) O método das substâncias ativas ao tiocianato de cobalto pode ser adotado para a determinação de surfactantes para atendimento à resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2250083 Química
As condições de coleta, transporte e armazenamento de amostra são essenciais para a correta determinação analítica de parâmetros físicos, físico-químicos e químicos. Para cada grupo de parâmetros analíticos, essas condições são estabelecidas e devem ser respeitadas.
O tempo máximo de armazenamento de amostra para ensaio de demanda bioquímica de oxigênio, desde o momento da coleta, é de
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A