Questões de Concurso Público UDESC 2022 para Pedagogo

Foram encontradas 13 questões

Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Pedagogo |
Q1998091 Pedagogia
Qual teoria de aprendizagem e desenvolvimento humano defende o pressuposto de que toda função, no desenvolvimento da criança, aparece em cena duas vezes, em dois planos: a princípio entre os homens, como categoria interpsíquica, e então, no interior da criança, como categoria intrapsíquica? 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Pedagogo |
Q1998095 Pedagogia
Analise o texto abaixo a respeito das teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano.
A constituição das Funções Psicológicas Superiores (FPS) está subordinada às incitações do ambiente que permeiam as experiências do sujeito desde seu nascimento. Assim, as funções psicológicas passam de natural a cultural quando mediadas. O sujeito, pela mediação do outro, converte as relações sociais em funções psicológicas, que passam a funcionar como sendo próprias de sua personalidade.
Assinale a alternativa que indica corretamente o autor que defende o pressuposto citado.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Pedagogo |
Q1998102 Pedagogia
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) tem como objetivo assegurar a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial, orientando os sistemas de ensino para garantir uma série de ações que assegurem a inclusão.
Na educação superior, a transversalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos. Estas ações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade:

1. Arquitetônica.
2. Nas comunicações e nos sistemas de informação.
3. Na oferta de atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.
4. Nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão.
5. Na oferta de um professor especialista para acompanhar cada estudante público-alvo da educação especial.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Pedagogo |
Q1998107 Pedagogia
Na obra “Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo” (2010), Tomaz Tadeu da Silva aponta inúmeras questões que estão no cerne das teorias do currículo.
Tendo isso em mente e considerando o exposto pelo autor na referida obra, relacione as colunas 1 e 2 abaixo.

Coluna 1 Teorias
1. Teorias tradicionais
2. Teorias críticas
3. Teorias pós-críticas
Coluna 2 Questões
( ) Como as formas de divisão da sociedade afetam o currículo? Como a forma como o currículo processa o conhecimento e as pessoas contribui, por sua vez, para reproduzir aquela divisão? Qual conhecimento – de quem – é privilegiado no currículo? Quais grupos se beneficiam e quais grupos são prejudicados pela forma como o currículo está organizado? Como se formam resistências e oposições ao currículo oficial?
( ) Como desconstruir o texto racial do currículo, como questionar as narrativas hegemônicas de identidade que constituem o currículo? Quais são os mecanismos de construção das identidades nacionais, raciais, étnicas? Como a construção da identidade e da diferença está vinculada a relações de poder? Como a identidade dominante tornou-se a referência invisível através da qual se constroem as outras identidades como subordinadas? Quais são os mecanismos institucionais responsáveis pela manutenção da posição subordinada de certos grupos étnicos e raciais?
( ) Como o currículo está implicado na formação das masculinidades? Que conexões existem entre as formas como o currículo produz e reproduz um tipo de masculinidade e as formas de violência, controle e domínio que caracterizam o mundo social mais amplo?
( ) Por que esses conhecimentos são selecionados e não outros? Quais conhecimentos guiaram a seleção desse conhecimento particular? Quais são as relações de poder envolvidas no processo de seleção que resultou nesse conhecimento particular? Por que se atribui mais prestígio a certas disciplinas do que a outras? Por que alguns currículos são caracterizados por uma rígida separação entre as diversas disciplinas enquanto outros permitem uma maior integração?
( ) Que objetivos educacionais deve a escola procurar atingir? Que experiências educacionais podem ser oferecidas que tenham a probabilidade de alcançar esses propósitos? Como organizar eficientemente essas experiências educacionais? Como podemos ter certeza de que esses objetivos estão sendo alcançados? Como ensinar? Dado que temos um conhecimento a ser transmitido, qual é a melhor forma de transmiti-lo?

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Pedagogo |
Q1998108 Pedagogia
No que se refere à história da Didática no Brasil, “os autores, em geral, concordam em classificar as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal — Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e tecnicismo educacional —; as de cunho progressista — Pedagogia Libertadora e Pedagogia Critico-Social dos Conteúdos. Certamente existem outras correntes vinculadas a uma ou outra dessas tendências, mas essas são as mais conhecidas.” (LIBÂNEO, 2013, p. 66-67 – grifo nosso)
Levando em conta as principais características de cada tendência pedagógica, com base na obra “Didática” de autoria de Libâneo, relacione as colunas 1 e 2 abaixo.

Coluna 1 Pedagogia
1. Pedagogia tradicional
2. Pedagogia renovada
3. Tecnicismo educacional
4. Pedagogia libertadora
Coluna 2 Características
( ) Essa tendência inclui várias correntes, todas, de alguma forma, estão ligadas ao movimento da pedagogia ativa que surge no final do século XIX. O centro da atividade escolar não é o professor nem a matéria, é o aluno ativo e investigador. O professor incentiva, orienta, organiza as situações de aprendizagem, adequando-as às capacidades de características individuais dos alunos.
( ) Essa orientação acabou sendo imposta às escolas pelos organismos oficiais ao longo de boa parte dos anos 1970 e 1980, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica então vigente. A didática instrumental está interessada na racionalização do ensino, no uso de meios e técnicas mais eficazes.
( ) Essa tendência não tem uma proposta explícita de didática e muitos dos seus seguidores entendem que toda didática resumir-se-ia ao seu caráter tecnicista, instrumental, meramente prescritivo. O trabalho escolar não se assenta, prioritariamente, nos conteúdos de ensino já sistematizados, mas no processo de participação ativa nas discussões e nas ações práticas sobre questões da realidade social imediata.
( ) Para essa corrente a didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria. O aluno é um recebedor da matéria e sua tarefa é decorá-la.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: B