Questões de Concurso Público FUNSAÚDE - CE 2021 para Médico – Cirurgia do Aparelho Digestivo

Foram encontradas 7 questões

Q2041187 Medicina
Paciente feminina, 43 anos, relata que há alguns meses vem apresentando intolerância para alimentos gordurosos, plenitude pós prandial e por vezes, náusea matinal. Relata que há 12 horas apresenta náuseas, vômitos e dor abdominal em hipocôndrio direito e epigástrio com irradiação dorsal. Nega febre ou calafrios. Foi submetida a exame de ultrassom abdominal que evidenciou vesícula túrgida com leve espessamento da parede e cálculo de 1,7 cm localizado no infundíbulo da vesícula, imóvel. No hemograma encontramos: hematócrito: 45%; hemoglobina: 11,2 g/dL e leucócitos: 8.300 sem formas jovens. Enzimas hepáticas em níveis dentro da normalidade. Foi medicada com escopolamina + dipirona + cetoprofeno. Após uma hora sem apresentar melhora, foi medicada com tramadol, com melhora parcial.
Assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável.
Alternativas
Q2041188 Medicina
Paciente feminina, 68 anos, deu entrada no pronto-socorro com quadro de febre com calafrios, icterícia e dor abdominal no andar superior, acompanhado de náuseas e vômitos. Estava lúcida e relatou ter sido submetida há 1 ano a colecistectomia videolaparoscópica, com boa recuperação pós operatória. É hipertensa controlada e nega diabetes ou outras patologias.
Diante desse quadro clínico, a hipótese diagnóstica mais provável é 
Alternativas
Q2041189 Medicina
Paciente do sexo feminino, 79 anos, com quadro de 3 anos de evolução de dispepsia, refluxo ácido até a boca e dor retroesternal, e, há 6 meses, tem necessidade de elevar a cabeceira de sua cama para dormir.
Indique o melhor exame complementar para confirmar a hipótese de doença do refluxo gastro-esofageano e quantificá-la.  
Alternativas
Q2041190 Medicina
Paciente do sexo masculino, 58 anos, com quadro de dor abdominal em andar inferior há 2 dias, maior à esquerda, febre e queda do estado geral. PA 115x67 mmHg, FC 112 bpm, FR 23 irpm, SatO2 96% em ar ambiente. Extremidades mal perfundidas. Abdome globoso, depressível, difusamente doloroso à palpação, mais intensamente em fossa ilíaca esquerda, com sinais de irritação peritoneal nesta topografia. Laboratório: Leucócitos 17.500, Bastões 7%. TC abdome e pelve evidencia doença diverticular colônica difusa, mais intensa em sigmoide, onde há grande abscesso que se estende à pelve.
Assinale a opção que indica a melhor conduta para o caso, neste momento. 
Alternativas
Q2041193 Medicina
Considerando o tratamento cirúrgico da obesidade e do diabetes, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os pacientes com IMC maior que 40 têm indicação de realizar cirurgia bariátrica independente de apresentarem comorbidades associadas à obesidade. ( ) Os pacientes com obesidade grau II e diabetes mellitus podem realizar cirurgia para o tratamento da obesidade antes do tratamento clínico da mesma. ( ) O paciente obeso mórbido com depressão em atividade sem melhora com o tratamento, pode ser submetido à cirurgia bariátrica, pois a perda de peso irá levar à melhora da depressão.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: C
5: C