Questões de Concurso Público Prefeitura de Águas de Chapecó - SC 2023 para Professor MAG II – Educação Infantil

Foram encontradas 20 questões

Q3664715 Pedagogia
De acordo com o artigo 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010), a Educação Básica, além de alicerce indispensável para o exercício da cidadania em plenitude, é:
Alternativas
Q3664716 Pedagogia
Consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica(Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010) que a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.
Nessas diretrizes, a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos:

1. Revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.
2. Consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade.
3. Foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento meritocrático para a progressão dos estudantes.
4. Inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante.
5. Valorização dos profissionais da educação, com programa de formação continuada, critérios de acesso, permanência, remuneração compatível com a jornada de trabalho definida no projeto político-pedagógico.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3664717 Pedagogia
Com relação às teorias de aprendizagem, é correto afirmar que Vigotski desenvolveu o conceito de:
Alternativas
Q3664718 Pedagogia
Está expresso no artigo 13 das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010) que o currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4º desta Resolução, configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos.

Consta nas referidas diretrizes que:

1. O currículo deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e à ordem meritocrática, considerando as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento, a orientação para o trabalho, a promoção de práticas educativas formais e não formais.
2. Na organização da proposta curricular, deve-se assegurar o entendimento de currículo como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos educandos.
3. A organização do percurso formativo, aberto e contextualizado, deve ser construída em função das peculiaridades do meio e das características, interesses e necessidades dos estudantes, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, previstos na legislação e nas normas educacionais, mas outros, também, de modo flexível e variável, conforme cada projeto escolar.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3664719 Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor.

Algumas possibilidades para sua utilização são:

1. Rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar.
2. Refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos.
3. Preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula.
4. Subsidiar as discussões de temas educacionais com os pais e responsáveis.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3664720 Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais:

1. Constituem o primeiro nível de concretização curricular.
2. São uma referência nacional para o ensino fundamental.
3. Estabelecem rigor educacional para a qual devem convergir as ações políticas e meritocráticas do Ministério da Educação.
4. Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3664721 Pedagogia
Qual das teorias de aprendizagem ressalta a importância dos signos e instrumentos no processo de mediação entre os homens e entre os homens e a natureza e sua relevância para explicar a constituição das neoformações psíquicas?
Alternativas
Q3664722 Pedagogia
Pesquisadores do âmbito educacional sinalizam que as principais tendências pedagógicas da educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico denominadas de Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
Na tendência progressista encontram-se as seguintes tendências:

1. Tecnicista 2. Libertária 3. Libertadora 4. Crítico-social dos conteúdos 5. Tradicional

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
Alternativas
Q3664723 Pedagogia
No contexto educacional, estudos mostram que o paradigma da avaliação emancipatória é constituído pelos seguintes momentos:

1. Descrição da realidade. 2. Análise meritocrática. 3. Crítica da realidade. 4. Criação coletiva.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3664724 Pedagogia
Consta no artigo 2º das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010) que as mesmas têm por objetivos:

1. Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
2. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
3. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3665367 Pedagogia
Consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que a Proposta Pedagógica ou Projeto Político-Pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas e cuidadas.
É elaborado:
Alternativas
Q3665368 Pedagogia
Os documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação sinalizam que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:

1. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
2. A utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
3. A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental).
4. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
5. A possibilidade de retenção das crianças na Educação Infantil.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3665369 Pedagogia
A respeito das teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil, estudos revelam que de acordo com a psicologia comportamental, também conhecida como behaviorismo, todo comportamento humano pode ser descrito em termos de influências ambientais.
Alguns behavioristas, como John B. Watson e B.F. Skinner, insistiram que o aprendizado ocorre:
Alternativas
Q3665370 Pedagogia
Nos estudos acerca do desenvolvimento infantil, qual dos autores abaixo defende que a Fase Pré-Operacional é um período em que a possibilidade de falar habilita um esquema mental diferente, no qual a função simbólica é primordial. A criança utiliza símbolos para representar os objetos, os lugares e as pessoas. Ela entende que as palavras são usadas para designar as coisas que estão ao redor.
Alternativas
Q3665371 Pedagogia
De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, o processo de aprendizagem das crianças abarca o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.
Tal pressuposto é defendido por:
Alternativas
Q3665372 Pedagogia
No tocante às diferentes formas de propor o planejamento, no contexto da educação infantil, qual das perspectivas defende a ideia de que o planejamento precisa ter os seguintes momentos: problematização, desenvolvimento e síntese?
Alternativas
Q3665373 Pedagogia
Os documentos oficiais do Ministério da Educação sinalizam a importância da educação infantil ser um lugar para planejar de forma indissociável:
Alternativas
Q3665374 Pedagogia
Com relação à avaliação na educação infantil, pesquisadores contemporâneos defendem o pressuposto de que:

1. Avaliar não é julgar, mas acompanhar um percurso de vida da criança, durante o qual ocorrem mudanças em múltiplas dimensões, com intenção de favorecer o máximo possível seu desenvolvimento.
2. O objetivo maior da avaliação na educação infantil é de analisar, observar, e registrar as etapas percorridas pela criança, sendo uma prática investigativa e não sentenciva, mediadora e não constatativa.
3. A premissa básica da avaliação do professor na educação infantil é sua curiosidade sobre a criança e não de classificar o que a criança pode ou não fazer, atribuindo julgamentos positivos ou negativos.
4. A visão do educador/avaliador precisa ultrapassar a concepção de alguém que simplesmente observa se o aluno acompanhou o processo e alcançou resultados esperados, na direção de um educador que propõe ações diversificadas e investiga, justamente, o inesperado, o inusitado. Alguém que provoca, questiona, confronta, exige novas e melhores soluções a cada momento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3665375 Pedagogia
Assinale a alternativa que indica corretamente o autor que defende a importância do brincar no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Alternativas
Q3665376 Pedagogia
Consta nos documentos oficiais do Ministério da Educação que:

1. As famílias são elementos constituintes das relações que acontecem na instituição educativa; afinal as crianças são pequenas e, para se sentirem acolhidas na creche, dependem da sintonia entre a família e os profissionais da escola. Essa é mais uma das especificidades dos estabelecimentos de educação infantil. Nesse sentido, complementaridade e partilha são palavras decisivas na relação escola, criança e família.
2. As relações no cotidiano da educação infantil são pautadas, além dos contextos familiares, pelos contextos sociais e políticos a que tanto as famílias das crianças quanto as escolas pertencem. Ambas as instituições – famílias e escolas – estão enraizadas em identidades sociais, étnicas, culturais e religiosas. Portanto, a convivência produtiva com padrões e valores familiares e comunitários na instituição de educação infantil é necessária para manter relações que discutam e reflitam sobre as identidades e as diversidades das crianças.
3. Interagir com as famílias significa ser uma instituição aberta às diferentes formas que as configurações familiares adquirem na contemporaneidade e à participação das famílias em diferentes instâncias. A educação infantil inicia sua relação com as famílias antes mesmo da relação com as crianças, pois são aquelas as que primeiro chegam à escola demandando o atendimento para seus filhos. Desse modo, as creches e pré-escolas precisam demonstrar sua disponibilidade e interesse em apresentarem-se para a sociedade, tanto atendendo aqueles que solicitam seus serviços, quanto mostrando, através de diferentes estratégias, suas ações educacionais para a comunidade, tornando-se assim conhecida, e respeitada.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: E
6: C
7: A
8: D
9: D
10: E
11: D
12: D
13: A
14: B
15: C
16: B
17: A
18: E
19: C
20: E