Questões de Concurso Público Prefeitura de Salvador - BA 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 25 questões

Q1002785 Psicologia

Dulce é uma mulher negra, em torno de 45 anos de idade, mãe de João, um rapaz jovem que fora preso pelo roubo de um carro. Dona Dulce foi encaminhada para atendimento psicológico porque não conseguia livrar-se das memórias do que passara no período da prisão de seu filho. Os dias de visita na prisão eram de calvário: ficava horas no sol, na fila, e depois, na revista, tinha que desnudar as partes íntimas, agachar-se, ouvir comentários depreciativos das guardas, além de receber tratamento grosseiro.

É possível perceber que a revista vexatória a que são submetidos familiares de apenados tem como finalidade fazer com que os efeitos do encarceramento sejam sentidos não apenas sobre o prisioneiro, mas também sobre sua família.


Na perspectiva de Foucault, é correto afirmar que

Alternativas
Q1002786 Psicologia

João e Maria, ambos de 20 anos, costumam dormir sob um viaduto onde se reúnem outros usuários de crack. João vive nas ruas desde criança e Maria iniciou o uso de drogas com amigos da escola particular que frequentava. Sua família desconhece seu paradeiro atual.


Após abordar o jovem casal e identificar a questão do uso de crack, a equipe deverá

Alternativas
Q1002787 Psicologia

Em Psicologia das Massas e a Análise do Eu (1921), Freud analisa o modo como os grupos se formam e a capacidade de exercer influência na vida das pessoas. Assim, ele aponta para uma forma original de laço emocional do Eu com o objeto, por meio da qual o Ideal do Eu é substituído pelo Ideal do grupo, corporificado na figura do líder.


Essa forma original chama-se

Alternativas
Q1002788 Psicologia

Uma mãe, com quadro de psicose, deu à luz uma menina, a quem deu seu próprio nome. A relação especular é marcada pela similitude dos nomes e também por manifestações ligadas ao olhar. Ela não pode olhar para sua filha; por isso, usa, o tempo todo, óculos de sol, inclusive na penumbra do quarto. Ela começa a desenvolver um delírio de vigilância, proveniente desse bebê que carrega exatamente seu nome. Para ela, a troca de olhares com o bebê significaria a morte de um dos dois. Vemos aqui, claramente, o lugar de objeto que a criança ocupa para essa mãe. A partir da psicanálise, Lacan aponta para duas formas de articulação do sintoma infantil. No caso acima, percebemos que a criança se torna objeto do Outro materno, saturando a falta em que se apoia o seu desejo.


Com efeito, a criança realiza a presença do objeto

Alternativas
Q1002789 Psicologia

Segundo a Resolução nº 6, de 29 de março de 2019, o relatório multiprofissional passou a ser regulamentado, podendo ser produzido em conjunto com profissionais de outras áreas.


De acordo com a resolução, o relatório

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: D
5: A