Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Educação Profissional - Saúde do Idoso

Foram encontradas 9 questões

Q573679 Serviço Social

Entre os princípios e diretrizes que definem e orientam o Sistema Único de Saúde, destaca-se a integralidade que lança desafios importantes para os projetos de formação dos trabalhadores na área da saúde, especialmente, para a qualificação dos trabalhadores de nível médio.

Sobre a integralidade, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Q573683 Serviço Social
Sobre o Projeto de Formação em Larga Escala, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q573701 Serviço Social
A lei n. 8.842, de 4 de janeiro de 1994 “que dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências", em seu capítulo IV, das Ações Governamentais, prevê, na implementação da política nacional do idoso, competências de diferentes órgãos e entidades públicas na área de promoção e assistência social; na área da saúde; na área da educação; na área de trabalho e previdência social; na área de habitação e urbanismo; na área de justiça, na área de cultura, esporte e lazer.

Dentre as competências listadas a seguir, assinale a que não diz respeito à área da saúde.
Alternativas
Q573702 Serviço Social
A proposta do SUS, na sua origem, era a de combater a privatização e a medicalização da saúde. Contudo, a implantação desse sistema de saúde enfrenta dificuldades vinculadas às características patrimonialistas e privativistas do Estado brasileiro que se refletem nas ações de formação profissional dos trabalhadores da Saúde.

Compreendendo-se que o trabalho em saúde requeira a ampliação qualitativa e quantitativa da formação profissional dos trabalhadores da saúde e buscando-se evitar a alienação para o trabalho, espera-se do projeto de educação dos trabalhadores de saúde:
Alternativas
Q573710 Serviço Social

O Boletim Epidemiológico de 2006 do Ministério da Saúde aponta que a epidemia de Aids no Brasil avançou na população com 50 anos e mais de idade, tanto em homens como em mulheres.

A taxa de incidência da doença passou de 18,2 casos por 100 mil habitantes para 29,8 entre homens de 50 a 59 anos. Para as mulheres, a taxa mais que dobra nessa mesma faixa etária, subindo de 6 para 17,3 casos por 100 mil habitantes. A mesma tendência aparece entre os maiores de 60 anos.

Dentre os fatores apontados para explicar esse aumento da taxa de incidência da infecção pelo vírus da AIDS entre a população idosa brasileira, assinale a afirmativa correta:

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: B
5: D