Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2023 para Auxiliar de Sala
Foram encontradas 40 questões
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) tendo como referência o documento intitulado: Matriz Curricular para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2016).
( ) A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) traz no seu bojo um conjunto de interações e políticas educacionais que, em suas dimensões (histórica, institucional, filosófica, cultural, antropológica, sociopolítica e pedagógica) atuam com a intencionalidade de reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base africana que se inserem na constituição da identidade brasileira.
( ) A escola não é lugar exclusivo da Educação das Relações Étnico-Raciais. Contudo, como pretende a “(re)educação”, é nesse ambiente que encontra lócus privilegiado para sua atuação e desenvolvimento.
( ) A Matriz Curricular para a ERER afirma-se na ideia de que todos são capazes de serem (re) educados para a convivência e o respeito às diferenças.
( ) A ERER deve ser reconhecida como política curricular, visto que pretende também o ensino de conteúdos de matriz Africana e Afro-Brasileira. Para seu encaminhamento, a Matriz Curricular destacará atenção para os fenômenos educativos visto estarem imbricados nas relações que se estabelecem na escola.
( ) A ERER tem se formatado como expressão para qualificar aquilo que trata de questões de etnia de base africana na educação, bem como,para identificar e compreender estudos e/ou políticas públicas institucionais que objetivam a promoção da igualdade étnico-racial por intermédio do processo educativo em todas as etapas e modalidades da educação brasileira.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
No capítulo I, referente às formas para a organização curricular, presente na Resolução CNE/CEB nº 04, de 13/07/2010, das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a organização do percurso formativo, aberto e contextualizado deve ser construída em função das peculiaridades do meio e das características, interesses e necessidades dos estudantes, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, previstos na legislação e nas normas educacionais, mas outros, também, de modo flexível e variável, conforme cada projeto escolar, e assegurando:
1. Concepção e organização do espaço curricular e físico que se imbriquem e alarguem, incluindo espaços, ambientes e equipamentos que não apenas as salas de aula da escola, mas, igualmente, os espaços de outras escolas e os socioculturais e esportivo-recreativos do entorno, da cidade e mesmo da região.
2. Ampliação e diversificação dos tempos e espaços curriculares que pressuponham profissionais da educação dispostos a inventar e construir a escola de qualidade social, com responsabilidade compartilhada com as demais autoridades que respondem pela gestão dos órgãos do poder público, na busca de parcerias possíveis e necessárias, até porque educar é responsabilidade da família, do Estado e da sociedade.
3. Compreensão da matriz curricular entendida como propulsora de movimento, dinamismo curricular e educacional, de tal modo que os diferentes campos do conhecimento possam se coadunar com o conjunto de atividades educativas.
4. Estímulo à criação de métodos didático-pedagógicos utilizando-se recursos tecnológicos de informação e comunicação, a serem inseridos no cotidiano escolar, a fim de superar a distância entre estudantes que aprendem a receber informação com rapidez utilizando a linguagem digital e professores que dela ainda não se apropriaram.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Consta na apresentação das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015) que a Lei 12.796 estabeleceu a obrigatoriedade da matrícula das crianças na Educação Básica a partir dos 4 anos, o que impõe aos municípios tarefas imprescindíveis à ampliação da rede e melhoria na qualidade de seus serviços para atender à nova demanda e fortalecer a integração com as etapas posteriores.
Em qual ano foi aprovada a Lei 12.796, que versa a respeito da obrigatoriedade da matrícula das crianças na Educação Básica a partir dos 4 anos?
São consideradas concepções fundantes das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015):
1. A infância como categoria social relevante da educação básica.
2. Os sujeitos da educação de jovens e adultos reconhecidos como atores sociais.
3. O educar e o cuidar como indissociáveis e centro da ação pedagógica.
4. O capacitismo e a segregação como eixos centrais do processo educativo.
5. A consolidação de uma proposta de educação omnilateral ou multidimensional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com o texto das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), definir as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica faz parte de um movimento de consolidação das políticas educacionais municipais que se articulam às políticas nacionais, com o intento de assegurar o direito a todos os cidadãos para uma educação pública, gratuita e:
De acordo com o artigo 2º, a Resolução CNE/CEB nº 04, de 13/07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica tem por objetivos:
1. Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
2. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
3. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
4. Promover um conjunto de propostas pedagógicas que fomentem o capacitismo e levem os estudantes a agirem de acordo com os preceitos meritocráticos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Ao reconhecer que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Ao assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem. E ao reconhecer a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, que deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a:
A respeito das concepções de aprendizagem e desenvolvimento humano, qual das teorias listadas abaixo defende a importância da formação da atividade de estudo na constituição do pensamento teórico nas crianças em idade escolar?
São considerados princípios da Matriz Curricular da Educação das Relações Étnico-Raciais da Educação Básica:
1. Consciência política e histórica da diversidade.
2. Fortalecimento de identidades e de direitos.
3. Ações educativas de combate ao racismo e às discriminações.
4. Recomendação do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira somente para os anos finais do ensino fundamental.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho?
Leia o fragmento a seguir, extraído de uma correspondência oficial.
Importa que Vossa Senhoria encaminhe, com presteza, a documentação pertinente ao processo 1.711/07 que tramita nesta secretaria a fim de que sejam agilizadas as listas das notas cuja divulgação deverá ser feita, impreterivelmente, até o próximo dia 30.
Com relação a esse fragmento, é correto afirmar que:
Leia o texto a seguir.
“– Paguei, claro que paguei. Quem trabalha merece soldo. Acontece que quando me preparava para sair, mirei pras pernas da morocha – uns gambitos finos como rama de taleira – e disse pra ela que quando morresse me deixasse as canelas por herança.”
Apparicio da Silva Rillo.
Qual alternativa é uma paráfrase do texto?
Ordene numericamente os fragmentos abaixo de forma que constituam um parágrafo coerente e coeso.
( ) Apresentaram também a noção de que essa etapa tem como função preparar a criança em todos os sentidos e proporcionar a interação com o outro.
( ) Ao analisarmos o que os professores compreendem como função da pré-escola, notamos que está presente a ideia de que é essa etapa que proporcionará à criança a sua base, seu alicerce.
( ) É o momento em que a criança sai do núcleo familiar para aprender novas formas de se relacionar e ter novos conhecimentos.
( ) Também consideram que a pré-escola proporciona à criança o convívio, de maneira diferente da interação encontrada na família.
( ) Eles citam que a pré-escola tem como função a educação em si, educação que se dá no sentido pedagógico, através do ensino.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Preencha as lacunas com a forma adequada sugerida entre parênteses.
1. Com dois _________________ e uma couve-flor, preparou uma salada para as duas pessoas. (dentes-de-alhos / dentes de alho).
2. No caso _________________ governador vetar a lei, os deputados derrubarão o veto. (do / de o)
3. Presta atenção ao que vou _________________ dizer antes de iniciar a obra. (te / lhe)
4. Elas enviaram as fotocópias da CNH _________________ às procurações. (anexo / anexas)
5. Sempre me _________________ preocupações essas decisões unilaterais do Ministro da Justiça. (causa / causam)
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.