Questões de Concurso Público MEC 2009 para Engenheiro Elétrico

Foram encontradas 6 questões

Q60012 Engenharia Elétrica
Uma indústria tem vários motores de indução instalados, perfazendo uma potência de 399,9kW e um motor síncrono de 465kVA. Essa indústria opera com todos os motores de indução funcionando simultaneamente, apresentado um fator de potência total de 0,86 (defasagem entre tensão e corrente de 30o) para o conjunto destes motores. O motor síncrono funciona com 399,9kVA e com fator de potência igual a 1,0.

Atuando somente no motor síncrono, de maneira que ele continue realizando o mesmo trabalho mecânico, pode-se elevar o fator de potência de toda a instalação para:
Alternativas
Q60014 Engenharia Elétrica
Em um determinado tipo de motor trifásico, onde os enrolamentos do estator são conectados a uma fonte trifásica equilibrada e os enrolamentos do rotor são curto-circuitados internamente, afirma-se que:

I. para que o rotor desse motor desenvolva torque positivo, é necessário que ele gire mais lentamente que o campo magnético girante.
II. esse motor é denominado de Motor de Indução.
III. sem torque de carga, este motor opera com elevado deslizamento.

Assinale:
Alternativas
Q60018 Engenharia Elétrica
Assinale a alternativa que apresente a relação de corrente elétrica entre o enrolamento primário e o secundário de um transformador na configuração Imagem 031.jpg - Y, cuja tensão nos terminais do primário é de 13,8kV e no secundário de 220/127 V.
Alternativas
Q60021 Engenharia Elétrica
Para permitir o paralelismo de transformadores, isto é, a interligação de seus primários e de seus secundários em regime de trabalho, é necessário que:
Alternativas
Q60036 Engenharia Elétrica
Um motor monofásico de 5HP (considere 1 HP = 746W) está conectado a uma fonte de 100V e possui um fator de potência 0,8 atrasado e um rendimento de 50%.

O valor da corrente elétrica requerida da fonte, em ampères, é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: A
5: E