Questões de Concurso Público Prefeitura de Chapecó - SC 2025 para Professor - Geografia
Foram encontradas 26 questões
Assinale a alternativa correta considerando as principais características físicas do estado.
Um dos principais impactos desse processo é:
Analise as afirmativas abaixo sobre a geologia do globo.
1. A estrutura interna do globo terrestre mostra que o planeta possui uma série de esferas aproximadamente concêntricas e que a Terra é uma esfera perfeita.
2. O atual modelo da estrutura terrestre subdividiu-se em três grandes partes, ou seja, crosta, manto e núcleo.
3. A temperatura e a densidade das rochas e dos materiais que as formam tendem a diminuir com a profundidade, então a densidade da crosta é maior do que a densidade média do manto, que é maior do que a densidade média do núcleo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa que indica corretamente esse país que saiu da União Europeia.
Analise as afirmativas abaixo sobre os mapas.
1. Os meridianos e paralelos traçados no mapa permitem determinar as coordenadas geográficas, latitude e longitude, em apenas um local do mapa.
2. A legenda fornece o significado da simbologia utilizada no mapa.
3. O título identifica o mapa e o assunto tratado em questão.
4. A escala é a relação entre a medida de um objeto representado e a medida desse mesmo objeto no seu tamanho real.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre os mapas, a escala será:
1. maior quando houver menor redução.
2. menor quando houver maior redução.
3. maior quando houver maior redução.
4. menor quando houver menor redução.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A projeção em que as formas terrestres como continentes e ilhas são representadas sem distorção, porém, com alteração no tamanho de suas áreas e tendo como exemplo a mais famosa delas, a de Mercator, é chamada de:
Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.
1. A formação dos blocos econômicos desacelerou o comércio mundial.
2. Em uma área de livre comércio, um grupo de países concorda em reduzir ou eliminar as taxas de importação e os impostos que caem sobre a maior parte das mercadorias importadas e exportadas por esses países.
3. Em uma União aduaneira, os países membros definem regras para o comércio com os demais países que não fazem parte do bloco.
4. Em um Mercado comum, além das mercadorias, capitais e serviços, os trabalhadores precisam de autorização para circular livremente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Observe abaixo o mapa das massas de ar atuantes no Brasil.

Analise as afirmativas abaixo sobre as massas de ar.
1. A Massa Equatorial Continental (mEc) é quente e úmida, formando-se na Amazônia, e exerce influência sobre a Região Norte.
2. A Massa Equatorial Atlântica (mEa) é quente e seca; origina-se no Oceano Pacífico atuando na faixa litorânea de Norte até o Nordeste brasileiro.
3. A Massa Tropical Continental (mTc) forma-se na região do Chaco.
4. A Massa Tropical Atlântica (mTa) é quente e seca.
5. A Massa Polar Atlântica (mPa), fria e úmida, é a única massa fria que se origina sobre o Oceano Atlântico, causando quedas de temperatura e chuvas, principalmente no sul do Brasil durante o inverno.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. As florestas de Araucárias são encontradas no sul brasileiro, entre o Centro-sul do Paraná e o norte do Rio Grande do Sul, locais com altitudes comumente acima dos 800 metros.
2. O clima semiárido é acentuado por essa altitude, resultando em geadas durante o inverno.
3. A floresta aciculifoliada, composta principalmente pelas araucárias, foi quase destruída devido à expansão da agricultura e à exploração de sua madeira pela indústria de construção civil e de papel e celulose.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as coordenadas geográficas.
( ) As coordenadas geográficas são um sistema de linhas físicas que servem para localizar um ponto qualquer na superfície terrestre.
( ) O sistema de coordenadas geográficas é formado por paralelos e por meridianos, que nos indicam, respectivamente, as latitudes e as longitudes.
( ) A distância das coordenadas geográficas é realizada de acordo com o sistema de medida de graus, minutos e segundos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo sobre os solos e sua dinâmica.
1. As características dos solos estão relacionadas ao seu processo de formação chamado de pedogênese e os fatores principais, que influenciam em sua formação, são a rocha de origem, o clima da região, o relevo, a ação de organismos e o tempo.
2. Os solos são formados pela ação combinada de intemperismo químico e físico sobre as rochas.
3. O intemperismo mecânico é a decomposição química das rochas por processos superficiais que alteram a composição mineral do material.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo acerca da energia e suas características e possibilidades.
1. Energia é a habilidade de fabricar algum tipo de trabalho ou pôr algo em movimento e tem grande consequência para a atividade humana, na medida em que não interfere no progresso da vida na Terra e ampara a atividade econômica.
2. A energia limpa é aquela que não libera, durante o seu processo de demanda, resíduos ou gases poluentes geradores do aquecimento global e do efeito estufa.
3. O gás natural é uma energia renovável.
4. A energia tradicional é a fonte de energia mais utilizada desde os primórdios na história da humanidade, como a lenha, o petróleo, a energia solar, o carvão mineral e a maremotriz.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília, DF: Embrapa, 2018. 356 p. Disponível em: https://www.embrapa.br/solos/sibcs
Assinale a alternativa correta tendo como apoio o diagrama acima.
1. Um sistema global de posicionamento e navegação é composto pelo segmento espacial, de controle terrestre e de usuários.
2. Um exemplo do segmento de usuários seria os aparelhos receptores móveis ou acoplados em veículos terrestres, aquáticos ou aéreos.
3. Um exemplo do controle terrestre seria as estações de monitoramento e antenas de recepção na superfície.
4. Um exemplo do segmento espacial seria a constelação de satélites em órbita na Terra.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa correta sobre os corpos de água efêmeros.